Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO EM UMA AULA SOBRE SÍNDROMES CROMOSSÔMICAS DURANTE O ENSINO HÍBRIDO

Palavra-chaves: CORONAVÍRUS, CROMOSSOMOS, CTS, ENSINO DE BIOLOGIA, ESTUDO DE CASO Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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DESTE MODO, A EDUCAÇÃO BANCÁRIA NÃO POSSIBILITA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NO QUAL ELE DEVERIA POSSUIR O PAPEL DE PROTAGONISTA, APRESENTANDO ASSIM, UM ENSINO DISTANTE, IRREAL E, SOBRETUDO, DESCONEXO DA REALIDADE COTIDIANA VIVENCIADA PELO ALUNO, CARACTERIZANDO-SE AINDA, COMO UM ENSINO TRADICIONALISTA, QUE VISA APENAS A MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO, SEM QUALQUER APLICAÇÃO OU CORRELAÇÃO COM O CONTEXTO DOS ESTUDANTES. CABE SALIENTAR AINDA QUE NOS ANOS DE 2020 E 2021 OCORREU UM AGRAVAMENTO DESTA SITUAÇÃO NO CENÁRIO ESCOLAR, DEVIDO À ADOÇÃO DO FORMATO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESTE CENÁRIO, O PROTAGONISMO ESTUDANTIL PASSA A SER AINDA MAIS NEGLIGENCIADO, SENDO QUE, UM DOS FATORES QUE CONTRIBUIU PARA ISSO, FOI À DIFICULDADE DOS PROFESSORES EM ENCONTRAR FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE LEVEM OS ALUNOS À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO FORMATO DO ERE. DESTA FORMA, A FIM DE PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ESTUDANTES, O ESTUDO DE CASO MOSTRA-SE COMO UM IMPORTANTE ALIADO, ASSIM COMO O ENSINO SOB O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), VISTO QUE O MESMO TAMBÉM ABORDA A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO CONSTRUÍDO PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES E PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVAM O SEU CONTEXTO SOCIAL. A PARTIR DISTO, OBJETIVOU-SE ANALISAR OS IMPACTOS DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, DURANTE O PERÍODO DE ENSINO HÍBRIDO. NESTE FORMATO PARTE DOS ALUNOS ACOMPANHOU AS AULAS DE CASA (POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS) E, A OUTRA PARTE, PASSOU A PARTICIPAR DAS AULAS DE MANEIRA PRESENCIAL, COM ALTERNÂNCIA DOS GRUPOS A CADA SEMANA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, REALIZADOS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. COM A CONTINUIDADE DO ERE NA UNIVERSIDADE, OS RESIDENTES CUMPRIRAM SEUS ESTÁGIOS DE REGÊNCIA UTILIZANDO-SE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS, COM TRANSMISSÕES DE AULAS SÍNCRONAS VIA GOOGLE MEET. CLASSIFICOU-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA. A POPULAÇÃO AMOSTRAL CONSTITUIU-SE DE 28 DISCENTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UM COLÉGIO ESTADUAL LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA, PARANÁ. PARA APLICAÇÃO DO ESTUDO DE CASO, FORAM EMPREGADAS 3 AULAS, DE MODO QUE NA PRIMEIRA AULA FOI REALIZADO UM PRÉ-TESTE, COMPOSTO POR UMA ANÁLISE ACERCA DO CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS SOBRE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICAS, PARA ISSO, FEZ-SE AS SEGUINTES QUESTÕES AOS ESTUDANTES: “O QUE SÃO CROMOSSOMOS?”, “OS CROMOSSOMOS PODEM SOFRER ALTERAÇÕES?”. OS DISCENTES INSERIRAM AS SUAS RESPOSTAS NO SOFTWARE DE INTERATIVIDADE EDUPULSES, E ENTÃO, ESTAS FORMARAM UMA NUVEM DE PALAVRAS. JÁ A SEGUNDA AULA FOI DESTINADA À APLICAÇÃO DO ESTUDO DE CASO, O QUAL ABORDOU AS ALTERAÇÕES SOFRIDAS PELOS CROMOSSOMOS DE PESSOAS QUE FORAM INFECTADAS COM A SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE, CAUSADA PELO VÍRUS SARS-COV-2 (COVID-19). O CASO FOI CONSTRUÍDO COM BASE EM PESQUISADORES DA ÁREA QUE SALIENTAM QUE UM BOM ESTUDO DE CASO PRECISA ATENDER A ALGUNS REQUISITOS PARA SER CONSIDERADO DE QUALIDADE. ADEMAIS, UTILIZOU-SE UM ARTIGO E MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TEMA CENTRAL. A PARTIR DISSO, NA AULA DE APLICAÇÃO, OS RESIDENTES ENCARREGARAM-SE DE GUIAR OS ESTUDANTES PARA PESQUISAR A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO PROPOSTA NO FINAL DO ESTUDO DE CASO, A SABER: “APONTE QUAIS MUDANÇAS PODEM OCORRER NOS CROMOSSOMOS, ONDE ELAS OCORREM E COMO IMPACTAM AS PESSOAS INFECTADAS POR COVID-19, E, SE PODE VIR A EXISTIR ALGUM TRATAMENTO PARA TAIS PROBLEMAS”. POR FIM, A ÚLTIMA AULA FOI DESTINADA À APLICAÇÃO DE UM PÓS-TESTE, CONSTITUÍDO DAS MESMAS FERRAMENTAS APLICADAS NA PRIMEIRA AULA (QUESTÕES NORTEADORAS QUE ORIGINAM POSTERIORMENTE UMA NUVEM DE PALAVRAS), A FIM DE ANALISAR O IMPACTO DO ESTUDO DE CASO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.  A PARTIR DE UMA ANÁLISE COMPARATIVA, OS RESULTADOS APONTAM UM AVANÇO DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES, DE MODO QUE NO PRÉ-TESTE 30% DOS ESTUDANTES RESPONDERAM QUE NÃO HAVERIA A POSSIBILIDADE DE CROMOSSOMOS SEREM ALTERADOS, INDEPENDENTE DO FATOR. EM COMPARAÇÃO, NO MOMENTO POSTERIOR À REALIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO, 100% DOS ESTUDANTES RESPONDERAM AFIRMATIVAMENTE A MESMA QUESTÃO, OU SEJA, CONFIRMARAM A POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO CROMOSSÔMICA, UTILIZANDO-SE DE EXEMPLO A SITUAÇÃO ABORDADA NO ESTUDO DE CASO, A FIM DE JUSTIFICAR A MUDANÇA DA RESPOSTA NO SEGUNDO MOMENTO. ADEMAIS, AS SOLUÇÕES TRAZIDAS PARA O PROBLEMA PROPOSTO DEMONSTRARAM A EFETIVIDADE DA PESQUISA REALIZADA PELOS DISCENTES, RESULTANDO EM RESOLUÇÕES SATISFATÓRIAS PARA A SITUAÇÃO-PROBLEMA APRESENTADA, POIS ESTAS FORAM EMBASADAS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS. REVELA-SE, ASSIM, QUE O ESTUDO DE CASO TEVE FUNÇÃO DE CATALISADOR NO PROCESSO DE PESQUISA COM RIGOR CIENTÍFICO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA E, SOBRETUDO, NA MINIMIZAÇÃO DOS IMPACTOS QUE O PROBLEMA APONTADO PODE CAUSAR NO PÚBLICO ALVO DO ESTUDO, ATRAVÉS DAS SOLUÇÕES PROPOSTAS NA ATIVIDADE. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE O ESTUDO DE CASO É UM MÉTODO ÚTIL E VERSÁTIL PARA UM ENSINO QUE RESGATA A ÂNSIA PELA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO EM BIOLOGIA APLICADO À SOCIEDADE, VISANDO, POR FIM, COMBATER A EDUCAÇÃO BANCÁRIA TRADICIONALISTA, A QUAL NÃO POSSUI REAL PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATUANTES CRITICAMENTE."
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

ORIGINADO NA CIÊNCIA MEDICINAL, O ESTUDO DE CASO SURGE COMO UM MÉTODO QUE BUSCA FACILITAR A RELAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA, APRESENTANDO PROBLEMAS E SITUAÇÕES CONTEXTUALIZADAS COM A REALIDADE DO PÚBLICO ALVO. COM SUA APLICAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS, O ESTUDO DE CASO ALCANÇOU PRINCIPALMENTE O STATUS DE MÉTODO DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS, POR PROMOVER AOS DISCENTES UM CONTATO MAIS REALISTA COM A CIÊNCIA E, SOBRETUDO, COMBATER AS PROBLEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO BANCÁRIA, ONDE, OS ALUNOS SÃO MEROS COFRES A SEREM PREENCHIDOS COM UM SABER SOBERANO, ORIUNDO DO EDUCADOR. DESTE MODO, A EDUCAÇÃO BANCÁRIA NÃO POSSIBILITA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NO QUAL ELE DEVERIA POSSUIR O PAPEL DE PROTAGONISTA, APRESENTANDO ASSIM, UM ENSINO DISTANTE, IRREAL E, SOBRETUDO, DESCONEXO DA REALIDADE COTIDIANA VIVENCIADA PELO ALUNO, CARACTERIZANDO-SE AINDA, COMO UM ENSINO TRADICIONALISTA, QUE VISA APENAS A MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO, SEM QUALQUER APLICAÇÃO OU CORRELAÇÃO COM O CONTEXTO DOS ESTUDANTES. CABE SALIENTAR AINDA QUE NOS ANOS DE 2020 E 2021 OCORREU UM AGRAVAMENTO DESTA SITUAÇÃO NO CENÁRIO ESCOLAR, DEVIDO À ADOÇÃO DO FORMATO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESTE CENÁRIO, O PROTAGONISMO ESTUDANTIL PASSA A SER AINDA MAIS NEGLIGENCIADO, SENDO QUE, UM DOS FATORES QUE CONTRIBUIU PARA ISSO, FOI À DIFICULDADE DOS PROFESSORES EM ENCONTRAR FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE LEVEM OS ALUNOS À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO FORMATO DO ERE. DESTA FORMA, A FIM DE PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ESTUDANTES, O ESTUDO DE CASO MOSTRA-SE COMO UM IMPORTANTE ALIADO, ASSIM COMO O ENSINO SOB O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), VISTO QUE O MESMO TAMBÉM ABORDA A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO CONSTRUÍDO PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES E PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVAM O SEU CONTEXTO SOCIAL. A PARTIR DISTO, OBJETIVOU-SE ANALISAR OS IMPACTOS DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, DURANTE O PERÍODO DE ENSINO HÍBRIDO. NESTE FORMATO PARTE DOS ALUNOS ACOMPANHOU AS AULAS DE CASA (POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS) E, A OUTRA PARTE, PASSOU A PARTICIPAR DAS AULAS DE MANEIRA PRESENCIAL, COM ALTERNÂNCIA DOS GRUPOS A CADA SEMANA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, REALIZADOS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. COM A CONTINUIDADE DO ERE NA UNIVERSIDADE, OS RESIDENTES CUMPRIRAM SEUS ESTÁGIOS DE REGÊNCIA UTILIZANDO-SE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS, COM TRANSMISSÕES DE AULAS SÍNCRONAS VIA GOOGLE MEET. CLASSIFICOU-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA. A POPULAÇÃO AMOSTRAL CONSTITUIU-SE DE 28 DISCENTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UM COLÉGIO ESTADUAL LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA, PARANÁ. PARA APLICAÇÃO DO ESTUDO DE CASO, FORAM EMPREGADAS 3 AULAS, DE MODO QUE NA PRIMEIRA AULA FOI REALIZADO UM PRÉ-TESTE, COMPOSTO POR UMA ANÁLISE ACERCA DO CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS SOBRE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICAS, PARA ISSO, FEZ-SE AS SEGUINTES QUESTÕES AOS ESTUDANTES: “O QUE SÃO CROMOSSOMOS?”, “OS CROMOSSOMOS PODEM SOFRER ALTERAÇÕES?”. OS DISCENTES INSERIRAM AS SUAS RESPOSTAS NO SOFTWARE DE INTERATIVIDADE EDUPULSES, E ENTÃO, ESTAS FORMARAM UMA NUVEM DE PALAVRAS. JÁ A SEGUNDA AULA FOI DESTINADA À APLICAÇÃO DO ESTUDO DE CASO, O QUAL ABORDOU AS ALTERAÇÕES SOFRIDAS PELOS CROMOSSOMOS DE PESSOAS QUE FORAM INFECTADAS COM A SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE, CAUSADA PELO VÍRUS SARS-COV-2 (COVID-19). O CASO FOI CONSTRUÍDO COM BASE EM PESQUISADORES DA ÁREA QUE SALIENTAM QUE UM BOM ESTUDO DE CASO PRECISA ATENDER A ALGUNS REQUISITOS PARA SER CONSIDERADO DE QUALIDADE. ADEMAIS, UTILIZOU-SE UM ARTIGO E MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TEMA CENTRAL. A PARTIR DISSO, NA AULA DE APLICAÇÃO, OS RESIDENTES ENCARREGARAM-SE DE GUIAR OS ESTUDANTES PARA PESQUISAR A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO PROPOSTA NO FINAL DO ESTUDO DE CASO, A SABER: “APONTE QUAIS MUDANÇAS PODEM OCORRER NOS CROMOSSOMOS, ONDE ELAS OCORREM E COMO IMPACTAM AS PESSOAS INFECTADAS POR COVID-19, E, SE PODE VIR A EXISTIR ALGUM TRATAMENTO PARA TAIS PROBLEMAS”. POR FIM, A ÚLTIMA AULA FOI DESTINADA À APLICAÇÃO DE UM PÓS-TESTE, CONSTITUÍDO DAS MESMAS FERRAMENTAS APLICADAS NA PRIMEIRA AULA (QUESTÕES NORTEADORAS QUE ORIGINAM POSTERIORMENTE UMA NUVEM DE PALAVRAS), A FIM DE ANALISAR O IMPACTO DO ESTUDO DE CASO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PARTIR DE UMA ANÁLISE COMPARATIVA, OS RESULTADOS APONTAM UM AVANÇO DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES, DE MODO QUE NO PRÉ-TESTE 30% DOS ESTUDANTES RESPONDERAM QUE NÃO HAVERIA A POSSIBILIDADE DE CROMOSSOMOS SEREM ALTERADOS, INDEPENDENTE DO FATOR. EM COMPARAÇÃO, NO MOMENTO POSTERIOR À REALIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO, 100% DOS ESTUDANTES RESPONDERAM AFIRMATIVAMENTE A MESMA QUESTÃO, OU SEJA, CONFIRMARAM A POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO CROMOSSÔMICA, UTILIZANDO-SE DE EXEMPLO A SITUAÇÃO ABORDADA NO ESTUDO DE CASO, A FIM DE JUSTIFICAR A MUDANÇA DA RESPOSTA NO SEGUNDO MOMENTO. ADEMAIS, AS SOLUÇÕES TRAZIDAS PARA O PROBLEMA PROPOSTO DEMONSTRARAM A EFETIVIDADE DA PESQUISA REALIZADA PELOS DISCENTES, RESULTANDO EM RESOLUÇÕES SATISFATÓRIAS PARA A SITUAÇÃO-PROBLEMA APRESENTADA, POIS ESTAS FORAM EMBASADAS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS. REVELA-SE, ASSIM, QUE O ESTUDO DE CASO TEVE FUNÇÃO DE CATALISADOR NO PROCESSO DE PESQUISA COM RIGOR CIENTÍFICO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA E, SOBRETUDO, NA MINIMIZAÇÃO DOS IMPACTOS QUE O PROBLEMA APONTADO PODE CAUSAR NO PÚBLICO ALVO DO ESTUDO, ATRAVÉS DAS SOLUÇÕES PROPOSTAS NA ATIVIDADE. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE O ESTUDO DE CASO É UM MÉTODO ÚTIL E VERSÁTIL PARA UM ENSINO QUE RESGATA A ÂNSIA PELA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO EM BIOLOGIA APLICADO À SOCIEDADE, VISANDO, POR FIM, COMBATER A EDUCAÇÃO BANCÁRIA TRADICIONALISTA, A QUAL NÃO POSSUI REAL PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATUANTES CRITICAMENTE.

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