A Literatura Infantil é um gênero literário destinado a crianças de diversas faixas etárias, que pode estar escrito de várias formas, ou seja: fábulas, contos de fadas, lendas, parlendas, além dos textos poéticos. Tendo em vista a importância da literatura, desde a tenra idade, este artigo tem por objetivo refletir sobre a sua importância em sala de aula e discutir essa prática a partir da literatura “O nariz da zebrinha listradinha de autoria de Gina Borges” que permite trabalhar a temática da higiene na Educação Infantil. O tema higiene é de extrema importância tanto para saúde das crianças quanto para o seu bem-estar e convivência em grupo. Teoricamente, utilizamos como aporte teórico ZILBERMAN (1981); SANTOS E SAITO (2020); OLIVEIRA, GIROTTO E RODRIGUES (2020); SALDANHA E AMARILHA (2018) entre outros que corroboram tanto com o tema literatura como a higiene na Educação Infantil. Metodologicamente, trata-se de um trabalho de caráter qualitativo com um relato de experiência de uma contação realizada em uma creche pública localizada no município de Cabedelo - PB, com crianças da faixa etária de 2 a 3 anos de idade. Portanto, chegamos à conclusão que a literatura não deve ser vista apenas como uma forma de diversão para as crianças, mas sim como uma ferramenta educativa e transformadora para a formação de indivíduos mais críticos, sensíveis e responsáveis e que é possível trabalhar com as crianças desde a Educação Infantil, à medida que as histórias encantam as crianças e estimula seu desenvolvimento social e cognitivo.