A violência no ambiente escolar é uma preocupação crescente que se tornou sistêmica e tem um impacto profundo na vida das vítimas e dos envolvidos nas atividades escolares. Portanto, para compreender o fenômeno e combater o problema, é necessário analisar a percepção dos sujeitos, e que são objeto da pesquisa aqui apresentada. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos da EJA em relação à prevenção e ao combate da violência de uma Escola Cidadã Integral do município de Campina Grande (PB). Para atingir este objetivo, reuniões com grupos focais promovendo momentos de reflexão foram realizadas. Além disso, um questionário foi aplicado como instrumento para a coleta de dados. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa e possui aspectos da pesquisa exploratória na medida que se utiliza de dados obtidos a partir do reconhecimento do local em estudo. As respostas obtidas indicam que a violência neste ambiente escolar já foi testemunhada pela maioria dos estudantes consultados e que parte significativa deles não se sente seguro neste espaço. Desse modo, faz-se necessário implementar uma força tarefa interna que garanta a segurança coletiva a fim de possibilitar aos jovens brasileiros a liberdade para ser e estar no ambiente escolar.