ORIGINADO NA CIÊNCIA MEDICINAL, O ESTUDO DE CASO SURGE COMO UM MÉTODO QUE BUSCA FACILITAR A RELAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA, APRESENTANDO PROBLEMAS E SITUAÇÕES CONTEXTUALIZADAS COM A REALIDADE DO PÚBLICO ALVO. COM SUA APLICAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS, O ESTUDO DE CASO ALCANÇOU PRINCIPALMENTE O STATUS DE MÉTODO DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS, POR PROMOVER AOS DISCENTES UM CONTATO MAIS REALISTA COM A CIÊNCIA E, SOBRETUDO, COMBATER AS PROBLEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO BANCÁRIA, ONDE, OS ALUNOS SÃO MEROS COFRES A SEREM PREENCHIDOS COM UM SABER SOBERANO, ORIUNDO DO EDUCADOR. DESTE MODO, A EDUCAÇÃO BANCÁRIA NÃO POSSIBILITA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NO QUAL ELE DEVERIA POSSUIR O PAPEL DE PROTAGONISTA, APRESENTANDO ASSIM, UM ENSINO DISTANTE, IRREAL E, SOBRETUDO, DESCONEXO DA REALIDADE COTIDIANA VIVENCIADA PELO ALUNO, CARACTERIZANDO-SE AINDA, COMO UM ENSINO TRADICIONALISTA, QUE VISA APENAS A MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO, SEM QUALQUER APLICAÇÃO OU CORRELAÇÃO COM O CONTEXTO DOS ESTUDANTES. CABE SALIENTAR AINDA QUE NOS ANOS DE 2020 E 2021 OCORREU UM AGRAVAMENTO DESTA SITUAÇÃO NO CENÁRIO ESCOLAR, DEVIDO À ADOÇÃO DO FORMATO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESTE CENÁRIO, O PROTAGONISMO ESTUDANTIL PASSA A SER AINDA MAIS NEGLIGENCIADO, SENDO QUE, UM DOS FATORES QUE CONTRIBUIU PARA ISSO, FOI À DIFICULDADE DOS PROFESSORES EM ENCONTRAR FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE LEVEM OS ALUNOS À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO FORMATO DO ERE. DESTA FORMA, A FIM DE PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ESTUDANTES, O ESTUDO DE CASO MOSTRA-SE COMO UM IMPORTANTE ALIADO, ASSIM COMO O ENSINO SOB O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), VISTO QUE O MESMO TAMBÉM ABORDA A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO CONSTRUÍDO PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES E PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVAM O SEU CONTEXTO SOCIAL. A PARTIR DISTO, OBJETIVOU-SE ANALISAR OS IMPACTOS DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, DURANTE O PERÍODO DE ENSINO HÍBRIDO. NESTE FORMATO PARTE DOS ALUNOS ACOMPANHOU AS AULAS DE CASA (POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS) E, A OUTRA PARTE, PASSOU A PARTICIPAR DAS AULAS DE MANEIRA PRESENCIAL, COM ALTERNÂNCIA DOS GRUPOS A CADA SEMANA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, REALIZADOS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. COM A CONTINUIDADE DO ERE NA UNIVERSIDADE, OS RESIDENTES CUMPRIRAM SEUS ESTÁGIOS DE REGÊNCIA UTILIZANDO-SE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS, COM TRANSMISSÕES DE AULAS SÍNCRONAS VIA GOOGLE MEET. CLASSIFICOU-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA. A POPULAÇÃO AMOSTRAL CONSTITUIU-SE DE 28 DISCENTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UM COLÉGIO ESTADUAL LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA, PARANÁ. PARA APLICAÇÃO DO ESTUDO DE CASO, FORAM EMPREGADAS 3 AULAS, DE MODO QUE NA PRIMEIRA AULA FOI REALIZADO UM PRÉ-TESTE, COMPOSTO POR UMA ANÁLISE ACERCA DO CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS SOBRE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICAS, PARA ISSO, FEZ-SE AS SEGUINTES QUESTÕES AOS ESTUDANTES: “O QUE SÃO CROMOSSOMOS?”, “OS CROMOSSOMOS PODEM SOFRER ALTERAÇÕES?”. OS DISCENTES INSERIRAM AS SUAS RESPOSTAS NO SOFTWARE DE INTERATIVIDADE EDUPULSES, E ENTÃO, ESTAS FORMARAM UMA NUVEM DE PALAVRAS. JÁ A SEGUNDA AULA FOI DESTINADA À APLICAÇÃO DO ESTUDO DE CASO, O QUAL ABORDOU AS ALTERAÇÕES SOFRIDAS PELOS CROMOSSOMOS DE PESSOAS QUE FORAM INFECTADAS COM A SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE, CAUSADA PELO VÍRUS SARS-COV-2 (COVID-19). O CASO FOI CONSTRUÍDO COM BASE EM PESQUISADORES DA ÁREA QUE SALIENTAM QUE UM BOM ESTUDO DE CASO PRECISA ATENDER A ALGUNS REQUISITOS PARA SER CONSIDERADO DE QUALIDADE. ADEMAIS, UTILIZOU-SE UM ARTIGO E MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TEMA CENTRAL. A PARTIR DISSO, NA AULA DE APLICAÇÃO, OS RESIDENTES ENCARREGARAM-SE DE GUIAR OS ESTUDANTES PARA PESQUISAR A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO PROPOSTA NO FINAL DO ESTUDO DE CASO, A SABER: “APONTE QUAIS MUDANÇAS PODEM OCORRER NOS CROMOSSOMOS, ONDE ELAS OCORREM E COMO IMPACTAM AS PESSOAS INFECTADAS POR COVID-19, E, SE PODE VIR A EXISTIR ALGUM TRATAMENTO PARA TAIS PROBLEMAS”. POR FIM, A ÚLTIMA AULA FOI DESTINADA À APLICAÇÃO DE UM PÓS-TESTE, CONSTITUÍDO DAS MESMAS FERRAMENTAS APLICADAS NA PRIMEIRA AULA (QUESTÕES NORTEADORAS QUE ORIGINAM POSTERIORMENTE UMA NUVEM DE PALAVRAS), A FIM DE ANALISAR O IMPACTO DO ESTUDO DE CASO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PARTIR DE UMA ANÁLISE COMPARATIVA, OS RESULTADOS APONTAM UM AVANÇO DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES, DE MODO QUE NO PRÉ-TESTE 30% DOS ESTUDANTES RESPONDERAM QUE NÃO HAVERIA A POSSIBILIDADE DE CROMOSSOMOS SEREM ALTERADOS, INDEPENDENTE DO FATOR. EM COMPARAÇÃO, NO MOMENTO POSTERIOR À REALIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO, 100% DOS ESTUDANTES RESPONDERAM AFIRMATIVAMENTE A MESMA QUESTÃO, OU SEJA, CONFIRMARAM A POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO CROMOSSÔMICA, UTILIZANDO-SE DE EXEMPLO A SITUAÇÃO ABORDADA NO ESTUDO DE CASO, A FIM DE JUSTIFICAR A MUDANÇA DA RESPOSTA NO SEGUNDO MOMENTO. ADEMAIS, AS SOLUÇÕES TRAZIDAS PARA O PROBLEMA PROPOSTO DEMONSTRARAM A EFETIVIDADE DA PESQUISA REALIZADA PELOS DISCENTES, RESULTANDO EM RESOLUÇÕES SATISFATÓRIAS PARA A SITUAÇÃO-PROBLEMA APRESENTADA, POIS ESTAS FORAM EMBASADAS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS. REVELA-SE, ASSIM, QUE O ESTUDO DE CASO TEVE FUNÇÃO DE CATALISADOR NO PROCESSO DE PESQUISA COM RIGOR CIENTÍFICO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA E, SOBRETUDO, NA MINIMIZAÇÃO DOS IMPACTOS QUE O PROBLEMA APONTADO PODE CAUSAR NO PÚBLICO ALVO DO ESTUDO, ATRAVÉS DAS SOLUÇÕES PROPOSTAS NA ATIVIDADE. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE O ESTUDO DE CASO É UM MÉTODO ÚTIL E VERSÁTIL PARA UM ENSINO QUE RESGATA A ÂNSIA PELA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO EM BIOLOGIA APLICADO À SOCIEDADE, VISANDO, POR FIM, COMBATER A EDUCAÇÃO BANCÁRIA TRADICIONALISTA, A QUAL NÃO POSSUI REAL PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATUANTES CRITICAMENTE.