Artigo CONEDU - Tecnologias e Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-74-0

O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-07-12 14:52:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91372
    "edicao_id" => 260
    "trabalho_id" => 1678
    "inscrito_id" => 12047
    "titulo" => "O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE"
    "resumo" => "O artigo traz reflexões sobre as relações entre a educação e a tecnologia com a chegada da pandemia causada pelo vírus da Covid 19, no início de 2020. Com a inserção das ferramentas tecnológicas, a prática pedagógica se tornou um desafio, sendo necessária a adoção em caráter emergencial do ensino remoto. Nesse sentido, faz se necessário uma reflexão sobre as metodologias utilizadas que exigiram dos docentes mais habilidades tecnológicas, com o formato de ensino remoto, necessitando de formação para o enfrentamento das deficiências apontadas pelos docentes. Esse trabalho apresenta um levantamento das publicações no repositório do “Google Acadêmico”, relativa à temática das “FERRAMENTAS DIGITAIS” AND “PANDEMIA”, destacando o uso das ferramentas digitais em virtude do isolamento social imposto como forma de contenção dos efeitos da pandemia que culminou na suspensão de aulas nas instituições de ensino do país, notadamente nas escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, a finalidade é verificar esta relação nos periódicos científicos veiculados no Brasil pelo portal do Google Acadêmico, no período de 2020 a 2022. Identificamos nos trabalhos publicados, reflexões sobre ferramentas digitais dentro do contexto da EPT. Quanto à metodologia, o estudo se baseia em pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, com natureza descritiva. Os resultados verificados, revelaram desafios impostos aos docentes em relação ao uso de ferramentas tecnológicas pela ausência de formação direcionada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). No entanto, é inegável as possibilidades de melhoramento do ensino com o uso de ferramentas durante as aulas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID12047_TB1678_13072022221632.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:34:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTHYA SUELY MIRANDA SARAIVA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CINTHYA SUELY M"
    "autor_email" => "cinthya.ifce@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91372
    "edicao_id" => 260
    "trabalho_id" => 1678
    "inscrito_id" => 12047
    "titulo" => "O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE"
    "resumo" => "O artigo traz reflexões sobre as relações entre a educação e a tecnologia com a chegada da pandemia causada pelo vírus da Covid 19, no início de 2020. Com a inserção das ferramentas tecnológicas, a prática pedagógica se tornou um desafio, sendo necessária a adoção em caráter emergencial do ensino remoto. Nesse sentido, faz se necessário uma reflexão sobre as metodologias utilizadas que exigiram dos docentes mais habilidades tecnológicas, com o formato de ensino remoto, necessitando de formação para o enfrentamento das deficiências apontadas pelos docentes. Esse trabalho apresenta um levantamento das publicações no repositório do “Google Acadêmico”, relativa à temática das “FERRAMENTAS DIGITAIS” AND “PANDEMIA”, destacando o uso das ferramentas digitais em virtude do isolamento social imposto como forma de contenção dos efeitos da pandemia que culminou na suspensão de aulas nas instituições de ensino do país, notadamente nas escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, a finalidade é verificar esta relação nos periódicos científicos veiculados no Brasil pelo portal do Google Acadêmico, no período de 2020 a 2022. Identificamos nos trabalhos publicados, reflexões sobre ferramentas digitais dentro do contexto da EPT. Quanto à metodologia, o estudo se baseia em pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, com natureza descritiva. Os resultados verificados, revelaram desafios impostos aos docentes em relação ao uso de ferramentas tecnológicas pela ausência de formação direcionada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). No entanto, é inegável as possibilidades de melhoramento do ensino com o uso de ferramentas durante as aulas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID12047_TB1678_13072022221632.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:34:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTHYA SUELY MIRANDA SARAIVA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CINTHYA SUELY M"
    "autor_email" => "cinthya.ifce@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 260
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 260
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 154
                "edicao_id" => 260
                "codigo" => "978-65-86901-74-0"
                "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA VALEN&Ccedil;A DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n
                  ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE &nbsp;<br />\r\n
                  ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n
                  CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n
                  ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universit&aacute;rio UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n
                  FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspa&ccedil;o)<br />\r\n
                  FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROG&Eacute;RIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n
                  FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n
                  GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n
                  ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n
                  JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSLEY MAYCON DE SOUSA N&Oacute;BREGA (SEE-PE)<br />\r\n
                  JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n
                  KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO &nbsp;<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n
                  LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCIANO ALVES NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALV&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Reden&ccedil;&atilde;o)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILA DA SILVA RAMOS &nbsp;<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n
                  ROB&Eacute;RIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n
                  SAMANTHA ALVES SOARES (COL&Eacute;GIO FUTURO VIP)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Fl&oacute;rida, United States of America)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf"
                "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
                "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 154
                "edicao_id" => 260
                "codigo" => "978-65-86901-74-0"
                "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA VALEN&Ccedil;A DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n
                  ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE &nbsp;<br />\r\n
                  ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n
                  CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n
                  ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universit&aacute;rio UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n
                  FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspa&ccedil;o)<br />\r\n
                  FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROG&Eacute;RIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n
                  FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n
                  GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n
                  ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n
                  JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSLEY MAYCON DE SOUSA N&Oacute;BREGA (SEE-PE)<br />\r\n
                  JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n
                  KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO &nbsp;<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n
                  LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCIANO ALVES NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALV&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Reden&ccedil;&atilde;o)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILA DA SILVA RAMOS &nbsp;<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n
                  ROB&Eacute;RIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n
                  SAMANTHA ALVES SOARES (COL&Eacute;GIO FUTURO VIP)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Fl&oacute;rida, United States of America)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf"
                "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
                "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O artigo traz reflexões sobre as relações entre a educação e a tecnologia com a chegada da pandemia causada pelo vírus da Covid 19, no início de 2020. Com a inserção das ferramentas tecnológicas, a prática pedagógica se tornou um desafio, sendo necessária a adoção em caráter emergencial do ensino remoto. Nesse sentido, faz se necessário uma reflexão sobre as metodologias utilizadas que exigiram dos docentes mais habilidades tecnológicas, com o formato de ensino remoto, necessitando de formação para o enfrentamento das deficiências apontadas pelos docentes. Esse trabalho apresenta um levantamento das publicações no repositório do “Google Acadêmico”, relativa à temática das “FERRAMENTAS DIGITAIS” AND “PANDEMIA”, destacando o uso das ferramentas digitais em virtude do isolamento social imposto como forma de contenção dos efeitos da pandemia que culminou na suspensão de aulas nas instituições de ensino do país, notadamente nas escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, a finalidade é verificar esta relação nos periódicos científicos veiculados no Brasil pelo portal do Google Acadêmico, no período de 2020 a 2022. Identificamos nos trabalhos publicados, reflexões sobre ferramentas digitais dentro do contexto da EPT. Quanto à metodologia, o estudo se baseia em pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, com natureza descritiva. Os resultados verificados, revelaram desafios impostos aos docentes em relação ao uso de ferramentas tecnológicas pela ausência de formação direcionada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). No entanto, é inegável as possibilidades de melhoramento do ensino com o uso de ferramentas durante as aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.