A presente pesquisa tem por finalidades trazer conceitos importantes relacionados ao ensino à distância e ao ensino híbrido; apresentar ao leitor a ferramenta digital Siseducar desenvolvida pela Seção de Informática da Polícia Militar de Alagoas para otimizar a gestão do ensino policial militar. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfica, documental e legislativa, a partir de livros consagrados sobre a temática do ensino híbrido, fundamentos legislativos pátrios, educacionais, consulta aos Boletins Gerais Ostensivos da PMAL e análise minuciosa do Manual do Usuário do Siseducar. Além disso, apresenta-se como quali-quantitativa, pois visita aspectos como: otimização das ferramentas disponíveis no Siseducar e quantidade de alunos atingidos pela ferramenta no período pandêmico iniciado em março de 2020. Os resultados apontam um universo de 10.810 matrículas realizadas em diversos cursos ofertados pela PMAL e o cadastro de 598 professores dentre militares da PMAL, civis e militares de outras Corporações desde sua criação em 2015, demonstrando o impressionante alcance da ferramenta em questão.