O objetivo principal desse estudo é investigar e analisar os hábitos de leitura dos estudantes nos cursos de ensino superior, com base nas narrativas ocorridas na disciplina de Leitura, Interpretação e Produção Textual. Apesar da importância da leitura na produção e comunicação do conhecimento científico, muitos estudantes e profissionais da área acadêmica enfrentam desafios significativos para desenvolver e aprimorar essas habilidades, portanto, pode-se fazer o seguinte questionamento: Quais são os principais desafios e obstáculos enfrentados pelos estudantes nos cursos de ensino superior em relação aos hábitos de leitura, considerando a experiência vivenciada na disciplina de Leitura, Interpretação e Produção Textual? Metodologicamente o estudo está organizado com foco na pesquisa autobiográfica com abordagem qualitativa com paradigma interpretativo. Será coletado dados através de entrevista narrativa com duas turmas de estudantes matriculados nos cursos de Enfermagem e Farmácia do primeiro período de uma universidade privada. Na entrevista narrativa obteremos informações sobre os hábitos de leitura dos estudantes, como frequência de leitura, tipos de materiais lidos, estratégias utilizadas, dificuldades encontradas e benefícios percebidos. Os dados coletados serão analisados qualitativamente, identificando padrões e tendências nos hábitos de leitura dos estudantes. Os autores que darão suporte a este estudo são: Bueno (2002); Momberger (2008); Pineau (1980); Sarmento (2005); Josso (2004); Souza (2008), Alheit (2006), Freire (2000), Wolf (2017), entre outros. Espera-se obter um panorama abrangente dos hábitos de leitura dos estudantes dos cursos de Enfermagem e Farmácia, com base nas narrativas ocorridas na disciplina de Leitura, Interpretação e Produção Textual. Os resultados poderão destacar áreas de melhoria e fornecer insights para o aprimoramento dos métodos de ensino e apoio aos estudantes, visando o desenvolvimento de habilidades de leitura mais eficazes. Além disso, os resultados poderão servir como base para futuras pesquisas e intervenções relacionadas ao tema.