O referido artigo apresenta o resultado de uma investigação da qual teve objetivo verificar o lugar da Educação de Jovens e Adultos nas propostas curriculares do curso de Pedagogia, com especificidade nas disciplinas de metodologias específicas. O foco do estudo nas metodologias ocorre em razão destas contemplarem os fundamentos, bem como os encaminhamentos teórico-metodológicos nas áreas de conhecimento em que atua o pedagogo, em seu exercício docente, nas mais diversas modalidades de ensino que lhe compete. No atendimento ao estudo teórico desta produção, temos as contribuições de Freire (2005, 2006); Bardin (2010); Pinto( 2007); Santiago (2006) e Souza (2007). Os dados analisados nesta investigação foram coletados através de pesquisa documental em ementas das disciplinas de metodologias específicas de 03 Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana do Recife, as quais ofertam o curso de Pedagogia há mais de 10 anos e, igualmente, o tratamento dos resultados, no que diz respeito ao levantamentos de inferências e interpretações, utilizamos a análise dos conteúdos uma vez que tal procedimento metodológico possibilita desenvolver o estudo e a análise do material permitindo melhor compreensão de uma comunicação ou discurso, aprofundando as características gramáticas às ideológicas e outras, além de possibilitar extrair os aspectos mais relevantes do texto.