O presente artigo busca analisar a interdisciplinaridade entre as dimensões de ensino, pesquisa e extensão no ensino superior vivenciadas no componente curricular Projeto Interdisciplinar Ensino, Pesquisa e Extensão (PEPE) do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Pernambuco (UPE). Bem como, delinear as relações dialógicas estabelecidas com os movimentos sociais- Movimento dos Trabalhadores rurais sem-terra (MST) e a Marcha Mundial das Mulheres (MMM)- e apontar possibilidades no desenvolvimento de processos formativos com compartilhamento de saberes nos territórios tendo em vista a práxis na formação docente. Entre os principais autores trabalhados destacam-se Freire(1987;1988), Gadotti(2017), Gramsci(1995;2001), Gohn(1995;1997;2000), Morran (2007) Vasquez(2011). A metodologia é de abordagem qualitativa com observação participante nos territórios de Brasília Teimosa e 7 Mocambos na cidade do Recife e Assentamento Che Guevara no município de Moreno, no estado de Pernambuco nos anos de 2021 e 2022. A pedagogia da alternância aplicada e vivenciada, favoreceu a ação-reflexão-ação na formação docente. Enquanto principais resultados, houve a participação em cursos político-formativos e organização de atividades de inserção na fábrica de vassouras ecológicas, vinculado ao Núcleo Soledad Barret, e participação em Roçados solidários. Além disso, com os diálogos estabelecidos pelo PEPE com os referidos movimentos sociais, ocorreram atividades de formação de formadores enquanto educadores comunitários, pesquisadores e articuladores sociais. Realizou-se a construção e mediação de oficinas de Nova Cartografia Social, Políticas Públicas e rodas de conversas. O componente PEPE também propiciou a produção teórico-metodológica com a publicização de cartilhas educativas fruto da sistematização das experiências vivenciadas. As atividades desenvolvidas enquanto práticas formativas no ensino superior retratam o compartilhamento de saberes nos movimentos sociais em busca do fortalecimento dos interesses e singularidades dos sujeitos dos territórios.