RODRIGUES, Brenna Theodora Machado Matos et al.. Alda planner: um aplicativo de estudos. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99439>. Acesso em: 23/12/2024 01:13
Com o avanço da tecnologia, tem-se surgido a necessidade de desenvolver e usar ferramentas digitais, cada vez mais aplicadas para atender à sociedade, e não é diferente na educação. Deste modo, professores e alunos estão se adaptando, ao uso e desenvolvimento dessa tecnologia. No entanto, para o desenvolvimento por parte dos estudantes, é necessário conter disciplinas no currículo ou extracurriculares que trabalhem o pensamento computacional e que contemplem lógica de programação, para que haja incentivo e motivação para criação e implementação, e não só utilizar tecnologias prontas. Neste sentido, estudantes de uma escola da rede estadual de ensino do interior do estado do Ceará, participaram de um projeto que contemplava os conteúdos supra citados. O aplicativo intitulado como Alda Planner, tem como objetivo auxiliar estudantes no planejamento e na organização de estudo. A ferramenta possui quatro telas, além da tela de login. A tela de login é utilizada para o usuário se cadastrar, ou acessar o aplicativo. Assim que você entra na ferramenta, é apresentada a tela da agenda, cuja a finalidade é realizar anotações de compromissos, horários e informações diversas. Tem-se a tela que mostra o horário, no qual o usuário pode inserir seu calendário semanal de aulas da sua respectiva escola. A terceira tela, por sua vez, consiste no planner, que pode auxiliar o estudante no planejamento e organização de sua rotina, facilitando assim, o cumprimento de metas de curto, médio e longo prazo. A última tela é utilizada pelo usuário, para inserir suas notas bimestrais, por exemplo. O desenvolvimento desse aplicativo proporcionou aos estudantes, uma aplicação prática do pensamento computacional, para atender uma necessidade cotidiana dos estudantes. Além de conhecer e explorar ferramentas para desenvolvimento, trabalhar em equipe e explorar as habilidades de cada um, proporcionando assim, uma visão dinâmica da educação.