O TEA - Transtorno do Espectro Autista -é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento de crianças. Wieder Greenspan (2006) definiu autismo como um transtorno complexo do desenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas áreas de interação social e linguagem, incluindo um conjunto de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. A rotina e a previsibilidade desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes com TEA. Ter um ambiente seguro e previsível pode ajudá-los a se sentirem mais seguros e confortáveis, permitindo que eles se concentrem em aprender e se desenvolvam. Nesse sentido, este trabalho visa investigar outros estudos já existentes e seus resultados sobre o papel da previsibilidade na aprendizagem de crianças e jovens com TEA. Pretende-se, ainda, analisar se há pesquisas que mostrem as habilidades específicas que são influenciadas pela previsibilidade em crianças e adolescentes com TEA; bem como analisar pesquisas sobre os efeitos da previsibilidade em diferentes faixas etárias de estudantes com TEA, incluindo crianças em idade pré-escolar e escolar, baseadas em dados científicos.É uma pesquisa bibliográfica e tem como base teórica autores como: Wieder Greenspan (2006), Eugene Bleuler (1960), Leo Kanner (1943), Hans Asperger (1943), Grandin (2013), Lorna Wing (1981), Leaf, McEachin e TaubMan (2008) e, ainda, o GAP (1966). Este estudo tem o potencial de fazer uma contribuição significativa para o campo da educação especial e no incentivo à promoção de melhores resultados de aprendizagem para crianças e adolescentes com TEA. A compreensão dos efeitos da previsibilidade na aprendizagem de estudantes com TEA pode fornecer informações valiosas para educadores e profissionais de saúde que trabalham com esse público. Isso pode levar a intervenções educacionais mais eficazes, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar desses estudantes e de suas famílias.