OBJETIVO: Relatar a percurso metodológico da construção de um produto educacional. MÉTODO: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de um produto educacional - PE, no formato de e-book sobre simulação clínica. A estruturação do PE foi baseada no método CTM3, que consiste em um método para facilitar a estruturação de produtos educacionais e conta com três etapas e é baseada em três teorias. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Construído e-book sobre simulação clínica onde foram abordados os principais conceitos acerca da temática. Também foi disponibilizado dois cenários validados para ensino ou aperfeiçoamento do manejo da PCR em duas situações especificas, sendo elas: manejo da PCR em paciente confirmado ou suspeito para covid-19 em VM na posição prona e durante sessão de hemodiálise. CONCLUSÃO: A utilização do método CTM3 foi fundamental na construção do e-book com intuito de aumentar o aprendizado acerca da simulação clínica, por ser um produto educacional que possui além de conceitos fundamentais sobre a estratégia de ensino, elementos que facilitam a comunicação com o leitor. Este instrumento pode contribuir para melhoria da assistência e ensino, por apresentar os principais conceitos sobre a estratégia de ensino, além de dois cenários de simulação clínica com seus conteúdos validados o que favorece a disseminação do conhecimento científico nesse âmbito. Por fim, espera-se também contribuir para a formação e/ou aperfeiçoamento dos profissionais de saúde com relação ao manejo da PCR, a partir dos cenários validados disponibilizados no e-book.