O PRESENTE TRABALHO VISA APRESENTAR UM PANORAMA DE TRABALHOS QUE VERSEM SOBRE O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. O COMPONENTE DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO É COMUM A TODAS AS LICENCIATURAS E, DESSA FORMA, HÁ QUESTÕES GERAIS E DILEMAS QUE PERMEIAM TODOS AQUELES QUE PASSAM POR ESSA FORMAÇÃO. NO ENTANTO, OBJETIVAMOS VERIFICAR COMO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA ESPECÍFICA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIOLOGIA TEM SIDO ABORDADO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS. NOSSO TRABALHO INICIA COM A CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROPOSTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS, E, A SEGUIR, PROCEDEMOS COM UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA SOBRE TRABALHOS COMPLETOS QUE TENHAM SIDO PUBLICADOS EM PERIÓDICOS OU EM ANAIS DE EVENTOS. A BUSCA DESSES ARTIGOS DEU-SE NO INDEXADOR GOOGLE SCHOLAR, COM O USO DOS OPERADORES BOLEANOS “SOCIOLOGIA” AND “ESTÁGIO” AND “LICENCIATURA”, RESULTANDO EM 34.000 RESULTADOS. FORAM VERIFICADAS AS PRIMEIRAS 24 PÁGINAS DE RESULTADOS, UM TOTAL DE 240 TRABALHOS, SENDO CONSIDERADOS APENAS AQUELES QUE APRESENTAVAM CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, MESMO QUE ESTE NÃO FOSSE O FOCO PRINCIPAL DO TRABALHO (51 TRABALHOS). A CONCLUSÃO DA BUSCA RESULTOU EM CINCO CATEGORIAS DE TRABALHOS: AQUELES QUE TRABALHAM O TEMA DENTRO DE UM DEBATE GERAL DAS FORMAÇÕES E ATUAÇÕES DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO; AQUELES QUE REFLETEM O LUGAR DO ESTÁGIO NA ÁREA, MAS O FAZEM NO PLANO TEÓRICO, SEM CONTAR COM DADOS RELATIVOS A LICENCIANDOS E PROFESSORES ATUANTES; AQUELES QUE REFLETEM A PRÁTICA DE ESTÁGIO INTEGRADA AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA; AQUELES QUE SE CARACTERIZAM ENQUANTO RELATOS DE EXPERIÊNCIA; E OS QUE BUSCAM REFLETIR O LUGAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA A PARTIR DE DADOS EMPÍRICOS COLETADOS COM LICENCIANDOS E/OU LICENCIADOS