Partindo da premissa que moda é, sobretudo, comportamento, levando em consideração o processo de globalização, advindo, também, da terceira revolução industrial, a dinâmica de informações levam a diversos tipos de influência que se inserem dentro das instituições de ensino. Com esse pensamento, a geografia humana é uma das portadoras de informações científicas que se inclinam ao raciocínio sustentável e mobilizador da consciência ambiental, sobretudo a geografia humana, sintetizando o comportamento atual, no campo de trabalho urbano, o espaço, a paisagem, as políticas e as modificações contemporâneas, refletem no modo de se vestir, ser e se expressar. Através disso, a escola entra como um sujeito de formação humana com a responsabilidade de agir e criar um pensamento crítico no estudante de maneira que ele exponha seu ponto de vista, numa visão científica e plausível do conhecimento libertador. Por isso, a pesquisa traz uma reflexão qualitativa de como a geografia humana pode ser transportadora de conhecimentos verídicos no ensino da moda consciente dentro da educação básica. Os resultados foram efetivos em meio das hipóteses levantadas neste segmento, às respostas e reflexões em torno de todo o processo condicionante à prática dos direitos dos estudantes de se tornarem conhecedores.