O PRESENTE TEXTO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO QUE ENCONTRA-SE EM DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA, QUE TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS IMPACTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, INSPIRADO NA TEORIA ATOR-REDE. ESTANDO NA PAUTA DA ATUAL POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AMBOS OS EDITAIS, Nº 06/2018 E Nº 01/2020, LANÇADOS PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), OBJETIVAM SELECIONAR, NO ÂMBITO DO PROGRAMA, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES QUE ESTIMULEM ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, CONDUZIDOS EM PARCERIA COM AS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (CAPES, 2018; 2020). POR TRATAR-SE DE UMA POLÍTICA RECENTE E UM TANTO CONTROVERSA, O PRESENTE RECORTE BUSCA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: AS TRANSLAÇÕES DE INTERESSE IDENTIFICADAS NOS DOCUMENTOS DO PRP CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE? TENDO EM VISTA QUE OS PROFISSIONAIS DOCENTES RECEBEM SUA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DESTAS INSTITUIÇÕES, ARTICULADA COM AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, JULGA-SE NECESSÁRIO INVESTIGAR COMO O REFERIDO PROGRAMA ENCONTRA-SE ORGANIZADO NAS IES. POR ISSO, OBJETIVAMOS DESCREVER AS TRANSLAÇÕES IDENTIFICADAS NOS DOCUMENTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PREVISTO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS, QUE IMPLANTOU O PROGRAMA DESDE A PRIMEIRA CHAMADA PÚBLICA DA CAPES, EM 2018. PARA ISSO, APRESENTAMOS UM BREVE HISTÓRICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTUDADA, TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE AS MUDANÇAS NO CONTEXTO DO CURRÍCULO, E A IMPORTÂNCIA DO MESMO NA E PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS, ABORDANDO OS IMPACTOS NAS UNIDADES CURRICULARES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MEDIANTE A IMPLANTAÇÃO DO PRP. DISCUTIMOS EM UM OUTRO TÓPICO, SOBRE A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LANÇADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TRAZENDO INFORMAÇÕES BASEADAS EM ESTUDOS JÁ DESENVOLVIDOS SOBRE OS IMPACTOS QUE A REFERIDA POLÍTICA TROUXE JUNTO COM SEU LANÇAMENTO. PARA MAIS, APOIAMOS EM AUTORES COMO: PIMENTA E LIMA (2012; 2017; 2019), GATTI (2016; 2017; 2019) E ALLAIN (2015), VISTO QUE AS AUTORAS ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL E AS MODIFICAÇÕES QUE ESTE VEM SOFRENDO. PARA NOS AUXILIAR NA DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, APOIAMOS EM PIMENTA (2005, 2006; 2012), GARCIA; HYPOLITO E VIEIRA (2005), TENDO EM VISTA QUE ELES SE REFEREM À IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE COMO ALGO QUE SE CONSTRÓI, DESTACANDO EM SEUS TRABALHOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PASSAR POR UM PROCESSO DE FORMAÇÃO SISTEMATIZADA PARA ASSUMIR TAREFAS RELATIVAS À DOCÊNCIA, ALINHANDO-SE A IDEIA A QUAL DEFENDEMOS: A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE É UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO. TRAZEMOS TAMBÉM COMO NOSSO MARCO TEÓRICO A TEORIA ATOR-REDE, DEFENDIDA POR LATOUR (2000). NO QUE CONCERNE À METODOLOGIA, A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, CARACTERIZADA COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, SUPORTADA POR REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS FORAM AS LEIS, PARECERES, NORMATIVAS, EDITAIS DA CAPES 06/2018 E 01/2020, PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE EM TELA, PROJETOS INSTITUCIONAIS DO PRP DA MESMA INSTITUIÇÃO, BEM COMO OS SUBPROJETOS DE BIOLOGIA. DE POSSE DESTES DOCUMENTOS, APÓS LEITURA ATENTA, PARTIMOS PARA SUA ANÁLISE A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), DE MORAES E GALIAZZI (2007), DIALOGANDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL COM A TAR, A QUAL NOS PERMITIU DESCREVER OS MOVIMENTOS DE TRANSLAÇÃO (LATOUR, 2012) REALIZADOS PELOS ATORES IDENTIFICADOS NA PESQUISA. CONSTATAMOS, QUE O PROJETO INSTITUCIONAL DO PRP, IMPLANTADO NA UNIVERSIDADE ESTUDADA, DEIXA TRANSPARECER QUE FOI ESCRITO DE FORMA ALIGEIRADA, DEIXANDO MARGEM PARA QUESTÕES MUITAS DAS VEZES CONTROVERSAS, COMO POR EXEMPLO, A QUESTÃO DO ESTAGIÁRIO QUE NÃO PARTICIPA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONSEGUIR SER BENEFICIADO COM A IMPLANTAÇÃO DO MESMO. ALÉM DISSO, OS SUBPROJETOS SÃO ORGANIZADOS DE FORMA DIFERENTES EM AMBOS OS PROJETOS INSTITUCIONAIS, E ESPECIFICAMENTE SOBRE O SUBPROJETO BIOLOGIA, ESTE É APRESENTADO NO PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMA INCOMPLETA, COMPARADO AO SUBPROJETO QUE O DOCENTE ORIENTADOR REPASSA PARA OS PRECEPTORES. IDENTIFICAMOS TAMBÉM, QUE O INTERESSE EXPLICITADO NOS EDITAIS EM QUERER INDUZIR AS IES A ADEQUAREM SUAS LICENCIATURAS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DEIXA TRANSPARECER O CONTROLE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO AO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS, RESTRINGINDO ASSIM, A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. DO PONTO DE VISTA DA TEORIA ATOR-REDE, O PRP FIGURA, PORTANTO, COMO UM PONTO DE PASSAGEM OBRIGATÓRIO QUE FACILITA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DO MEC NAS IES, PERMITINDO QUE ESTAS TENHAM UMA MAIOR PENETRAÇÃO E ACEITAÇÃO NAS UNIVERSIDADES.