Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIROS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94790
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 208
    "inscrito_id" => 6555
    "titulo" => "AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIROS EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma parte da totalidade de uma pesquisa maior cujo foco foi o resgate de publicações a respeito dos contextos de ensino e aprendizagem junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, no período da pandemia, visando compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem remotos nestas instituições. Entre os objetivos específicos procurou-se analisar as relações pedagógicas entre professores e estudantes durante o período de isolamento, conhecer as tecnologias e metodologias utilizadas, seus resultados positivos e suas limitações, bem como, analisar as condições de inclusão de professores e estudantes em processos de letramento digital necessários ao desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem naquele momento. Desta forma, o texto aqui desenvolvido recai sobre o objetivo específico relacionado às interações pedagógicas investigadas cuja importância ocorre em razão das mudanças que trouxeram novas formas de relações no fazer pedagógico entre professores e estudantes em meio aos processos de ensino aprendizagem, reconhecendo-se os avanços e os desafios vivenciados com o uso de novas estratégias de ensino na EPT. Entre os principais resultados obtidos destacam-se as relações pedagógicas entre professores e estudantes influenciadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras e marcadas por diferenças sociais, culturais e econômicas, com limitações e dificuldades na inserção e acompanhamento do ensino remoto por grande parte da população estudantil. O valor da afetividade nas relações pedagógicas entre professor-aluno tornou-se mais importante em vista do distanciamento que o mundo digital impôs a todos. Por fim, conclui-se que as informações obtidas através das publicações investigadas e o avanço em pesquisas neste campo, podem contribuir para a compreensão do funcionamento das estruturas educacionais as quais produziram efeitos distintos nos processos de ensino e aprendizagem junto a estudantes de EPT e tiveram na figura dos professores um foco de resiliência e comprometimento durante a pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6555_TB208_23032023211426.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN DENISE DANERES LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "helen d d lemos"
    "autor_email" => "helendaneres@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94790
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 208
    "inscrito_id" => 6555
    "titulo" => "AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIROS EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma parte da totalidade de uma pesquisa maior cujo foco foi o resgate de publicações a respeito dos contextos de ensino e aprendizagem junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, no período da pandemia, visando compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem remotos nestas instituições. Entre os objetivos específicos procurou-se analisar as relações pedagógicas entre professores e estudantes durante o período de isolamento, conhecer as tecnologias e metodologias utilizadas, seus resultados positivos e suas limitações, bem como, analisar as condições de inclusão de professores e estudantes em processos de letramento digital necessários ao desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem naquele momento. Desta forma, o texto aqui desenvolvido recai sobre o objetivo específico relacionado às interações pedagógicas investigadas cuja importância ocorre em razão das mudanças que trouxeram novas formas de relações no fazer pedagógico entre professores e estudantes em meio aos processos de ensino aprendizagem, reconhecendo-se os avanços e os desafios vivenciados com o uso de novas estratégias de ensino na EPT. Entre os principais resultados obtidos destacam-se as relações pedagógicas entre professores e estudantes influenciadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras e marcadas por diferenças sociais, culturais e econômicas, com limitações e dificuldades na inserção e acompanhamento do ensino remoto por grande parte da população estudantil. O valor da afetividade nas relações pedagógicas entre professor-aluno tornou-se mais importante em vista do distanciamento que o mundo digital impôs a todos. Por fim, conclui-se que as informações obtidas através das publicações investigadas e o avanço em pesquisas neste campo, podem contribuir para a compreensão do funcionamento das estruturas educacionais as quais produziram efeitos distintos nos processos de ensino e aprendizagem junto a estudantes de EPT e tiveram na figura dos professores um foco de resiliência e comprometimento durante a pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6555_TB208_23032023211426.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN DENISE DANERES LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "helen d d lemos"
    "autor_email" => "helendaneres@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo apresenta uma parte da totalidade de uma pesquisa maior cujo foco foi o resgate de publicações a respeito dos contextos de ensino e aprendizagem junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, no período da pandemia, visando compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem remotos nestas instituições. Entre os objetivos específicos procurou-se analisar as relações pedagógicas entre professores e estudantes durante o período de isolamento, conhecer as tecnologias e metodologias utilizadas, seus resultados positivos e suas limitações, bem como, analisar as condições de inclusão de professores e estudantes em processos de letramento digital necessários ao desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem naquele momento. Desta forma, o texto aqui desenvolvido recai sobre o objetivo específico relacionado às interações pedagógicas investigadas cuja importância ocorre em razão das mudanças que trouxeram novas formas de relações no fazer pedagógico entre professores e estudantes em meio aos processos de ensino aprendizagem, reconhecendo-se os avanços e os desafios vivenciados com o uso de novas estratégias de ensino na EPT. Entre os principais resultados obtidos destacam-se as relações pedagógicas entre professores e estudantes influenciadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras e marcadas por diferenças sociais, culturais e econômicas, com limitações e dificuldades na inserção e acompanhamento do ensino remoto por grande parte da população estudantil. O valor da afetividade nas relações pedagógicas entre professor-aluno tornou-se mais importante em vista do distanciamento que o mundo digital impôs a todos. Por fim, conclui-se que as informações obtidas através das publicações investigadas e o avanço em pesquisas neste campo, podem contribuir para a compreensão do funcionamento das estruturas educacionais as quais produziram efeitos distintos nos processos de ensino e aprendizagem junto a estudantes de EPT e tiveram na figura dos professores um foco de resiliência e comprometimento durante a pandemia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.