Os conhecimentos da Psicologia Educacional estão consolidados como substanciais para a formação inicial de professores, através deles é possível refletir sobre o fazer docente e, principalmente, sobre os processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa em andamento desde 2016, o qual objetiva compreender as repercussões do ensino de Psicologia Educacional na construção das concepções de ensino, aprendizagem e ciclos de vida dos discentes de licenciatura da UFRN. Os resultados dessa etapa da pesquisa mostram que, apesar da importância dos conhecimentos psicológicos, os mesmos não têm sido suficientes para reestruturar as concepções discentes, sendo estas provenientes dos próprios universos experienciais e do senso comum. A partir disso, surge a necessidade de entender como tais concepções são ressignificadas na prática pedagógica de professores atuantes na Educação Básica, bem como as ressonâncias do referido ensino para a atuação docente. Sendo assim, a pesquisa está fundamentada na Psicologia Histórico Cultural, com base nos conceitos de ensino e aprendizagem de Vygotsky. Para a sua efetivação, entende-se como procedimento metodológico mais adequado a realização de entrevistas individuais semiestruturadas com professores que atuam em sala de aula na Educação Básica. As entrevistas contam com um público de 10 professores participantes da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN. Diante da etapa de avaliação dos resultados, é percebido que, no modo de ver dos professores, os saberes do ensino de psicologia contribuem para o desenvolvimento da atuação docente. Contudo, ao serem questionados de maneiras mais específicas sobre tais contribuições, parte das respostas se apresentam de maneira difusa. É possível concluir, portanto, que, embora reconhecidamente importante para a formação e prática docente, o ensino de Psicologia Educacional precisa ser repensado a fim de subsidiar a ressignificação de concepções ainda arraigadas em nossa sociedade.