Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JARDIM SENSORIAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO PROMOTOR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste trabalho, realizado no âmbito de meu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvemos uma horta sensorial com alunos da educação básica dos 3° e 4° anos do Ensino Fundamental I. A horta sensorial é um instrumento de ensino promotor da educação inclusiva de alunos, incluindo deficientes visuais, baixa visão e outras comorbidades, além de auxiliar na educação alimentar incentivando a agricultura urbana em espaços comunitários de cultivo orgânico. Para o projeto a seleção de espécies objetivou instigar um dos sentidos, sendo cada planta pensada para um determinado sentido, considerando sua morfologia, textura e necessidade de cuidados permanentes para garantir a manutenção do jardim. A horta foi criada em um espaço comunitário da Faculdade Sesi de Educação, acessível para todos os membros da comunidade escolar e as regras de acesso, cuidado e conservação foram estabelecidas em combinados com a comunidade escolar. O espaço selecionado levou em conta a incidência de Sol e acesso à água, com controle da umidade, pH e preparo do solo adequado para cada muda selecionada. Este trabalho possui como objetivo geral levar os educandos a distinguir através das sensações, a diversidade das plantas que contribuem para a interação do homem com os demais componentes na natureza, assim como analisar aspectos físico-químicos necessários para a manutenção da saúde das cultivares e as técnicas de manejo orgânico.

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