Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIREITOS HUMANOS E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO BASEADA NO CONTEXTO AMAZÔNICO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa tem por finalidade a análise da presença de elementos de direitos humanos nas literaturas amazônicas através de uma perspectiva culturalista trabalhadas no ensino de História. A temática dos direitos humanos entrou em saliência nos últimos anos no Brasil devido à falta de responsabilidade dos governantes e da profusão de discursos de ódio. O objetivo da pesquisa é investigar a presença e/ou ausência dos direitos humanos na literatura amazônica e em que medida a discussão chega no ensino de História. A historiografia da Amazônia registra as várias atrocidades praticadas contra a dignidade da pessoa humana, principalmente contra os povos originários. A construção do espaço denominado Amazônia se fez à base do genocídio indígena e relações conflituosas existem até os dias atuais, configurando uma brutal violação dos direitos indígenas e dos direitos humanos. Não obstante as normas protetivas, verificamos a necessidade da reconstrução dos direitos indígenas/humanos no âmbito do princípio-fundamento da Constituição Federal brasileira que protege a dignidade da pessoa humana. A pesquisa interdisciplinar recorreu à Literatura, à História e ao Direito. Abordamos a relação entre o Direito e a Literatura, vez que adotamos a Literatura como possibilidades de análise para perceber como as obras literárias sobre a Amazônia projetam ou não os direitos indígenas e os direitos humanos. Trata-se de um estudo qualitativo, com o emprego da técnica de pesquisa bibliográfica, realizada em torno de leitura de estudos que analisaram a Amazônia numa perspectiva culturalista. O uso da literatura amazônica em sala de aula disponibiliza várias situações que podem ser analisadas e debatidas para observar sobre a perspectiva culturalista dos direitos indígenas e dos direitos humanos a construção da Amazônia.

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