Possibilitar a inserção dos alunos como mentores do conhecimento é essencial para uma educação que promove a ascensão crítica e intelectual dos jovens estudantes. Nessa perceptiva, este trabalho busca relatar uma das experiências docentes vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP), no qual foi possibilitada a aplicação de metodologia de ensino aliada ao teatro. A partir de aulas teóricas sobre “O surgimento da vida” no 7º ano, Fundamental II, percebeu-se a necessidade de trazer para junto do aluno momentos contextualizados, dinâmicos e que envolvessem a interação e desejo de aprender por parte dos estudantes. Portanto, o conteúdo em questão foi perfeitamente direcionado para o estilo lúdico teatral. Dado o embasamento teórico, a montagem da peça teatral foi realizada durante quatro aulas de ciências. Para a apresentação da peça-teatral, foi produzido cenário no Laboratório de Ciências da Natureza, contendo mesas organizadas para cada experimento. Louis Pasteur, Biogênese , Abiogêneses, Needham e Spalanzani. Para o desenvolvimento do miniteatro, A narração realizada por uma aluna, estimulando a oralidade. O início teve a apresentação de duas estudantes explicando as teorias biogênese e abiogênese. Cada mesa continha alunos representando os cientistas e os experimentos, tendo a narração como suporte. A atividade prática ocorreu com sucesso, os alunos exploraram bastante a ideia e o espaço , compreenderam o conteúdo, curtiram a organização do espaço de laboratório. O espaço propiciou maior interação e curiosidade para os estudantes se apropriarem do conhecimento, fazendo desse momento uma experiência gratificante para a aprendizagem.