Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASSIMETRIA ENTRE O ENSINO REMOTO E O ENSINO À DISTÂNCIA: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UEPB E O IFMA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100517
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7759
    "inscrito_id" => 22048
    "titulo" => "ASSIMETRIA ENTRE O ENSINO REMOTO E O ENSINO À DISTÂNCIA: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UEPB E O IFMA"
    "resumo" => "Sabemos que o Ensino à Distância (EaD) já foi muito discutido como forma alternativa de incluir na educação básica e superior pessoas de diferentes contextos sociais. E, em muito tempo, pouco investimento e credibilidade foram destinados à esta modalidade de ensino. Cenário este modificado em virtude da crise sanitária causada pela COVID-19. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar, por meio de um relato de experiência, as reflexões entre o Ensino Presencial (EP), por hora remoto, decorrente da pandemia, e o Ensino à Distância (EaD). O relato se apresenta a partir de um estudo qualitativo vivenciado na perspectiva de professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e tutores à distância do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no ano de 2021. Aos alunos do EP, as aulas eram ministradas de modo síncrono por meio do Google Meet, com o auxílio de um Tablet Samsung Galaxy S6 Lite. Já no EaD, as aulas eram gravadas de modo síncrono e/ou assíncrono e também disponibilizadas. Além disso, aos alunos do EaD, eram disponibilizadas outras ferramentas, por exemplo, o acesso ao Moodle (o qual dispunha de chats, fóruns, lições, questionários, pesquisas, entre outros) e contato com um tutor à distância para realizar plantões de dúvidas acerca das disciplinas e para o acompanhamento dos prazos das atividades e avaliações. Os resultados apontam que durante as aulas, foi observada pouca ou nenhuma interação dos alunos do EP e uma quantidade considerável de plágios entre os alunos, em contrapartida, os alunos do EaD tinham uma significante interação para com o tutor, bem como nos chats e fóruns. A principal dificuldade para o EaD no período observado foi o alto índice de evasão dos alunos no decorrer do curso. Apesar das dificuldades encontradas, pode-se afirmar que o EaD é um importante modalidade para o acesso à educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22048_TB7759_20062023235916.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSYCLESIO LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSYCLESIO"
    "autor_email" => "josyclesio.silva@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100517
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7759
    "inscrito_id" => 22048
    "titulo" => "ASSIMETRIA ENTRE O ENSINO REMOTO E O ENSINO À DISTÂNCIA: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UEPB E O IFMA"
    "resumo" => "Sabemos que o Ensino à Distância (EaD) já foi muito discutido como forma alternativa de incluir na educação básica e superior pessoas de diferentes contextos sociais. E, em muito tempo, pouco investimento e credibilidade foram destinados à esta modalidade de ensino. Cenário este modificado em virtude da crise sanitária causada pela COVID-19. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar, por meio de um relato de experiência, as reflexões entre o Ensino Presencial (EP), por hora remoto, decorrente da pandemia, e o Ensino à Distância (EaD). O relato se apresenta a partir de um estudo qualitativo vivenciado na perspectiva de professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e tutores à distância do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no ano de 2021. Aos alunos do EP, as aulas eram ministradas de modo síncrono por meio do Google Meet, com o auxílio de um Tablet Samsung Galaxy S6 Lite. Já no EaD, as aulas eram gravadas de modo síncrono e/ou assíncrono e também disponibilizadas. Além disso, aos alunos do EaD, eram disponibilizadas outras ferramentas, por exemplo, o acesso ao Moodle (o qual dispunha de chats, fóruns, lições, questionários, pesquisas, entre outros) e contato com um tutor à distância para realizar plantões de dúvidas acerca das disciplinas e para o acompanhamento dos prazos das atividades e avaliações. Os resultados apontam que durante as aulas, foi observada pouca ou nenhuma interação dos alunos do EP e uma quantidade considerável de plágios entre os alunos, em contrapartida, os alunos do EaD tinham uma significante interação para com o tutor, bem como nos chats e fóruns. A principal dificuldade para o EaD no período observado foi o alto índice de evasão dos alunos no decorrer do curso. Apesar das dificuldades encontradas, pode-se afirmar que o EaD é um importante modalidade para o acesso à educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22048_TB7759_20062023235916.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSYCLESIO LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSYCLESIO"
    "autor_email" => "josyclesio.silva@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Sabemos que o Ensino à Distância (EaD) já foi muito discutido como forma alternativa de incluir na educação básica e superior pessoas de diferentes contextos sociais. E, em muito tempo, pouco investimento e credibilidade foram destinados à esta modalidade de ensino. Cenário este modificado em virtude da crise sanitária causada pela COVID-19. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar, por meio de um relato de experiência, as reflexões entre o Ensino Presencial (EP), por hora remoto, decorrente da pandemia, e o Ensino à Distância (EaD). O relato se apresenta a partir de um estudo qualitativo vivenciado na perspectiva de professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e tutores à distância do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no ano de 2021. Aos alunos do EP, as aulas eram ministradas de modo síncrono por meio do Google Meet, com o auxílio de um Tablet Samsung Galaxy S6 Lite. Já no EaD, as aulas eram gravadas de modo síncrono e/ou assíncrono e também disponibilizadas. Além disso, aos alunos do EaD, eram disponibilizadas outras ferramentas, por exemplo, o acesso ao Moodle (o qual dispunha de chats, fóruns, lições, questionários, pesquisas, entre outros) e contato com um tutor à distância para realizar plantões de dúvidas acerca das disciplinas e para o acompanhamento dos prazos das atividades e avaliações. Os resultados apontam que durante as aulas, foi observada pouca ou nenhuma interação dos alunos do EP e uma quantidade considerável de plágios entre os alunos, em contrapartida, os alunos do EaD tinham uma significante interação para com o tutor, bem como nos chats e fóruns. A principal dificuldade para o EaD no período observado foi o alto índice de evasão dos alunos no decorrer do curso. Apesar das dificuldades encontradas, pode-se afirmar que o EaD é um importante modalidade para o acesso à educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.