O texto focaliza uma questão atual: a relação dos jovens com os jogos digitais, o processo de gamificação e a sua aplicabilidade na educação e a relação entre o jogar na internet e a aderência ao mundo real. Ele se originou em uma pesquisa, já concluída, que foi desenvolvida com uma amostra de 481 jovens, com o objetivo de descrever um universo de traços significativos da relação dos mesmos com as tecnologias digitais, prioritariamente com a internet e com os jogos digitais. Utilizamos um questionário formulado online, utilizando o Google Docs, pacote de aplicativos que permite, entre outras coisas, criar e aplicar formulários de pesquisa online e era composto de três campos. Uma das perguntas do questionário foi elaborada em função de uma das muitas polêmicas relativas aos games: a crítica de que eles absorvem e afastam os jogadores da realidade. Mais de 60% dos respondentes discordaram dessa afirmativa e mostraram a visão de jogos como diversão, meio de interação e até mesmo ferramenta de aprendizagem, pouco explorada pela escola. Isso nos estimulou a ampliar a pesquisa conceitual sobre gamificação, termo muito utilizado atualmente e que se constitui hoje em desafio importante no cenário educacional. Concluímos pela importância positiva dos jogos na educação. Longe de afastar os usuários da “vida real”, eles são fortes dispositivos para a mediação pedagógica e devem ser utilizados para tal.