Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

AS TRANSLAÇÕES DE INTERESSE E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL APOIADA NA TEORIA ATOR-REDE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRANSLAÇÃO DE INTERESSE, TEORIA ATOR-REDE Comunicação Oral (CO) ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
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ALÉM DISSO, OS SUBPROJETOS SÃO ORGANIZADOS DE FORMA DIFERENTES EM AMBOS OS PROJETOS INSTITUCIONAIS, E ESPECIFICAMENTE SOBRE O SUBPROJETO BIOLOGIA, ESTE É APRESENTADO NO PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMA INCOMPLETA, COMPARADO AO SUBPROJETO QUE O DOCENTE ORIENTADOR REPASSA PARA OS PRECEPTORES. IDENTIFICAMOS TAMBÉM, QUE O INTERESSE EXPLICITADO NOS EDITAIS EM QUERER INDUZIR AS IES A ADEQUAREM SUAS LICENCIATURAS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DEIXA TRANSPARECER O CONTROLE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO AO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS, RESTRINGINDO ASSIM, A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. DO PONTO DE VISTA DA TEORIA ATOR-REDE, O PRP FIGURA, PORTANTO, COMO UM PONTO DE PASSAGEM OBRIGATÓRIO QUE FACILITA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DO MEC NAS IES, PERMITINDO QUE ESTAS TENHAM UMA MAIOR PENETRAÇÃO E ACEITAÇÃO NAS UNIVERSIDADES."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
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                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
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                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TEXTO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO QUE ENCONTRA-SE EM DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA, QUE TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS IMPACTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, INSPIRADO NA TEORIA ATOR-REDE. ESTANDO NA PAUTA DA ATUAL POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AMBOS OS EDITAIS, Nº 06/2018 E Nº 01/2020, LANÇADOS PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), OBJETIVAM SELECIONAR, NO ÂMBITO DO PROGRAMA, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES QUE ESTIMULEM ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, CONDUZIDOS EM PARCERIA COM AS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (CAPES, 2018; 2020). POR TRATAR-SE DE UMA POLÍTICA RECENTE E UM TANTO CONTROVERSA, O PRESENTE RECORTE BUSCA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: AS TRANSLAÇÕES DE INTERESSE IDENTIFICADAS NOS DOCUMENTOS DO PRP CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE? TENDO EM VISTA QUE OS PROFISSIONAIS DOCENTES RECEBEM SUA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DESTAS INSTITUIÇÕES, ARTICULADA COM AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, JULGA-SE NECESSÁRIO INVESTIGAR COMO O REFERIDO PROGRAMA ENCONTRA-SE ORGANIZADO NAS IES. POR ISSO, OBJETIVAMOS DESCREVER AS TRANSLAÇÕES IDENTIFICADAS NOS DOCUMENTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PREVISTO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS, QUE IMPLANTOU O PROGRAMA DESDE A PRIMEIRA CHAMADA PÚBLICA DA CAPES, EM 2018. PARA ISSO, APRESENTAMOS UM BREVE HISTÓRICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTUDADA, TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE AS MUDANÇAS NO CONTEXTO DO CURRÍCULO, E A IMPORTÂNCIA DO MESMO NA E PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS, ABORDANDO OS IMPACTOS NAS UNIDADES CURRICULARES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MEDIANTE A IMPLANTAÇÃO DO PRP. DISCUTIMOS EM UM OUTRO TÓPICO, SOBRE A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LANÇADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TRAZENDO INFORMAÇÕES BASEADAS EM ESTUDOS JÁ DESENVOLVIDOS SOBRE OS IMPACTOS QUE A REFERIDA POLÍTICA TROUXE JUNTO COM SEU LANÇAMENTO. PARA MAIS, APOIAMOS EM AUTORES COMO: PIMENTA E LIMA (2012; 2017; 2019), GATTI (2016; 2017; 2019) E ALLAIN (2015), VISTO QUE AS AUTORAS ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL E AS MODIFICAÇÕES QUE ESTE VEM SOFRENDO. PARA NOS AUXILIAR NA DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, APOIAMOS EM PIMENTA (2005, 2006; 2012), GARCIA; HYPOLITO E VIEIRA (2005), TENDO EM VISTA QUE ELES SE REFEREM À IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE COMO ALGO QUE SE CONSTRÓI, DESTACANDO EM SEUS TRABALHOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PASSAR POR UM PROCESSO DE FORMAÇÃO SISTEMATIZADA PARA ASSUMIR TAREFAS RELATIVAS À DOCÊNCIA, ALINHANDO-SE A IDEIA A QUAL DEFENDEMOS: A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE É UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO. TRAZEMOS TAMBÉM COMO NOSSO MARCO TEÓRICO A TEORIA ATOR-REDE, DEFENDIDA POR LATOUR (2000). NO QUE CONCERNE À METODOLOGIA, A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, CARACTERIZADA COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, SUPORTADA POR REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS FORAM AS LEIS, PARECERES, NORMATIVAS, EDITAIS DA CAPES 06/2018 E 01/2020, PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE EM TELA, PROJETOS INSTITUCIONAIS DO PRP DA MESMA INSTITUIÇÃO, BEM COMO OS SUBPROJETOS DE BIOLOGIA. DE POSSE DESTES DOCUMENTOS, APÓS LEITURA ATENTA, PARTIMOS PARA SUA ANÁLISE A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), DE MORAES E GALIAZZI (2007), DIALOGANDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL COM A TAR, A QUAL NOS PERMITIU DESCREVER OS MOVIMENTOS DE TRANSLAÇÃO (LATOUR, 2012) REALIZADOS PELOS ATORES IDENTIFICADOS NA PESQUISA. CONSTATAMOS, QUE O PROJETO INSTITUCIONAL DO PRP, IMPLANTADO NA UNIVERSIDADE ESTUDADA, DEIXA TRANSPARECER QUE FOI ESCRITO DE FORMA ALIGEIRADA, DEIXANDO MARGEM PARA QUESTÕES MUITAS DAS VEZES CONTROVERSAS, COMO POR EXEMPLO, A QUESTÃO DO ESTAGIÁRIO QUE NÃO PARTICIPA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONSEGUIR SER BENEFICIADO COM A IMPLANTAÇÃO DO MESMO. ALÉM DISSO, OS SUBPROJETOS SÃO ORGANIZADOS DE FORMA DIFERENTES EM AMBOS OS PROJETOS INSTITUCIONAIS, E ESPECIFICAMENTE SOBRE O SUBPROJETO BIOLOGIA, ESTE É APRESENTADO NO PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMA INCOMPLETA, COMPARADO AO SUBPROJETO QUE O DOCENTE ORIENTADOR REPASSA PARA OS PRECEPTORES. IDENTIFICAMOS TAMBÉM, QUE O INTERESSE EXPLICITADO NOS EDITAIS EM QUERER INDUZIR AS IES A ADEQUAREM SUAS LICENCIATURAS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DEIXA TRANSPARECER O CONTROLE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO AO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS, RESTRINGINDO ASSIM, A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. DO PONTO DE VISTA DA TEORIA ATOR-REDE, O PRP FIGURA, PORTANTO, COMO UM PONTO DE PASSAGEM OBRIGATÓRIO QUE FACILITA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DO MEC NAS IES, PERMITINDO QUE ESTAS TENHAM UMA MAIOR PENETRAÇÃO E ACEITAÇÃO NAS UNIVERSIDADES.

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