O presente estudo surgiu da necessidade de interligar o ensino lúdico nas aulas de matemática no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, baseando-se em metodologias e estudos sugeridas por Luckesi, Fazenda, Vygotsky, Piaget, Huizinga e Brougére . O lúdico utilizado como ferramenta tem o objetivo de assegurar mais interatividade, e ajudar os alunos a analisar e a compreender situações do cotidiano além de poderem resolver problemas utilizando os conhecimentos aprendidos na disciplina de matemática. Os conteúdos matemáticos são para muitos o conteúdo de maior aversão por grande parte dos alunos que encontram bastante dificuldade em compreender e assimilar alguns dos tópicos desta disciplina e trazer para o seu dia a dia, principalmente nos anos iniciais. Por ser algo que estimula de forma rigorosa o raciocínio, forçando o aluno a pensar, acaba por ser considerada como algo dificultoso ou inacessível. É para desmistificar essa noção que as atividades lúdicas se tornam uma poderosa ferramenta para estimular e agregar ao aluno o conteúdo sem deixar a aula tediosa e monótona. Fazer com que os alunos se aproximem mais da realidade utilizando os conhecimentos aprendidos em sala é possível com o auxílio da matemática lúdica, sendo este o objetivo deste estudo. A finalidade do lúdico é fazer com que o aluno desperte interesse pela matemática compreenda e aplique os assuntos passados em sala estimulando assim a criatividade dos mesmos e desmistificando a ideia de que a matemática é difícil de ser compreendido. Sendo assim a utilização do lúdico auxilia na aquisição de conceitos e raciocínio matemático.