O grêmio estudantil desempenha um papel fundamental no que diz respeito a representação dos estudantes dentro do ambiente escolar, incluindo a participação efetiva e democrática dos mesmos referentes às suas necessidades e demandas, garantindo também, uma aproximação com a gestão e possibilitando uma maior abertura para exercerem sua cidadania e democracia. Espaços como esses são indispensáveis em qualquer instituição de ensino, tendo em vista que é imprescindível que os alunos tenham vez e voz em situações de participação plena nos assuntos da escola. (AMARO, 2016). Este artigo tem como objetivo registrar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II - Gestão Educacional no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB, que teve como objetivo principal proporcionar a participação ativa e significativa dos estudantes nos processos de gestão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Cirne, localizada na cidade de Solânea - PB, que atualmente é uma das principais referências de educação fundamental da região. O método utilizado foi a pesquisa-ação que possibilita que o pesquisador faça intervenções sobre alguma problemática dentro do campo onde está sendo investigado, promovendo melhorias e soluções. Como resultado, obteve-se o objetivo principal alcançado, onde pode-se perceber a efetividade da inclusão dos discentes nos processos de tomadas de decisão da escola, favorecendo para uma gestão participativa e democrática.