O percurso histórico do coletivo de pessoas com deficiência evidencia atitudes discriminatórias que corroboraram para sua invisibilidade nos diversos espaços da sociedade (DANTAS, 2018; SANTIAGO, 2003). Esse fato marcou séculos e influenciou diretamente na desvantagem social que esses indivíduos vivenciam na atualidade, tal fato reverbera na hodiernidade e talvez perdure por um longo período, entretanto, com o desenvolvimento de políticas públicas, aquisição de direitos e o fomento de práticas que colaboram para o empoderamento desse coletivo, aos poucos, essa realidade vem sendo revertida. No contexto educacional, é possível perceber o crescimento no ingresso de pessoas com deficiência no Ensino Superior (BRASIL, 2021). Nesse sentido, o presente estudo proveniente de um projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem como objetivo discorrer sobre o processo de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior. Para tanto, a investigação ocorreu por meio de uma abordagem quali-quantitativa, através de um formulário online encaminhado para os estudantes com deficiência de diversos cursos que fizeram parte de rodas de conversa organizadas pelo projeto. Com isso, foi possível perceber que ainda são muitos os obstáculos que impedem a efetiva inclusão e acessibilidade desses estudantes na referida instituição, sobretudo, quando foram analisados aspectos como a questão arquitetônica, capacitação docente, conhecimento de direitos que lhes são garantidos, capacitismo e o entrosamento com os colegas de curso, elementos esses que são decisivos na garantia de ingresso, permanência e conclusão no Ensino Superior.