O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da produção de conhecimento sobre a temática avaliação do processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar no banco de dados dos Anais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), no Grupo de Trabalho Temático (GTT) 5- Escola, que reúne estudos acerca do componente curricular Educação Física no âmbito escolar. Foi feito um mapeamento das produções submetidas tanto na sessão de pôster quanto na de comunicação oral nas edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE/ Congresso Internacional do Esporte (CONICE) referente ao período de 2005 a 2021. Foram encontrados 19 trabalhos que atenderam a tais requisitos, dos quais, a partir do critério de exclusão de não ter aproximação com a base teórica crítica, verificada a partir da leitura completa dos trabalhos, teve o número reduzido a 9 trabalhos após tal verificação. No primeiro momento foi realizada um levantamento e uma análise descritiva dos trabalhos. Em segundo momento foi realizada uma síntese da investigação empreendida. A partir disto foi possível perceber a busca por uma transformação nas propostas de avaliação da aprendizagem do processo de ensino-aprendizagem com a intenção de contrapor e se afastar da concepção da avaliação classificatória e somativa a partir da aproximação com a perspectiva crítica da Educação Física. Percebemos a contribuição da abordagem Crítico-Superada enquanto alternativa/possibilidade de metodologia de ensino e a avaliação, a fim de superar a fragmentação causada pela abordagem esportivista/tecnicista tão persistente no componente curricular da Educação Física.