Artigo CONEDU - Tecnologias e Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-74-0

CONSTRUÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL NO FORMATO E-BOOK SOBRE SIMULAÇÃO CLÍNICA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-07-12 14:52:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91370
    "edicao_id" => 260
    "trabalho_id" => 1593
    "inscrito_id" => 13329
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL NO FORMATO E-BOOK SOBRE SIMULAÇÃO CLÍNICA"
    "resumo" => "OBJETIVO: Relatar a percurso metodológico da construção de um produto educacional. MÉTODO: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de um produto educacional - PE, no formato de e-book sobre simulação clínica. A estruturação do PE foi baseada no método CTM3, que consiste em um método para facilitar a estruturação de produtos educacionais e conta com três etapas e é baseada em três teorias. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Construído e-book sobre simulação clínica onde foram abordados os principais conceitos acerca da temática. Também foi disponibilizado dois cenários validados para ensino ou aperfeiçoamento do manejo da PCR em duas situações especificas, sendo elas: manejo da PCR em paciente confirmado ou suspeito para covid-19 em VM na posição prona e durante sessão de hemodiálise. CONCLUSÃO: A utilização do método CTM3 foi fundamental na construção do e-book com intuito de aumentar o aprendizado acerca da simulação clínica, por ser um produto educacional que possui além de conceitos fundamentais sobre a estratégia de ensino, elementos que facilitam a comunicação com o leitor. Este instrumento pode contribuir para melhoria da assistência e ensino, por apresentar os principais conceitos sobre a estratégia de ensino, além de dois cenários de simulação clínica com seus conteúdos validados o que favorece a disseminação do conhecimento científico nesse âmbito. Por fim, espera-se também contribuir para a formação e/ou aperfeiçoamento dos profissionais de saúde com relação ao manejo da PCR, a partir dos cenários validados disponibilizados no e-book."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13329_TB1593_10072022155701.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:34:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA PATRICIA RODRIGUES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA"
    "autor_email" => "erika_melo2@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91370
    "edicao_id" => 260
    "trabalho_id" => 1593
    "inscrito_id" => 13329
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL NO FORMATO E-BOOK SOBRE SIMULAÇÃO CLÍNICA"
    "resumo" => "OBJETIVO: Relatar a percurso metodológico da construção de um produto educacional. MÉTODO: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de um produto educacional - PE, no formato de e-book sobre simulação clínica. A estruturação do PE foi baseada no método CTM3, que consiste em um método para facilitar a estruturação de produtos educacionais e conta com três etapas e é baseada em três teorias. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Construído e-book sobre simulação clínica onde foram abordados os principais conceitos acerca da temática. Também foi disponibilizado dois cenários validados para ensino ou aperfeiçoamento do manejo da PCR em duas situações especificas, sendo elas: manejo da PCR em paciente confirmado ou suspeito para covid-19 em VM na posição prona e durante sessão de hemodiálise. CONCLUSÃO: A utilização do método CTM3 foi fundamental na construção do e-book com intuito de aumentar o aprendizado acerca da simulação clínica, por ser um produto educacional que possui além de conceitos fundamentais sobre a estratégia de ensino, elementos que facilitam a comunicação com o leitor. Este instrumento pode contribuir para melhoria da assistência e ensino, por apresentar os principais conceitos sobre a estratégia de ensino, além de dois cenários de simulação clínica com seus conteúdos validados o que favorece a disseminação do conhecimento científico nesse âmbito. Por fim, espera-se também contribuir para a formação e/ou aperfeiçoamento dos profissionais de saúde com relação ao manejo da PCR, a partir dos cenários validados disponibilizados no e-book."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13329_TB1593_10072022155701.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:34:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA PATRICIA RODRIGUES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA"
    "autor_email" => "erika_melo2@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 260
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 260
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 154
                "edicao_id" => 260
                "codigo" => "978-65-86901-74-0"
                "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA VALEN&Ccedil;A DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n
                  ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE &nbsp;<br />\r\n
                  ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n
                  CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n
                  ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universit&aacute;rio UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n
                  FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspa&ccedil;o)<br />\r\n
                  FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROG&Eacute;RIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n
                  FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n
                  GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n
                  ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n
                  JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSLEY MAYCON DE SOUSA N&Oacute;BREGA (SEE-PE)<br />\r\n
                  JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n
                  KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO &nbsp;<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n
                  LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCIANO ALVES NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALV&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Reden&ccedil;&atilde;o)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILA DA SILVA RAMOS &nbsp;<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n
                  ROB&Eacute;RIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n
                  SAMANTHA ALVES SOARES (COL&Eacute;GIO FUTURO VIP)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Fl&oacute;rida, United States of America)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf"
                "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
                "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 154
                "edicao_id" => 260
                "codigo" => "978-65-86901-74-0"
                "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA VALEN&Ccedil;A DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n
                  ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE &nbsp;<br />\r\n
                  ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n
                  CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n
                  ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universit&aacute;rio UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n
                  FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspa&ccedil;o)<br />\r\n
                  FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROG&Eacute;RIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n
                  FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n
                  GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n
                  ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n
                  JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSLEY MAYCON DE SOUSA N&Oacute;BREGA (SEE-PE)<br />\r\n
                  JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n
                  KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO &nbsp;<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n
                  LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCIANO ALVES NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALV&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Reden&ccedil;&atilde;o)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILA DA SILVA RAMOS &nbsp;<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n
                  ROB&Eacute;RIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n
                  SAMANTHA ALVES SOARES (COL&Eacute;GIO FUTURO VIP)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Fl&oacute;rida, United States of America)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf"
                "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
                "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

OBJETIVO: Relatar a percurso metodológico da construção de um produto educacional. MÉTODO: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de um produto educacional - PE, no formato de e-book sobre simulação clínica. A estruturação do PE foi baseada no método CTM3, que consiste em um método para facilitar a estruturação de produtos educacionais e conta com três etapas e é baseada em três teorias. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Construído e-book sobre simulação clínica onde foram abordados os principais conceitos acerca da temática. Também foi disponibilizado dois cenários validados para ensino ou aperfeiçoamento do manejo da PCR em duas situações especificas, sendo elas: manejo da PCR em paciente confirmado ou suspeito para covid-19 em VM na posição prona e durante sessão de hemodiálise. CONCLUSÃO: A utilização do método CTM3 foi fundamental na construção do e-book com intuito de aumentar o aprendizado acerca da simulação clínica, por ser um produto educacional que possui além de conceitos fundamentais sobre a estratégia de ensino, elementos que facilitam a comunicação com o leitor. Este instrumento pode contribuir para melhoria da assistência e ensino, por apresentar os principais conceitos sobre a estratégia de ensino, além de dois cenários de simulação clínica com seus conteúdos validados o que favorece a disseminação do conhecimento científico nesse âmbito. Por fim, espera-se também contribuir para a formação e/ou aperfeiçoamento dos profissionais de saúde com relação ao manejo da PCR, a partir dos cenários validados disponibilizados no e-book.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.