O presente artigo tem como objetivo explanar acerca da diversidade e das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ambiente escolar, bem como sua importância e desafios para a gestão escolar. Para esse fim, procurou-se identificar como a diversidade pode contribuir para a melhoria das relações sociais entre os sujeitos envolvidos no ambiente educacional. Foi também possível perceber, a partir da literatura existente sobre o tema, que a diversidade possui papel relevante no desenvolvimento de novas atitudes nos indivíduos, ampliando a discussão nos espaços acadêmicos, visando a melhoria da convivência e desenvolvendo o respeito para com os grupos minoritários da sociedade. Além disso, as tecnologias podem ser utilizadas como aliadas nesse processo de inclusão dos indivíduos em ambientes voltados para o processo de ensino-aprendizagem, tornando a diversidade algo extremamente positiva no desenvolvimento dos alunos, dos educadores e da sociedade como um todo. No intuito de contribuir com a discussão e a problematização do tema sobre a valorização da diversidade e utilização da tecnologia nas escolas, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho bibliográfico realizada através de artigos publicados em revistas específicas sobre o tema e, também, artigos publicados na Internet, tendo em vista a necessidade de embasamento teórico para o desenvolvimento do estudo.