Este artigo apresenta uma parte da totalidade de uma pesquisa maior cujo foco foi o resgate de publicações a respeito dos contextos de ensino e aprendizagem junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, no período da pandemia, visando compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem remotos nestas instituições. Entre os objetivos específicos procurou-se analisar as relações pedagógicas entre professores e estudantes durante o período de isolamento, conhecer as tecnologias e metodologias utilizadas, seus resultados positivos e suas limitações, bem como, analisar as condições de inclusão de professores e estudantes em processos de letramento digital necessários ao desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem naquele momento. Desta forma, o texto aqui desenvolvido recai sobre o objetivo específico relacionado às interações pedagógicas investigadas cuja importância ocorre em razão das mudanças que trouxeram novas formas de relações no fazer pedagógico entre professores e estudantes em meio aos processos de ensino aprendizagem, reconhecendo-se os avanços e os desafios vivenciados com o uso de novas estratégias de ensino na EPT. Entre os principais resultados obtidos destacam-se as relações pedagógicas entre professores e estudantes influenciadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras e marcadas por diferenças sociais, culturais e econômicas, com limitações e dificuldades na inserção e acompanhamento do ensino remoto por grande parte da população estudantil. O valor da afetividade nas relações pedagógicas entre professor-aluno tornou-se mais importante em vista do distanciamento que o mundo digital impôs a todos. Por fim, conclui-se que as informações obtidas através das publicações investigadas e o avanço em pesquisas neste campo, podem contribuir para a compreensão do funcionamento das estruturas educacionais as quais produziram efeitos distintos nos processos de ensino e aprendizagem junto a estudantes de EPT e tiveram na figura dos professores um foco de resiliência e comprometimento durante a pandemia.