Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

DICIONÁRIOS ESCOLARES E ESTRATÉGIAS DE (COMPREENSÃO EM) LEITURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: LÉXICO, VOCABULÁRIO., DICIONÁRIOS ESCOLARES., ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS (DE COMPREENSÃO EM) LEITURA., , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL TÊM DEMONSTRADO QUE O DICIONÁRIO ESCOLAR PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO LEXICAL DO ALUNO, POR ISSO AS PROPOSTAS LEXICOGRÁFICAS DOS DICIONÁRIOS ESCOLARES DEVEM SER DESTINADAS AO PERFIL DO PÚBLICO ESPECÍFICO. DIANTE DISSO, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO DISCUTIR E PROPOR UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO E SEU USO, POR EXEMPLO, EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O TRABALHO JÁ REALIZADO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTE FIM. A PARTIR DA SELEÇÃO DE UM CONJUNTO DE TEXTOS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS, SE BUSCARÁ TESTAR EM DOIS GRUPOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO CICLO – GRUPO DE CONTROLE E EXPERIMENTAL –, A EFETIVIDADE DESTA ESTRATÉGIA E COMO ELA CONTRIBUI PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO USO DO DICIONÁRIO E SEU PAPEL NA COMPREENSÃO EM LEITURA. ESTE TRABALHO COMPREENDE UMA INTERVENÇÃO DE CUNHO EXPERIMENTAL. 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EM 2012, O MEC SELECIONOU E DISTRIBUIU PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DICIONÁRIOS ADEQUADOS ÀS FAIXAS ETÁRIAS ESPECÍFICAS PARA CADA ANO ESCOLAR. PARA ESTA PESQUISA SERÃO UTILIZADOS, COMO SUPORTE E APOIO, OS DICIONÁRIOS DO TIPO 3, QUE FORAM SELECIONADOS E DISTRIBUÍDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – DICIONÁRIOS. ESSES DICIONÁRIOS SÃO DESTINADOS PARA ESTUDANTES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSUEM UMA PROPOSTA LEXICOGRÁFICA ADEQUADA AOS NÍVEIS DE ENSINO. PERCEBEMOS QUE, MESMO O MEC DISTRIBUINDO OS DICIONÁRIOS PARA AS ESCOLAS DE TODO O PAÍS, ELES AINDA SÃO POUCO UTILIZADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO OU FORMAÇÃO NA ÁREA, OS DICIONÁRIOS SÃO NÃO EXPLORADOS DE FORMA ADEQUADA EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, É PRECISO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS PREOCUPEM-SE EM FORNECER AOS PROFESSORES MAIS FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES SOBRE LÉXICO, LEXICOGRAFIA E DICIONÁRIO. ASSIM, BUSCA-SE QUE O DICIONÁRIO SEJA UTILIZADO DE FORMA CONSTANTE EM SALA DE AULA, PARA QUE SE TORNE UM INSTRUMENTO PRESENTE DE APOIO E SUPORTE EM TODO O CONTEXTO ESCOLAR, A FIM DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E PSICOLINGUÍSTICO DOS ESTUDANTES, AMPLIANDO SUAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DA ESCOLA, OU SEJA, NO MUNDO DO TRABALHO, NA SUA COMUNIDADE E OFERECER AO PROFESSOR SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES DOCENTES."
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          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
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                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
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                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
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                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

UMA BÍBLIA E UM DICIONÁRIO SÃO AS OBRAS QUE A MAIOR PARTE DOS LARES, MESMO OS MAIS SIMPLES E ATÉ MESMO OS MAIS LETRADOS, POSSUEM. O PRIMEIRO, SÍMBOLO DE FÉ. O SEGUNDO, DO RECONHECIMENTO DA LÍNGUA ENSINADA NA ESCOLA, A LÍNGUA NACIONAL. A PRESENÇA DOS DICIONÁRIOS SINALIZA A CRENÇA DE QUE HÁ UMA FONTE DE CONHECIMENTO QUE PODE SER CONSULTADA QUANDO DÚVIDAS A RESPEITO DAS PALAVRAS FOREM ENCONTRADAS. CONTUDO, ESTA FONTE NEM SEMPRE ESTÁ ACESSÍVEL, EM SUA FORMA, PARA QUEM NÃO FOI ENSINADO A TRABALHAR COM ELA – NA CONTEMPORANEIDADE, PAPEL ESTE DA ESCOLA. DESSE MODO, OS DICIONÁRIOS ESCOLARES SÃO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O CONSULENTE PODE, NESTE ASPECTO, COMPREENDER E SE BENEFICIAR DE TODO CONHECIMENTO QUE UM DICIONÁRIO PODE OFERECER. ASSIM, O DICIONÁRIO PODE SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PRESENTE EM TODOS OS COMPONENTES CURRICULARES, TRANSFORMANDO O USUÁRIO E FAZENDO COM QUE ELE SEJA CAPAZ DE UTILIZAR O SEU CONHECIMENTO ADQUIRIDO AO LONGO DE SUA VIDA. AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO DICIONÁRIO CONTRIBUEM PARA O CONHECIMENTO DA LÍNGUA, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL E CONSEQUENTEMENTE, PARA MELHORAR A COMPREENSÃO EM LEITURA. A LEITURA PERMITE ENRIQUECER O VOCABULÁRIO DE UMA LÍNGUA. AFINAL, NÃO É POSSÍVEL COMPREENDER UM TEXTO SEM CONHECER O SEU VOCABULÁRIO. NESSE SENTIDO, O CONHECIMENTO DO VOCABULÁRIO É FUNDAMENTAL PARA COMPREENSÃO DA LEITURA, DO MESMO MODO QUE A LEITURA TAMBÉM TEM PAPEL DE DESTAQUE NA AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO. O USO DO DICIONÁRIO, NESTE CONTEXTO, TORNA-SE UM RECURSO IMPORTANTE TANTO PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO, QUANTO NA PRODUÇÃO LINGUÍSTICA. ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL TÊM DEMONSTRADO QUE O DICIONÁRIO ESCOLAR PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO LEXICAL DO ALUNO, POR ISSO AS PROPOSTAS LEXICOGRÁFICAS DOS DICIONÁRIOS ESCOLARES DEVEM SER DESTINADAS AO PERFIL DO PÚBLICO ESPECÍFICO. DIANTE DISSO, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO DISCUTIR E PROPOR UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO E SEU USO, POR EXEMPLO, EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O TRABALHO JÁ REALIZADO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTE FIM. A PARTIR DA SELEÇÃO DE UM CONJUNTO DE TEXTOS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS, SE BUSCARÁ TESTAR EM DOIS GRUPOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO CICLO – GRUPO DE CONTROLE E EXPERIMENTAL –, A EFETIVIDADE DESTA ESTRATÉGIA E COMO ELA CONTRIBUI PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO USO DO DICIONÁRIO E SEU PAPEL NA COMPREENSÃO EM LEITURA. ESTE TRABALHO COMPREENDE UMA INTERVENÇÃO DE CUNHO EXPERIMENTAL. NESSE VIÉS, DESTACAMOS QUE OS DICIONÁRIOS POSSUEM GRANDE POTENCIAL PEDAGÓGICO PORQUE CONTRIBUEM PARA (A COMPREENSÃO EM) LEITURA, ESCRITA E EXPRESSÃO DOS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO INFORMAÇÕES SOBRE O LÉXICO, SEUS USOS, SIGNIFICADOS E SENTIDOS. SENDO ASSIM, CONTRIBUEM PARA A ALFABETIZAÇÃO E PARA O DESENVOLVIMENTO (DA COMPREENSÃO EM) LEITURA. MUDANÇAS NO USO, NAS FORMAS, PROPÓSITOS DE USO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O USO DO DICIONÁRIO DE FORMA MAIS EFETIVA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE SUA CONSULTA, SÃO RESULTADOS QUE SE ESPERA VERIFICAR NA ANÁLISE DE DADOS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS (DIDÁTICAS) DAS HABILIDADES DE USO DO DICIONÁRIO PARA A AMPLIAÇÃO DO LÉXICO, VISANDO À COMPREENSÃO LEITORA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS DICIONÁRIOS PASSARAM A CONTEMPLAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS SOMENTE A PARTIR DE 2001, ATRAVÉS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. EM 2012, O MEC SELECIONOU E DISTRIBUIU PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DICIONÁRIOS ADEQUADOS ÀS FAIXAS ETÁRIAS ESPECÍFICAS PARA CADA ANO ESCOLAR. PARA ESTA PESQUISA SERÃO UTILIZADOS, COMO SUPORTE E APOIO, OS DICIONÁRIOS DO TIPO 3, QUE FORAM SELECIONADOS E DISTRIBUÍDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – DICIONÁRIOS. ESSES DICIONÁRIOS SÃO DESTINADOS PARA ESTUDANTES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSUEM UMA PROPOSTA LEXICOGRÁFICA ADEQUADA AOS NÍVEIS DE ENSINO. PERCEBEMOS QUE, MESMO O MEC DISTRIBUINDO OS DICIONÁRIOS PARA AS ESCOLAS DE TODO O PAÍS, ELES AINDA SÃO POUCO UTILIZADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO OU FORMAÇÃO NA ÁREA, OS DICIONÁRIOS SÃO NÃO EXPLORADOS DE FORMA ADEQUADA EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, É PRECISO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS PREOCUPEM-SE EM FORNECER AOS PROFESSORES MAIS FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES SOBRE LÉXICO, LEXICOGRAFIA E DICIONÁRIO. ASSIM, BUSCA-SE QUE O DICIONÁRIO SEJA UTILIZADO DE FORMA CONSTANTE EM SALA DE AULA, PARA QUE SE TORNE UM INSTRUMENTO PRESENTE DE APOIO E SUPORTE EM TODO O CONTEXTO ESCOLAR, A FIM DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E PSICOLINGUÍSTICO DOS ESTUDANTES, AMPLIANDO SUAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DA ESCOLA, OU SEJA, NO MUNDO DO TRABALHO, NA SUA COMUNIDADE E OFERECER AO PROFESSOR SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES DOCENTES.

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