Artigo E-book VIII ENALIC

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ISBN: 978-65-86901-58-0

DIDÁTICA: OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO

Palavra-chaves: DIDÁTICA, OBJETIVOS, CONTEÚDOS, MÉTODOS, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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PARA ELE, ASSIM COMO A NATUREZA TEM SEU PERCURSO LIVRE, A EDUCAÇÃO TAMBÉM TEM SEU RITMO E PRECISA SER OBSERVADA COMO UM PROCESSO QUE É REALIZADO DE DENTRO PARA FORA. SUAS IDEIAS SÃO DEFENDIDAS EM SEU LIVRO DIDÁTICA MAGNA. JÁ ROUSSEAU (1712-1778), INSPIROU-SE NOS IDEAIS DE COMÊNIO PARA, EM SEGUIDA, ARGUMENTAR QUE O HOMEM É BOM POR NATUREZA, MAS A SOCIEDADE O CORROMPE. POR ISSO, DEFENDE QUE O CURRÍCULO DEVERIA ISENTAR-SE DE PREPARAR A CRIANÇA PARA FINS SOCIAIS E FUTUROS, OU SEJA, POR MEIO DE UMA EDUCAÇÃO LIVRE, ESPONTÂNEA E NATURAL, SEM PRECOCIDADE. POR ÚLTIMO, TEMOS JOHANN FRIEDRICH HERBART (1776-1841), GRANDE DEFENSOR DA EDUCAÇÃO BASEADA EM CINCO PASSOS: PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO, COMPARAÇÃO, ASSIMILAÇÃO E APLICAÇÃO. SENDO ASSIM, A DIDÁTICA É A FERRAMENTA QUE NORTEIA O DOCENTE EM SUA PROFISSÃO, CONTRIBUINDO NA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE ENSINO QUE POSSAM SER UTILIZADAS EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO. ADEMAIS, É IMPORTANTE CONSIDERAR QUE A DIDÁTICA NÃO SE RESTRINGE SOMENTE À PRÁTICA EDUCATIVA DE ENSINO, MAS BUSCA COMPREENDER AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE PROFESSOR, ALUNO, MATÉRIA E A SOCIEDADE. ASSIM, A DIDÁTICA OBJETIVA AINDA ANALISAR E COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, VISANDO SUA EFICÁCIA. PARA SE OBTER UM RESULTADO SATISFATÓRIO, NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM, A APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS NECESSITA ESTAR ARTICULADO COM OS OBJETIVOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS QUE PRENUNCIAM OS RESULTADOS PROPOSTOS PELO DOCENTE. NESSA PERSPECTIVA, A TRÍADE OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS SÃO PARTES CONSTITUINTES DA DIDÁTICA ENQUANTO TEORIA DO ENSINO E POSSUEM COMO CARACTERÍSTICA A MÚTUA INTERDEPENDÊNCIA, OU SEJA, O MÉTODO DE ENSINO É DETERMINADO PELA RELAÇÃO OBJETIVO-CONTEÚDO. 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REALIZAMOS, PARA ISSO, UMA PESQUISA DE CAMPO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADO COLÉGIO CLÁSSICO REINAÇÕES, QUE ESTÁ LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE - CE. LOGO, PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A DIREÇÃO ESCOLAR DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, POR MEIO DA QUAL INVESTIGAMOS OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS UTILIZADOS NA ESCOLA, COMO SÃO ORGANIZADOS OS CONTEÚDOS DE ENSINO DA INSTITUIÇÃO, COMO SÃO SELECIONADOS OS MATERIAIS DIDÁTICOS, COMO ACONTECE A RELAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM COM OS DEMAIS COMPONENTES DO PROCESSO E QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS E MÉTODOS ALI UTILIZADOS. A ESCOLHA DA SUPRACITADA INSTITUIÇÃO FOI DESPERTADA PELO INTERESSE DE CONHECER COMO ACONTECE A ARTICULAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA FUNDAMENTADA NA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA, DE JEAN PIAGET. SOMADO A ISSO, A INSTITUIÇÃO SUPRACITADA BUSCA SEMPRE PROPORCIONAR AOS EDUCANDOS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS, OPORTUNIDADE DE CRIAR, TRANSFORMAR, DESCOBRIR, REDESCOBRIR, ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A CURIOSIDADE, APRESENTANDO UM PLANEJAMENTO DE ENSINO COM PROPOSTAS DIDÁTICAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS, POR MEIO DE DISCUSSÕES, PROBLEMAS E PESQUISAS. NESSE SENTIDO, ATRAVÉS DA FILOSOFIA CONSTRUTIVISTA, OS PROFESSORES DA ESCOLA ORGANIZAM A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS DE ACORDO COM AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE A SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS É COERENTE À PROPOSTA, UMA VEZ QUE OS MÉTODOS E OS OBJETIVOS DE ENSINO ESTÃO INTRINSECAMENTE ASSOCIADOS. PORTANTO, OS MÉTODOS POSSUEM AUTONOMIA DIANTE DOS OBJETIVOS E DOS CONTEÚDOS, ASSIM COMO A ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS DEPENDE TANTO DOS MÉTODOS DE ENSINO COMO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM. EM SÍNTESE, OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS CONSTITUEM A BASE OPERANTE DO PROCESSO DIDÁTICO NO COLÉGIO CLÁSSICO REINAÇÕES. ASSIM, ATRAVÉS DA FILOSOFIA CONSTRUTIVISTA, OS PROFESSORES SELECIONAM OS CONTEÚDOS CONSIDERANDO OS QUE SERIAM MELHOR ASSIMILADOS PELOS ALUNOS, OU SEJA, À MEDIDA QUE AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DETERMINAM QUE CONTEÚDOS PODERIAM SER TRABALHADOS. JÁ NA METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA EM RELAÇÃO À SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS, RECORRE-SE AOS MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO ORAL, DEMONSTRAÇÃO, ILUSTRAÇÃO E EXEMPLIFICAÇÃO, DEBATES, TEMPESTADE MENTAL, ESTUDO DIRIGIDO E CONVERSAÇÃO DIDÁTICA (AULA DIALOGADA). POR FIM, NOS OBJETIVOS DE ENSINO, SÃO ESPECIFICADOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES, CAPACIDADES ÚTEIS NA ESCOLA E NA VIDA PRÁTICA."
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
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                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

CONSIDERANDO A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DE TODAS AS OUTRAS PROFISSÕES E COMPREENDENDO QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É UMA AÇÃO PLANEJADA, NECESSITANDO, PORTANTO, DE UMA ORGANIZAÇÃO SISTEMÁTICA PARA QUE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEJA EXITOSO. NESSE SENTIDO, A DIDÁTICA OCUPA CENTRALIDADE FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. OUTROSSIM, NO DECORRER DAS TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS, SURGIRAM FILÓSOFOS QUE ABORDARAM A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DENTRE ELES, JOÃO COMÊNIO, JEAN-JACQUES ROUSSEAU E JOHANN FRIEDRICH HERBART SE DESTACAM POR SUAS GRANDES INFLUÊNCIAS NO SISTEMA. COMÊNIO (1592-1670), CONSIDERADO O PAI DA DIDÁTICA, FOI UM GRANDE DEFENSOR DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PARA TODOS, FORMULOU PRINCÍPIOS BÁSICOS DE UMA EDUCAÇÃO RACIONALISTA BASEADA NOS ESTUDOS SOBRE A NATUREZA E A CIÊNCIA MODERNA. PARA ELE, ASSIM COMO A NATUREZA TEM SEU PERCURSO LIVRE, A EDUCAÇÃO TAMBÉM TEM SEU RITMO E PRECISA SER OBSERVADA COMO UM PROCESSO QUE É REALIZADO DE DENTRO PARA FORA. SUAS IDEIAS SÃO DEFENDIDAS EM SEU LIVRO DIDÁTICA MAGNA. JÁ ROUSSEAU (1712-1778), INSPIROU-SE NOS IDEAIS DE COMÊNIO PARA, EM SEGUIDA, ARGUMENTAR QUE O HOMEM É BOM POR NATUREZA, MAS A SOCIEDADE O CORROMPE. POR ISSO, DEFENDE QUE O CURRÍCULO DEVERIA ISENTAR-SE DE PREPARAR A CRIANÇA PARA FINS SOCIAIS E FUTUROS, OU SEJA, POR MEIO DE UMA EDUCAÇÃO LIVRE, ESPONTÂNEA E NATURAL, SEM PRECOCIDADE. POR ÚLTIMO, TEMOS JOHANN FRIEDRICH HERBART (1776-1841), GRANDE DEFENSOR DA EDUCAÇÃO BASEADA EM CINCO PASSOS: PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO, COMPARAÇÃO, ASSIMILAÇÃO E APLICAÇÃO. SENDO ASSIM, A DIDÁTICA É A FERRAMENTA QUE NORTEIA O DOCENTE EM SUA PROFISSÃO, CONTRIBUINDO NA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE ENSINO QUE POSSAM SER UTILIZADAS EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO. ADEMAIS, É IMPORTANTE CONSIDERAR QUE A DIDÁTICA NÃO SE RESTRINGE SOMENTE À PRÁTICA EDUCATIVA DE ENSINO, MAS BUSCA COMPREENDER AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE PROFESSOR, ALUNO, MATÉRIA E A SOCIEDADE. ASSIM, A DIDÁTICA OBJETIVA AINDA ANALISAR E COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, VISANDO SUA EFICÁCIA. PARA SE OBTER UM RESULTADO SATISFATÓRIO, NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM, A APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS NECESSITA ESTAR ARTICULADO COM OS OBJETIVOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS QUE PRENUNCIAM OS RESULTADOS PROPOSTOS PELO DOCENTE. NESSA PERSPECTIVA, A TRÍADE OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS SÃO PARTES CONSTITUINTES DA DIDÁTICA ENQUANTO TEORIA DO ENSINO E POSSUEM COMO CARACTERÍSTICA A MÚTUA INTERDEPENDÊNCIA, OU SEJA, O MÉTODO DE ENSINO É DETERMINADO PELA RELAÇÃO OBJETIVO-CONTEÚDO. ADEMAIS, É IMPORTANTE CONSIDERAR A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO FAZER DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ALCANCE DOS CONHECIMENTOS. TAMBÉM É PRECISO DOMINAR OS CRITÉRIOS NECESSÁRIOS À APRENDIZAGEM, CONFORME A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS, MÉTODOS DE ENSINO; BEM COMO, É ESSENCIAL DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVO-CONTEÚDO-MÉTODO, CONSIDERANDO A UNIDADE ENTRE ELES. PARTINDO DESTES PRINCÍPIOS, A PESQUISA EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O PROCESSO DIDÁTICO: CONTEÚDOS, OBJETIVOS E MÉTODOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, DISCORREMOS SOBRE AS SEGUINTES QUESTÕES NORTEADORAS: DE QUE FORMA A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS INFLUENCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO? COMO SÃO DEFINIDOS OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM? QUAL A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS, OBJETIVOS E MÉTODOS? NO TOCANTE AO PERCURSO METODOLÓGICO, RECORREMOS À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. REALIZAMOS, PARA ISSO, UMA PESQUISA DE CAMPO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADO COLÉGIO CLÁSSICO REINAÇÕES, QUE ESTÁ LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE - CE. LOGO, PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A DIREÇÃO ESCOLAR DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, POR MEIO DA QUAL INVESTIGAMOS OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS UTILIZADOS NA ESCOLA, COMO SÃO ORGANIZADOS OS CONTEÚDOS DE ENSINO DA INSTITUIÇÃO, COMO SÃO SELECIONADOS OS MATERIAIS DIDÁTICOS, COMO ACONTECE A RELAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM COM OS DEMAIS COMPONENTES DO PROCESSO E QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS E MÉTODOS ALI UTILIZADOS. A ESCOLHA DA SUPRACITADA INSTITUIÇÃO FOI DESPERTADA PELO INTERESSE DE CONHECER COMO ACONTECE A ARTICULAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA FUNDAMENTADA NA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA, DE JEAN PIAGET. SOMADO A ISSO, A INSTITUIÇÃO SUPRACITADA BUSCA SEMPRE PROPORCIONAR AOS EDUCANDOS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS, OPORTUNIDADE DE CRIAR, TRANSFORMAR, DESCOBRIR, REDESCOBRIR, ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A CURIOSIDADE, APRESENTANDO UM PLANEJAMENTO DE ENSINO COM PROPOSTAS DIDÁTICAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS, POR MEIO DE DISCUSSÕES, PROBLEMAS E PESQUISAS. NESSE SENTIDO, ATRAVÉS DA FILOSOFIA CONSTRUTIVISTA, OS PROFESSORES DA ESCOLA ORGANIZAM A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS DE ACORDO COM AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE A SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS É COERENTE À PROPOSTA, UMA VEZ QUE OS MÉTODOS E OS OBJETIVOS DE ENSINO ESTÃO INTRINSECAMENTE ASSOCIADOS. PORTANTO, OS MÉTODOS POSSUEM AUTONOMIA DIANTE DOS OBJETIVOS E DOS CONTEÚDOS, ASSIM COMO A ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS DEPENDE TANTO DOS MÉTODOS DE ENSINO COMO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM. EM SÍNTESE, OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS CONSTITUEM A BASE OPERANTE DO PROCESSO DIDÁTICO NO COLÉGIO CLÁSSICO REINAÇÕES. ASSIM, ATRAVÉS DA FILOSOFIA CONSTRUTIVISTA, OS PROFESSORES SELECIONAM OS CONTEÚDOS CONSIDERANDO OS QUE SERIAM MELHOR ASSIMILADOS PELOS ALUNOS, OU SEJA, À MEDIDA QUE AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DETERMINAM QUE CONTEÚDOS PODERIAM SER TRABALHADOS. JÁ NA METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA EM RELAÇÃO À SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS, RECORRE-SE AOS MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO ORAL, DEMONSTRAÇÃO, ILUSTRAÇÃO E EXEMPLIFICAÇÃO, DEBATES, TEMPESTADE MENTAL, ESTUDO DIRIGIDO E CONVERSAÇÃO DIDÁTICA (AULA DIALOGADA). POR FIM, NOS OBJETIVOS DE ENSINO, SÃO ESPECIFICADOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES, CAPACIDADES ÚTEIS NA ESCOLA E NA VIDA PRÁTICA.

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