Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHANDO CAMINHOS, RECRIANDO SABERES NA INFÂNCIA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99789
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6774
    "inscrito_id" => 21968
    "titulo" => "TRILHANDO CAMINHOS, RECRIANDO SABERES NA INFÂNCIA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA"
    "resumo" => "Com o passar dos anos, o campo de estudos da Geografia da infância vem tomando espaço a partir das pesquisas que vão sendo construídas com essa temática. Se é debruçado nas distintas geografias que as crianças produzem e reproduzem no espaço geográfico. Mas, qual o lugar da Geografia na educação das crianças? É decerto que o público infantil desenvolve suas identidades em espacialidades distintas no meio, em localidades, bairros, casas, que vão moldando suas experiências. A disciplina de Geografia perante documentos que regem a educação no Brasil como PCNs e a BNCC, foi estabelecida no currículo das séries inicias do ensino fundamental, buscando fazer com que as crianças compreendam o que as rodeiam, analisando o espaço geográfico, tal como compreendendo seu lugar no mundo. Esse processo de uma forma sinérgica e significativa para a formação cidadã do público infantil gera autonomia dos alunos para que se reconheçam como parte do espaço geográfico. Para além disso, o artigo aqui discorrido destina-se a compreender através de uma revisão de literatura, como a educação geográfica nas séries iniciais vem sendo desenvolvida em espaços de resistências, tomando como base de estudos o recorte de assentamentos no meio rural-urbano. Os movimentos sociais em defesa de pautas importantes como a de moradia e o acesso a uma educação de qualidade, vem construindo alternativas a parte da educação institucionalizada. Visto a potencialidade da Geografia em educar para a formação cidadã, pode-se apurar que a educação geográfica nas escolas de formação construídas em áreas de luta por terra/moradia são significativas para que as crianças compreendam as conflitualidades as quais estão inseridas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21968_TB6774_20062023211338.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA E SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Marina Lima"
    "autor_email" => "marina.slima@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99789
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6774
    "inscrito_id" => 21968
    "titulo" => "TRILHANDO CAMINHOS, RECRIANDO SABERES NA INFÂNCIA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA"
    "resumo" => "Com o passar dos anos, o campo de estudos da Geografia da infância vem tomando espaço a partir das pesquisas que vão sendo construídas com essa temática. Se é debruçado nas distintas geografias que as crianças produzem e reproduzem no espaço geográfico. Mas, qual o lugar da Geografia na educação das crianças? É decerto que o público infantil desenvolve suas identidades em espacialidades distintas no meio, em localidades, bairros, casas, que vão moldando suas experiências. A disciplina de Geografia perante documentos que regem a educação no Brasil como PCNs e a BNCC, foi estabelecida no currículo das séries inicias do ensino fundamental, buscando fazer com que as crianças compreendam o que as rodeiam, analisando o espaço geográfico, tal como compreendendo seu lugar no mundo. Esse processo de uma forma sinérgica e significativa para a formação cidadã do público infantil gera autonomia dos alunos para que se reconheçam como parte do espaço geográfico. Para além disso, o artigo aqui discorrido destina-se a compreender através de uma revisão de literatura, como a educação geográfica nas séries iniciais vem sendo desenvolvida em espaços de resistências, tomando como base de estudos o recorte de assentamentos no meio rural-urbano. Os movimentos sociais em defesa de pautas importantes como a de moradia e o acesso a uma educação de qualidade, vem construindo alternativas a parte da educação institucionalizada. Visto a potencialidade da Geografia em educar para a formação cidadã, pode-se apurar que a educação geográfica nas escolas de formação construídas em áreas de luta por terra/moradia são significativas para que as crianças compreendam as conflitualidades as quais estão inseridas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21968_TB6774_20062023211338.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA E SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Marina Lima"
    "autor_email" => "marina.slima@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com o passar dos anos, o campo de estudos da Geografia da infância vem tomando espaço a partir das pesquisas que vão sendo construídas com essa temática. Se é debruçado nas distintas geografias que as crianças produzem e reproduzem no espaço geográfico. Mas, qual o lugar da Geografia na educação das crianças? É decerto que o público infantil desenvolve suas identidades em espacialidades distintas no meio, em localidades, bairros, casas, que vão moldando suas experiências. A disciplina de Geografia perante documentos que regem a educação no Brasil como PCNs e a BNCC, foi estabelecida no currículo das séries inicias do ensino fundamental, buscando fazer com que as crianças compreendam o que as rodeiam, analisando o espaço geográfico, tal como compreendendo seu lugar no mundo. Esse processo de uma forma sinérgica e significativa para a formação cidadã do público infantil gera autonomia dos alunos para que se reconheçam como parte do espaço geográfico. Para além disso, o artigo aqui discorrido destina-se a compreender através de uma revisão de literatura, como a educação geográfica nas séries iniciais vem sendo desenvolvida em espaços de resistências, tomando como base de estudos o recorte de assentamentos no meio rural-urbano. Os movimentos sociais em defesa de pautas importantes como a de moradia e o acesso a uma educação de qualidade, vem construindo alternativas a parte da educação institucionalizada. Visto a potencialidade da Geografia em educar para a formação cidadã, pode-se apurar que a educação geográfica nas escolas de formação construídas em áreas de luta por terra/moradia são significativas para que as crianças compreendam as conflitualidades as quais estão inseridas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.