Este trabalho é um fragmento dos resultados da pesquisa realizada na Iniciação Científica do IFPE durante o período de 2021 a 2022, discutindo acerca das estratégias didáticas desenvolvidas nas aulas de química de turmas do Ensino Médio a partir das relações entre argumentação e discurso científico produzido no Ensino de Química. Tivemos por objetivo caracterizar as estratégias didáticas instrumentalizadas no discurso argumentativo nas aulas de química do Ensino Médio, atentando para o posicionamento dos estudantes e professor em sala de aula. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e foi desenvolvida através de observações e áudio gravações de aulas de química de turmas de 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e federais do estado de Pernambuco, tendo ainda como instrumento investigativo a elaboração de diário de campo para análise dos diálogos, possibilitando a categorização a partir dos enunciados. Percebemos que na explicação dos conteúdos nas aulas de química, os professores utilizavam estratégias didáticas incentivando a participação dos estudantes, incluídos através da argumentação no desenvolvimento do discurso científico produzido. Os resultados indicam que a utilização de estratégias didáticas que estimulem o raciocínio e estruturem o discurso numa perspectiva reflexiva, possibilita o trabalho com a argumentação como elemento sistematizador das ideias, contribuindo substancialmente para formação de um cidadão cientificamente alfabetizado, ocorrendo por meio da persuasão ou pelo convencimento no processo de aprendizagem dos conteúdos e construção dos conhecimentos trabalhados em sala de aula.