Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SUPERIOR, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO HÍBRIDO Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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ESTES CONVERTERAM-SE NOS NOVOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPR E, PARA QUE HOUVESSE UM APORTE AOS DOCENTES, VIU-SE A IMPORTÂNCIA DE OFERECER CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA PARA O MOMENTO. FOI, PORTANTO, DIANTE DESSE NOVO CENÁRIO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA, COMPREENDIDA NAS LINHAS DE REFLEXÕES PROPOSTAS POR PAULO FREIRE (2018), OU SEJA, DE QUE É PENSANDO CRITICAMENTE NA PRÁTICA DE HOJE E ONTEM QUE SE MELHORA AS PRÓXIMAS PRÁTICAS, QUE PELA COORDENADORIA DE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CIPEAD), DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PROGRAD), EM PARCERIA COM A COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (CDP), DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEPE) OFERECEU-SE, EM MAIO E AGOSTO DE 2020, O CURSO “PRÁTICAS-DOCENTE COM RECURSOS TECNOLÓGICOS” NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), TOTALIZANDO 14 TURMAS. CONSIDERANDO A INCIPIÊNCIA DAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO AO QUE SE EXPERIMENTAVA NO CAMPO EDUCACIONAL E A EXCEPCIONALIDADE DA SITUAÇÃO, FOI IMPORTANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE TRAZER PARA O CENTRO DAS REFLEXÕES O NOME DADO AO MODELO DE ENSINO AUTORIZADO PELO MEC. PORTANTO, A PRIMEIRA DISCUSSÃO PROPOSTA NO CURSO BUSCOU CONCEITUAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) E PONTUAR SUA DISTINÇÃO EM RELAÇÃO À MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). ESSA DISTINÇÃO FOI NECESSÁRIA A FIM DE DISSIPAR AS FALAS CONFUSAS QUE INSINUAVAM A CONVERSÃO DOS CONCURSOS PRESENCIAIS PARA A EAD DE FORMA COMPULSÓRIA. OUTRO TEMA CONSIDERADO BÁSICO E FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO EM TEMPO PANDÊMICO FOI O USO DA LINGUAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), DEIXANDO DE COMPREENDÊ-LA APENAS COMO UM CÓDIGO, MAS COMO UMA ESCOLHA PESSOAL NOS EIXOS DO SINTAGMA E DO PARADIGMA (SAUSSURE) QUE, NA PRODUÇÃO DO DISCURSO, TAMBÉM REVELA SOBRE NÓS NA RELAÇÃO COM O OUTRO E GERA RESPONSIVIDADE (BAKHTIN). COMPREENDER O CARÁTER DIALÓGICO DA LÍNGUA, NESSE CONTEXTO FORMATIVO, CONDUZIU A UM PENSAR SOBRE O CUIDADO COM A ESCRITA DE MENSAGENS EM AVA PARA O ESTABELECIMENTO DAS RELAÇÕES E INTERAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS. POR ÚLTIMO, AO ABORDAR SOBRE A AVALIAÇÃO, FOCOU-SE NA IMPRESCINDIBILIDADE DE O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO SER BEM ELABORADO A FIM DE DAR EVIDÊNCIA MAIS EFETIVAS A RESPEITO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COM ISSO, DOIS TEMAS FORAM RESSALTADOS: A IMPORTÂNCIA DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, COMO A RUBRICA, E A ELABORAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE QUESTÕES. AS REFLEXÕES PROPOSTAS NO CURSO “PRÁTICAS-DOCENTE COM RECURSOS TECNOLÓGICOS” SERVIRAM DE BASE PARA OS DOIS PERÍODOS ESPECIAIS (PE) INSTITUÍDOS NA UFPR E, POSTERIORMENTE, PARA A RETOMADA DO CALENDÁRIO ACADÊMICO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021. COM OS AVANÇOS NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA, NOVOS CAMINHOS FORAM SENDO DELINEADOS NA UNIVERSIDADE E O ENSINO HÍBRIDO PASSOU A SER ENTENDIDO COMO UMA ESTRATÉGIA PARA POSSIBILITAR A OFERTA DE DISCIPLINAS ESPECIFICAMENTE PRÁTICAS – LABORATÓRIO, CAMPO E ESTÁGIO (RESOLUÇÃO CEPE Nº22/2021). POR ESSA COMPREENSÃO, A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS SERVIDORES DOCENTES BEM COMO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM CARGOS DE PEDAGOGO E DE TÉCNICO EM ASSUNTOS ESTUDANTIS (TAE) FOI VIABILIZADA PELO CURSO “DO ENSINO REMOTO AO ENSINO HÍBRIDO: PERCURSOS DE APRENDIZAGEM”, NA MODALIDADE EAD, FECHANDO A PRIMEIRA OFERTA COM 5 TURMAS. CONSIDERANDO TODA A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA PELOS DOCENTES EM UM ANO DE ERE, NESTA FORMAÇÃO, FOCOU-SE NA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO, NO ESTABELECIMENTO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM EM CADA DISCIPLINA PARA, A PARTIR DELES, PENSAR NOS MODELOS DE ENSINO REMOTO OU HÍBRIDO BEM COMO AS ESTRATÉGIAS PARA O USO DOS RECURSOS DIGITAIS. PELA CONSTANTE MESCLA E CONFUSÃO DE CONCEITOS, SEDIMENTAR AS DIFERENÇAS ENTRE A EAD, ENSINO REMOTO E ENSINO HÍBRIDO FOI BASILAR PARA, NA SEQUÊNCIA, COM A COMPREENSÃO DAS ETAPAS QUE ENVOLVEM O PLANEJAMENTO DIDÁTICO, CONFORME FORMULAÇÃO DE MENEGOLLA E SANT’ANNA (2020), ANALISAR O PRÓPRIO PLANO DE AULA VIGENTE E A REESCREVÊ-LO À LUZ DAS REFLEXÕES PROPOSTAS NO CURSO. ENTENDENDO, ASSIM, QUE SÃO OS FINS PEDAGÓGICOS QUE DEFINEM A ESCOLHA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, O PLANEJAMENTO DIDÁTICO DA AULA PASSOU A GUIAR-SE PELOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM A SEREM ALCANÇADOS E VIABILIZADOS PELA METODOLOGIA ESCOLHIDA E OS RECURSOS UTILIZADOS. COM A OFERTA DOS CURSOS, CONSTATOU-SE UM MOVIMENTO DE REPENSAR AS PRÁTICAS PARA O ENSINO SUPERIOR QUE, POR MEIO DAS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E METODOLOGIAS DO ENSINO SUPERIOR, ESGARÇOU OS MODELOS DE AULAS ENGESSADOS E PAUTADOS, PRINCIPALMENTE, NA FIGURA CENTRAL DO DOCENTE COMO DETENTOR DO CONHECIMENTO A SER TRANSMITIDO AO ESTUDANTE, PERCEBIDO APENAS COMO UM RECEPTOR. CONCLUIU-SE QUE OS PAPÉIS DOS DOCENTES E DOS DISCENTES NESSES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM VIRTUAIS TORNARAM-SE ATIVOS, AMBOS PRECISARAM ADQUIRIR E DESENVOLVER CAPACIDADES DIGITAIS, TANTO TÉCNICAS QUANTO COMPORTAMENTAIS, PARA QUE AS ATIVIDADES DE ENSINO E ACADÊMICAS FOSSEM RETOMADAS. SEM DÚVIDA, TODA A VIVÊNCIA DOCENTE E APRENDIZADO COM O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA COVID-19 PERMANECERÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MESMO COM O RETORNO À NORMALIDADE E À PRESENCIALIDADE, POIS, TORNOU-SE EVIDENTE SER UM DOS QUESITOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SÉCULO XXI O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DIGITAIS."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

COM O ADVENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, NO INÍCIO DO MÊS DE MARÇO DE 2020, TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO – ADMINISTRATIVAS E DIDÁTICAS – FORAM PARALISADAS, COM PROIBIÇÃO IMEDIATA DE CIRCULAÇÃO NOS ESPAÇOS FÍSICOS DA UNIVERSIDADE. EM MAIO, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), POR MEIO CONSECUTIVAS DE PORTARIAS, AUTORIZOU QUE AS ATIVIDADES DE ENSINO OFERTADAS PRESENCIALMENTE FOSSEM REALIZADAS VALENDO-SE DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. DIANTE DESSA NOVA REALIDADE DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, OS DOCENTES VIRAM-SE IMPELIDOS A NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MIGRANDO DA PRESENCIALIDADE PARA A VIRTUALIDADE. NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), INSTITUIU-SE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – UFPR VIRTUAL – COMO UM DOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS PARA A CRIAÇÃO DE SALAS DE AULAS VIRTUAIS BEM COMO A PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS PARA REALIZAÇÃO DE ENCONTROS SÍNCRONOS. ESTES CONVERTERAM-SE NOS NOVOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPR E, PARA QUE HOUVESSE UM APORTE AOS DOCENTES, VIU-SE A IMPORTÂNCIA DE OFERECER CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA PARA O MOMENTO. FOI, PORTANTO, DIANTE DESSE NOVO CENÁRIO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA, COMPREENDIDA NAS LINHAS DE REFLEXÕES PROPOSTAS POR PAULO FREIRE (2018), OU SEJA, DE QUE É PENSANDO CRITICAMENTE NA PRÁTICA DE HOJE E ONTEM QUE SE MELHORA AS PRÓXIMAS PRÁTICAS, QUE PELA COORDENADORIA DE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CIPEAD), DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PROGRAD), EM PARCERIA COM A COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (CDP), DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEPE) OFERECEU-SE, EM MAIO E AGOSTO DE 2020, O CURSO “PRÁTICAS-DOCENTE COM RECURSOS TECNOLÓGICOS” NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), TOTALIZANDO 14 TURMAS. CONSIDERANDO A INCIPIÊNCIA DAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO AO QUE SE EXPERIMENTAVA NO CAMPO EDUCACIONAL E A EXCEPCIONALIDADE DA SITUAÇÃO, FOI IMPORTANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE TRAZER PARA O CENTRO DAS REFLEXÕES O NOME DADO AO MODELO DE ENSINO AUTORIZADO PELO MEC. PORTANTO, A PRIMEIRA DISCUSSÃO PROPOSTA NO CURSO BUSCOU CONCEITUAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) E PONTUAR SUA DISTINÇÃO EM RELAÇÃO À MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). ESSA DISTINÇÃO FOI NECESSÁRIA A FIM DE DISSIPAR AS FALAS CONFUSAS QUE INSINUAVAM A CONVERSÃO DOS CONCURSOS PRESENCIAIS PARA A EAD DE FORMA COMPULSÓRIA. OUTRO TEMA CONSIDERADO BÁSICO E FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO EM TEMPO PANDÊMICO FOI O USO DA LINGUAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), DEIXANDO DE COMPREENDÊ-LA APENAS COMO UM CÓDIGO, MAS COMO UMA ESCOLHA PESSOAL NOS EIXOS DO SINTAGMA E DO PARADIGMA (SAUSSURE) QUE, NA PRODUÇÃO DO DISCURSO, TAMBÉM REVELA SOBRE NÓS NA RELAÇÃO COM O OUTRO E GERA RESPONSIVIDADE (BAKHTIN). COMPREENDER O CARÁTER DIALÓGICO DA LÍNGUA, NESSE CONTEXTO FORMATIVO, CONDUZIU A UM PENSAR SOBRE O CUIDADO COM A ESCRITA DE MENSAGENS EM AVA PARA O ESTABELECIMENTO DAS RELAÇÕES E INTERAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS. POR ÚLTIMO, AO ABORDAR SOBRE A AVALIAÇÃO, FOCOU-SE NA IMPRESCINDIBILIDADE DE O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO SER BEM ELABORADO A FIM DE DAR EVIDÊNCIA MAIS EFETIVAS A RESPEITO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COM ISSO, DOIS TEMAS FORAM RESSALTADOS: A IMPORTÂNCIA DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, COMO A RUBRICA, E A ELABORAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE QUESTÕES. AS REFLEXÕES PROPOSTAS NO CURSO “PRÁTICAS-DOCENTE COM RECURSOS TECNOLÓGICOS” SERVIRAM DE BASE PARA OS DOIS PERÍODOS ESPECIAIS (PE) INSTITUÍDOS NA UFPR E, POSTERIORMENTE, PARA A RETOMADA DO CALENDÁRIO ACADÊMICO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021. COM OS AVANÇOS NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA, NOVOS CAMINHOS FORAM SENDO DELINEADOS NA UNIVERSIDADE E O ENSINO HÍBRIDO PASSOU A SER ENTENDIDO COMO UMA ESTRATÉGIA PARA POSSIBILITAR A OFERTA DE DISCIPLINAS ESPECIFICAMENTE PRÁTICAS – LABORATÓRIO, CAMPO E ESTÁGIO (RESOLUÇÃO CEPE Nº22/2021). POR ESSA COMPREENSÃO, A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS SERVIDORES DOCENTES BEM COMO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM CARGOS DE PEDAGOGO E DE TÉCNICO EM ASSUNTOS ESTUDANTIS (TAE) FOI VIABILIZADA PELO CURSO “DO ENSINO REMOTO AO ENSINO HÍBRIDO: PERCURSOS DE APRENDIZAGEM”, NA MODALIDADE EAD, FECHANDO A PRIMEIRA OFERTA COM 5 TURMAS. CONSIDERANDO TODA A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA PELOS DOCENTES EM UM ANO DE ERE, NESTA FORMAÇÃO, FOCOU-SE NA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO, NO ESTABELECIMENTO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM EM CADA DISCIPLINA PARA, A PARTIR DELES, PENSAR NOS MODELOS DE ENSINO REMOTO OU HÍBRIDO BEM COMO AS ESTRATÉGIAS PARA O USO DOS RECURSOS DIGITAIS. PELA CONSTANTE MESCLA E CONFUSÃO DE CONCEITOS, SEDIMENTAR AS DIFERENÇAS ENTRE A EAD, ENSINO REMOTO E ENSINO HÍBRIDO FOI BASILAR PARA, NA SEQUÊNCIA, COM A COMPREENSÃO DAS ETAPAS QUE ENVOLVEM O PLANEJAMENTO DIDÁTICO, CONFORME FORMULAÇÃO DE MENEGOLLA E SANT’ANNA (2020), ANALISAR O PRÓPRIO PLANO DE AULA VIGENTE E A REESCREVÊ-LO À LUZ DAS REFLEXÕES PROPOSTAS NO CURSO. ENTENDENDO, ASSIM, QUE SÃO OS FINS PEDAGÓGICOS QUE DEFINEM A ESCOLHA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, O PLANEJAMENTO DIDÁTICO DA AULA PASSOU A GUIAR-SE PELOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM A SEREM ALCANÇADOS E VIABILIZADOS PELA METODOLOGIA ESCOLHIDA E OS RECURSOS UTILIZADOS. COM A OFERTA DOS CURSOS, CONSTATOU-SE UM MOVIMENTO DE REPENSAR AS PRÁTICAS PARA O ENSINO SUPERIOR QUE, POR MEIO DAS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E METODOLOGIAS DO ENSINO SUPERIOR, ESGARÇOU OS MODELOS DE AULAS ENGESSADOS E PAUTADOS, PRINCIPALMENTE, NA FIGURA CENTRAL DO DOCENTE COMO DETENTOR DO CONHECIMENTO A SER TRANSMITIDO AO ESTUDANTE, PERCEBIDO APENAS COMO UM RECEPTOR. CONCLUIU-SE QUE OS PAPÉIS DOS DOCENTES E DOS DISCENTES NESSES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM VIRTUAIS TORNARAM-SE ATIVOS, AMBOS PRECISARAM ADQUIRIR E DESENVOLVER CAPACIDADES DIGITAIS, TANTO TÉCNICAS QUANTO COMPORTAMENTAIS, PARA QUE AS ATIVIDADES DE ENSINO E ACADÊMICAS FOSSEM RETOMADAS. SEM DÚVIDA, TODA A VIVÊNCIA DOCENTE E APRENDIZADO COM O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA COVID-19 PERMANECERÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MESMO COM O RETORNO À NORMALIDADE E À PRESENCIALIDADE, POIS, TORNOU-SE EVIDENTE SER UM DOS QUESITOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SÉCULO XXI O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DIGITAIS.

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