Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE MATEMÁTICA: LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96663 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2671 "inscrito_id" => 14760 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA: LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente estudo surgiu da necessidade de interligar o ensino lúdico nas aulas de matemática no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, baseando-se em metodologias e estudos sugeridas por Luckesi, Fazenda, Vygotsky, Piaget, Huizinga e Brougére . O lúdico utilizado como ferramenta tem o objetivo de assegurar mais interatividade, e ajudar os alunos a analisar e a compreender situações do cotidiano além de poderem resolver problemas utilizando os conhecimentos aprendidos na disciplina de matemática. Os conteúdos matemáticos são para muitos o conteúdo de maior aversão por grande parte dos alunos que encontram bastante dificuldade em compreender e assimilar alguns dos tópicos desta disciplina e trazer para o seu dia a dia, principalmente nos anos iniciais. Por ser algo que estimula de forma rigorosa o raciocínio, forçando o aluno a pensar, acaba por ser considerada como algo dificultoso ou inacessível. É para desmistificar essa noção que as atividades lúdicas se tornam uma poderosa ferramenta para estimular e agregar ao aluno o conteúdo sem deixar a aula tediosa e monótona. Fazer com que os alunos se aproximem mais da realidade utilizando os conhecimentos aprendidos em sala é possível com o auxílio da matemática lúdica, sendo este o objetivo deste estudo. A finalidade do lúdico é fazer com que o aluno desperte interesse pela matemática compreenda e aplique os assuntos passados em sala estimulando assim a criatividade dos mesmos e desmistificando a ideia de que a matemática é difícil de ser compreendido. Sendo assim a utilização do lúdico auxilia na aquisição de conceitos e raciocínio matemático.O presente estudo surgiu da necessidade de interligar o ensino lúdico nas aulas de matemática no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, basean" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14760_TB2671_10122023231408.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REINALDO VINÍCIUS OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS" "autor_email" => "viniciusevla17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96663 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2671 "inscrito_id" => 14760 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA: LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente estudo surgiu da necessidade de interligar o ensino lúdico nas aulas de matemática no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, baseando-se em metodologias e estudos sugeridas por Luckesi, Fazenda, Vygotsky, Piaget, Huizinga e Brougére . O lúdico utilizado como ferramenta tem o objetivo de assegurar mais interatividade, e ajudar os alunos a analisar e a compreender situações do cotidiano além de poderem resolver problemas utilizando os conhecimentos aprendidos na disciplina de matemática. Os conteúdos matemáticos são para muitos o conteúdo de maior aversão por grande parte dos alunos que encontram bastante dificuldade em compreender e assimilar alguns dos tópicos desta disciplina e trazer para o seu dia a dia, principalmente nos anos iniciais. Por ser algo que estimula de forma rigorosa o raciocínio, forçando o aluno a pensar, acaba por ser considerada como algo dificultoso ou inacessível. É para desmistificar essa noção que as atividades lúdicas se tornam uma poderosa ferramenta para estimular e agregar ao aluno o conteúdo sem deixar a aula tediosa e monótona. Fazer com que os alunos se aproximem mais da realidade utilizando os conhecimentos aprendidos em sala é possível com o auxílio da matemática lúdica, sendo este o objetivo deste estudo. A finalidade do lúdico é fazer com que o aluno desperte interesse pela matemática compreenda e aplique os assuntos passados em sala estimulando assim a criatividade dos mesmos e desmistificando a ideia de que a matemática é difícil de ser compreendido. Sendo assim a utilização do lúdico auxilia na aquisição de conceitos e raciocínio matemático.O presente estudo surgiu da necessidade de interligar o ensino lúdico nas aulas de matemática no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, basean" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14760_TB2671_10122023231408.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REINALDO VINÍCIUS OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS" "autor_email" => "viniciusevla17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo surgiu da necessidade de interligar o ensino lúdico nas aulas de matemática no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, baseando-se em metodologias e estudos sugeridas por Luckesi, Fazenda, Vygotsky, Piaget, Huizinga e Brougére . O lúdico utilizado como ferramenta tem o objetivo de assegurar mais interatividade, e ajudar os alunos a analisar e a compreender situações do cotidiano além de poderem resolver problemas utilizando os conhecimentos aprendidos na disciplina de matemática. Os conteúdos matemáticos são para muitos o conteúdo de maior aversão por grande parte dos alunos que encontram bastante dificuldade em compreender e assimilar alguns dos tópicos desta disciplina e trazer para o seu dia a dia, principalmente nos anos iniciais. Por ser algo que estimula de forma rigorosa o raciocínio, forçando o aluno a pensar, acaba por ser considerada como algo dificultoso ou inacessível. É para desmistificar essa noção que as atividades lúdicas se tornam uma poderosa ferramenta para estimular e agregar ao aluno o conteúdo sem deixar a aula tediosa e monótona. Fazer com que os alunos se aproximem mais da realidade utilizando os conhecimentos aprendidos em sala é possível com o auxílio da matemática lúdica, sendo este o objetivo deste estudo. A finalidade do lúdico é fazer com que o aluno desperte interesse pela matemática compreenda e aplique os assuntos passados em sala estimulando assim a criatividade dos mesmos e desmistificando a ideia de que a matemática é difícil de ser compreendido. Sendo assim a utilização do lúdico auxilia na aquisição de conceitos e raciocínio matemático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.