Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97560
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3867
    "inscrito_id" => 7462
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "Este artigo exibe resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento sobre Educação Matemática Crítica e Educação do Campo. Nos fundamentamos teoricamente na Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, fazendo a leitura de alguns artigos e livros publicados pelo autor e nas ideias de Educação do Campo presentes no livro Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo, da coleção Por uma Educação do Campo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como que a Educação Matemática Crítica pode contribuir para a aprendizagem crítica de estudantes no contexto da Educação do Campo. E para que este objetivo geral seja atingido, temos como objetivos específicos: verificar quais são as contribuições das pesquisas e produções na área de Educação Matemática Crítica para a Educação do Campo e desenvolver projetos calcados nos cenários para investigação em uma escola do campo da cidade de Utinga-Ba. Utilizaremos duas metodologias de pesquisa para cumprir os objetivos mencionados. Para cumprir o primeiro objetivo específico, realizaremos uma pesquisa bibliográfica. Para que o segundo objetivo específico seja cumprido, iremos a campo, em uma escola do campo da Rede Municipal da cidade de Utinga-BA, onde realizaremos uma pesquisa participante, tal pesquisa se iniciará utilizando a observação participante como instrumento de pesquisa e culminará com o desenvolvimento de projetos calcados nos cenários para investigação. Consideramos quatro procedimentos para condução da pesquisa bibliográfica. Dois deles já foram cumpridos em nossa pesquisa, já identificamos o problema de pesquisa e levantamos a literatura disponível. Nossa pesquisa bibliográfica se encontra na terceira etapa, onde está sendo feita a leitura crítica dos materiais encontrados na segunda etapa. Sendo assim, neste artigo, trazemos como resultado parcial o levantamento bibliográfico realizado. Em relação à pesquisa participante, ela será desenvolvida ainda neste ano de 2023, entre os meses de agosto e setembro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7462_TB3867_17072023221813.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE MARÇAL MARTINS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Marçal"
    "autor_email" => "paulo.m.m.souza@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97560
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3867
    "inscrito_id" => 7462
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "Este artigo exibe resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento sobre Educação Matemática Crítica e Educação do Campo. Nos fundamentamos teoricamente na Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, fazendo a leitura de alguns artigos e livros publicados pelo autor e nas ideias de Educação do Campo presentes no livro Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo, da coleção Por uma Educação do Campo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como que a Educação Matemática Crítica pode contribuir para a aprendizagem crítica de estudantes no contexto da Educação do Campo. E para que este objetivo geral seja atingido, temos como objetivos específicos: verificar quais são as contribuições das pesquisas e produções na área de Educação Matemática Crítica para a Educação do Campo e desenvolver projetos calcados nos cenários para investigação em uma escola do campo da cidade de Utinga-Ba. Utilizaremos duas metodologias de pesquisa para cumprir os objetivos mencionados. Para cumprir o primeiro objetivo específico, realizaremos uma pesquisa bibliográfica. Para que o segundo objetivo específico seja cumprido, iremos a campo, em uma escola do campo da Rede Municipal da cidade de Utinga-BA, onde realizaremos uma pesquisa participante, tal pesquisa se iniciará utilizando a observação participante como instrumento de pesquisa e culminará com o desenvolvimento de projetos calcados nos cenários para investigação. Consideramos quatro procedimentos para condução da pesquisa bibliográfica. Dois deles já foram cumpridos em nossa pesquisa, já identificamos o problema de pesquisa e levantamos a literatura disponível. Nossa pesquisa bibliográfica se encontra na terceira etapa, onde está sendo feita a leitura crítica dos materiais encontrados na segunda etapa. Sendo assim, neste artigo, trazemos como resultado parcial o levantamento bibliográfico realizado. Em relação à pesquisa participante, ela será desenvolvida ainda neste ano de 2023, entre os meses de agosto e setembro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7462_TB3867_17072023221813.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE MARÇAL MARTINS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Marçal"
    "autor_email" => "paulo.m.m.souza@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo exibe resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento sobre Educação Matemática Crítica e Educação do Campo. Nos fundamentamos teoricamente na Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, fazendo a leitura de alguns artigos e livros publicados pelo autor e nas ideias de Educação do Campo presentes no livro Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo, da coleção Por uma Educação do Campo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como que a Educação Matemática Crítica pode contribuir para a aprendizagem crítica de estudantes no contexto da Educação do Campo. E para que este objetivo geral seja atingido, temos como objetivos específicos: verificar quais são as contribuições das pesquisas e produções na área de Educação Matemática Crítica para a Educação do Campo e desenvolver projetos calcados nos cenários para investigação em uma escola do campo da cidade de Utinga-Ba. Utilizaremos duas metodologias de pesquisa para cumprir os objetivos mencionados. Para cumprir o primeiro objetivo específico, realizaremos uma pesquisa bibliográfica. Para que o segundo objetivo específico seja cumprido, iremos a campo, em uma escola do campo da Rede Municipal da cidade de Utinga-BA, onde realizaremos uma pesquisa participante, tal pesquisa se iniciará utilizando a observação participante como instrumento de pesquisa e culminará com o desenvolvimento de projetos calcados nos cenários para investigação. Consideramos quatro procedimentos para condução da pesquisa bibliográfica. Dois deles já foram cumpridos em nossa pesquisa, já identificamos o problema de pesquisa e levantamos a literatura disponível. Nossa pesquisa bibliográfica se encontra na terceira etapa, onde está sendo feita a leitura crítica dos materiais encontrados na segunda etapa. Sendo assim, neste artigo, trazemos como resultado parcial o levantamento bibliográfico realizado. Em relação à pesquisa participante, ela será desenvolvida ainda neste ano de 2023, entre os meses de agosto e setembro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.