A formação de professores é um processo indispensável na construção da educação e para isso, o Programa de Residência Pedagógica (PRP), oportuniza aos acadêmicos de licenciatura experiências na formação da prática docente, se mostrando cada vez mais eficaz, especialmente no contexto do novo ensino médio. A nova modalidade, que foi sancionada em 2017, possibilita a aplicação de eletivas e trilhas itinerantes formativas que aprofundem nas áreas escolhidas pelos alunos que permitem a flexibilidade e formação técnica dos estudantes, além da diversidade de áreas complementares. Dessa forma, o relato tem como objetivo descrever a experiência vivenciada durante a regência nas novas modalidades do Ensino Médio. Sendo assim, a metodologia foi desenvolvida a partir da trilha de Ecoturismo módulo 4 e Eletiva de Química com a aplicação de conteúdos em aulas expositivas com slides, vídeos, criação de projetos escritos e exposições de projetos turísticos do estado do Tocantins. Diante dos resultados obtidos, a aplicação dos conteúdos apresentou pontos positivos e negativos devido à falta de uma infraestrutura escolar adequada, já que a execução das modalidades requer aulas práticas. As habilidades proporcionadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demandam a implementação de metodologias ativas, sendo então inviável na prática. Diante disso, foi perceptível a ausência da construção concreta de conhecimentos por parte dos alunos, deixando-os curiosos acerca de vários conteúdos. Por fim, sabendo vendo vastas consequências apresentadas pelo novo ensino médio, foi possível identificar vantagens e desvantagens aos alunos e professores, onde estas devem ser consideradas no processo de implementação da reforma educacional, pois mesmo que tenha se realizado investimentos no interior da educação pública, ainda é visível as necessidades escolares.