O artigo traz reflexões sobre as relações entre a educação e a tecnologia com a chegada da pandemia causada pelo vírus da Covid 19, no início de 2020. Com a inserção das ferramentas tecnológicas, a prática pedagógica se tornou um desafio, sendo necessária a adoção em caráter emergencial do ensino remoto. Nesse sentido, faz se necessário uma reflexão sobre as metodologias utilizadas que exigiram dos docentes mais habilidades tecnológicas, com o formato de ensino remoto, necessitando de formação para o enfrentamento das deficiências apontadas pelos docentes. Esse trabalho apresenta um levantamento das publicações no repositório do “Google Acadêmico”, relativa à temática das “FERRAMENTAS DIGITAIS” AND “PANDEMIA”, destacando o uso das ferramentas digitais em virtude do isolamento social imposto como forma de contenção dos efeitos da pandemia que culminou na suspensão de aulas nas instituições de ensino do país, notadamente nas escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, a finalidade é verificar esta relação nos periódicos científicos veiculados no Brasil pelo portal do Google Acadêmico, no período de 2020 a 2022. Identificamos nos trabalhos publicados, reflexões sobre ferramentas digitais dentro do contexto da EPT. Quanto à metodologia, o estudo se baseia em pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, com natureza descritiva. Os resultados verificados, revelaram desafios impostos aos docentes em relação ao uso de ferramentas tecnológicas pela ausência de formação direcionada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). No entanto, é inegável as possibilidades de melhoramento do ensino com o uso de ferramentas durante as aulas.