RESUMO Este trabalho tem como objetivo pesquisar a educação brasileira do século XIX a partir de analises bibliográficas em romances de José de Alencar, afim de compreender as relações entre história da educação e literatura. Nosso percurso metodológico privilegiou a pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico, e análise documental, no que se refere as obras de José de Alencar, a saber: Diva: obra publicada em 1864, um romance que narra a história de Dr. Amaral, medico recém formado, e seu amor, devoção e admiração por Emília; A pata da gazela: Romance publicado em 1870, que conta a história de dois homens que se apaixonam de formas diferentes; e Senhora: um dos clássicos, que foi publicado pela primeira vez em 1875, que narra a história de Aurélia Camargo, órfã, menor de idade e atualmente rica. Aurélia é um dos perfis de mulher apresentado por José de Alencar em seus romances. A partir dessas leituras buscamos analisar como a educação do século XIX é representada e assim, dialogar com historiadores numa perspectiva cultural. Em nosso referencial teórico destacam-se as contribuições de Roger Chartier (1990) e sua referência sobre a representação e a história cultural, como também Carvalho (2005) que trata do mesmo; Barros (2005), Ferreira (2020) e Galvão (1996) que apresentam em nossa pesquisa o uso da literatura e suas possíveis relações, assim como Saviani (2008), Aranha (2006) e Faria Filho (2000) para tratarmos da história da educação do século XIX. Por fim, evidenciamos a possível relação da literatura em estudos historiográficos, sendo viável observar em romances de José de Alencar a educação da segunda metade do século XIX.