Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

A ABRANGÊNCIA E EFICÁCIA DAS SÉRIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Palavra-chaves: SÉRIE TELEVISIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE BIOLOGIA, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-05 08:32:13"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85116
    "edicao_id" => 205
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 413
    "titulo" => "A ABRANGÊNCIA E EFICÁCIA DAS SÉRIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "CADA VEZ MAIS AUMENTA A BUSCA POR ESTRAT?GIAS DID?TICO-PEDAG?GICAS QUE ULTRAPASSEM OU MINIMIZEM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE TOCANTE, AL?M DE ESTRAT?GIA ALTERNATIVA PARA A MEDIA??O DID?TICO-PEDAG?GICA, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) DEVEM SER VISTAS E RESSIGNIFICADAS COMO RECURSOS DID?TICOS. OS PROFESSORES AO UTILIZAREM QUAISQUER RECURSOS AUDIOVISUAIS, NECESSITAM DE CONHECIMENTOS B?SICOS OU ESSENCIAIS PARA A MANIPULA??O E MELHOR APLICA??O DESTES. DESSE MODO, DEVE-SE TER UM OLHAR ATENTO PARA A ALFABETIZA??O CIENT?FICA E TECNOL?GICA (ACT) (AULER; DELIZOICOV, 2001), TANTO DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, QUE DEMANDAM POR OLHARES MAIS CR?TICOS E ATENTOS, PRINCIPALMENTE EM DECORR?NCIA DAS NOVAS RELA??ES QUE OCORREM INTEIRAMENTE MEDIADAS POR ESSAS TECNOLOGIAS (MARTINS; SANTOS, 2021). NOS ?LTIMOS ANOS HOUVE UM CRESCIMENTO CONSIDER?VEL NO INTERESSE ACAD?MICO EM TORNO DAS S?RIES TELEVISIVAS, GRA?AS A PARTICIPA??O ESPECTATORIAL DO P?BLICO E CR?TICA TEXTUAL (SILVA, 2014). APONTA-SE QUE A LIGA??O ESTABELECIDA ENTRE O CINEMA E A CI?NCIA N?O ? RECENTE (BARCA, 2005), ASSIM COMO A REPRESENTA??O P?BLICA DA CI?NCIA PROVENIENTE DOS AMBIENTES VIRTUAIS QUE ORIENTA NA FORMA??O DO IMAGIN?RIO DO TELESPECTADOR, DELIMITANDO A CONCEITUA??O DO QUE ? CI?NCIA (SILVA; SANTOS; CUNHA, 2017). NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR DE QUE FORMA AS S?RIES TELEVISIVAS T?M SIDO UTILIZADAS COMO SUBS?DIO PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. CARACTERIZA-SE COMO UMA REVIS?O SISTEM?TICA DE LITERATURA, ONDE FORAM ADOTADOS OS PASSOS PARA SUA SISTEMATIZA??O DE ACORDO COM SAMPAIO E MANCINI (2007). OS TERMOS UTILIZADOS PARA A PESQUISA FORAM: S?RIE TELEVISIVA, S?RIE DE TV, S?RIE DE STREAMING, NARRATIVA SERIADA, ENSINO DE CI?NCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA. A PESQUISA ABRANGEU A BUSCA NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES, CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES E GOOGLE ACAD?MICO. PARA A SELE??O DOS TRABALHOS APLICARAM-SE CRIT?RIOS DE INCLUS?O, A SABER: A) TRABALHOS NOS FORMATOS DE ARTIGO, DISSERTA??O OU TESE COM TEXTO INTEGRAL DISPON?VEL EM FORMATO ELETR?NICO E GRATUITO; B) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA; C) TRABALHOS PUBLICADOS NO PER?ODO ENTRE 2015 A SETEMBRO DE 2021. ADEMAIS, APLICARAM-SE OS CRIT?RIOS DE EXCLUS?O A SEGUIR: A) TRABALHOS DE REVIS?O DA LITERATURA; B) TRABALHOS QUE SE APRESENTARAM DUPLICADOS; C) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES DE DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. COMO RESULTADOS, APENAS QUATRO TRABALHOS COMPUSERAM O CORPUS, E ENCONTRAM-SE PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020, SENDO TODAS DISSERTA??ES DE MESTRADO. FARY (2017) EM SEU TRABALHO VOLTA O OLHAR PARA COMO OCORREM AS RELA??ES E PRODU??ES EM TORNO DA QU?MICA, QUE EMERGEM EM UM EPIS?DIO DA S?RIE, ANALISA VEEMENTEMENTE A PRODU??O MIDI?TICA SEM, NO ENTANTO, APLICAR O RECURSO EM SALA DE AULA. FRANCO (2020), FAZ A AN?LISE DA S?RIE ENQUANTO ELEMENTO DE ENSINO, POR?M. SEM FAZER A APLICA??O DO RECURSO NO AMBIENTE ESCOLAR. TODAVIA, TRAZ DIVERSAS SUGEST?ES DA EXPLORA??O DE UM AMPLO ESPECTRO DE MOMENTOS QUE PODEM SER RELACIONADOS ?S COMPET?NCIAS E HABILIDADES ESPEC?FICAS CAPAZES DE APONTAR ESTRAT?GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PASS?VEIS DE SEREM EXERCITADAS EM SALA DE AULA. ENQUANTO QUE FREITAS (2016), UTILIZA-SE DE UMA S?RIE M?DICA, COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZA??O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE O TRANSPLANTE CARD?ACO PARA GERAR REFLEX?ES EM UMA TURMA DE LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS. POR FIM, SILVA (2019) COM O PROP?SITO DE INVESTIGAR AS CONTRIBUI??ES DA FIC??O CIENT?FICA PARA A EDUCA??O CTS (CI?NCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) EM UMA TURMA DE LICENCIATURA E ANALISAR AS RELA??ES CTS PRESENTES EM S?RIES TELEVISIVAS DE FIC??O CIENT?FICA, AL?M DE DISCUTIR AS POTENCIALIDADES DO USO DESSE G?NERO LITER?RIO COMO RECURSO DID?TICO NO ENSINO DE CI?NCIAS, DEIXA A ESCOLHA DOS ESTUDANTES QUAIS S?RIES DE TV IRIAM COMPOR SUAS SEQU?NCIAS DID?TICAS. OS DOIS ?LTIMOS TRABALHOS TANTO ANALISARAM QUANTO APLICARAM TAL RECURSO NO AMBIENTE DE ENSINO, TESTANDO SUA VIABILIDADE PEDAG?GICA, SUSCITARAM REFLEX?ES EM TORNO DA EDUCA??O CTS NO CONTEXTO DA FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES, O QUE  PERMITIU DISCUTIR O CONTE?DO DA FIC??O CIENT?FICA COM UM OLHAR CR?TICO, POSSIBILITANDO MODIFICAR POSICIONAMENTOS MENOS CR?TICOS OU INGENUOS SOBRE A RACIONALIDADE CIENT?FICA, O DESENVOLVIMENTO TECNOL?GICO E A PARTICIPA??O SOCIAL. PORTANTO, COMPREENDEM-SE AS POTENCIALIDADES DAS S?RIES TELEVISIVAS PARA A CONSTRU??O DE INTERVEN??ES PEDAG?GICAS NO ?MBITO DO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. RESSALTA-SE QUE A MEDIA??O DOCENTE ? ESSENCIAL NO SENTIDO DE INTERVIR POSITIVAMENTE NA INTERPRETA??O DESSES RECURSOS. DIANTE DA ESCASSEZ DE TRABALHOS ENCONTRADOS, SUGERE-SE QUE SEJAM AMPLIADAS AS INVESTIGA??ES E DISCUSS?ES, NO INTUITO DE FOMENTAR O POTENCIAL DESSA ABORDAGEM NOS DIFERENTES ESPA?OS FORMATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "SÉRIE TELEVISIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE BIOLOGIA, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62aa05013ca8a_15062022131249.pdf"
    "created_at" => "2022-04-11 11:23:20"
    "updated_at" => "2022-06-15 13:12:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE TEREZINHA  GROSSKLAUS"
    "autor_nome_curto" => "SIMO"
    "autor_email" => "simmogrossklaus@gmail.com"
    "autor_ies" => "UTFPR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-enalic"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85116
    "edicao_id" => 205
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 413
    "titulo" => "A ABRANGÊNCIA E EFICÁCIA DAS SÉRIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "CADA VEZ MAIS AUMENTA A BUSCA POR ESTRAT?GIAS DID?TICO-PEDAG?GICAS QUE ULTRAPASSEM OU MINIMIZEM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE TOCANTE, AL?M DE ESTRAT?GIA ALTERNATIVA PARA A MEDIA??O DID?TICO-PEDAG?GICA, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) DEVEM SER VISTAS E RESSIGNIFICADAS COMO RECURSOS DID?TICOS. OS PROFESSORES AO UTILIZAREM QUAISQUER RECURSOS AUDIOVISUAIS, NECESSITAM DE CONHECIMENTOS B?SICOS OU ESSENCIAIS PARA A MANIPULA??O E MELHOR APLICA??O DESTES. DESSE MODO, DEVE-SE TER UM OLHAR ATENTO PARA A ALFABETIZA??O CIENT?FICA E TECNOL?GICA (ACT) (AULER; DELIZOICOV, 2001), TANTO DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, QUE DEMANDAM POR OLHARES MAIS CR?TICOS E ATENTOS, PRINCIPALMENTE EM DECORR?NCIA DAS NOVAS RELA??ES QUE OCORREM INTEIRAMENTE MEDIADAS POR ESSAS TECNOLOGIAS (MARTINS; SANTOS, 2021). NOS ?LTIMOS ANOS HOUVE UM CRESCIMENTO CONSIDER?VEL NO INTERESSE ACAD?MICO EM TORNO DAS S?RIES TELEVISIVAS, GRA?AS A PARTICIPA??O ESPECTATORIAL DO P?BLICO E CR?TICA TEXTUAL (SILVA, 2014). APONTA-SE QUE A LIGA??O ESTABELECIDA ENTRE O CINEMA E A CI?NCIA N?O ? RECENTE (BARCA, 2005), ASSIM COMO A REPRESENTA??O P?BLICA DA CI?NCIA PROVENIENTE DOS AMBIENTES VIRTUAIS QUE ORIENTA NA FORMA??O DO IMAGIN?RIO DO TELESPECTADOR, DELIMITANDO A CONCEITUA??O DO QUE ? CI?NCIA (SILVA; SANTOS; CUNHA, 2017). NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR DE QUE FORMA AS S?RIES TELEVISIVAS T?M SIDO UTILIZADAS COMO SUBS?DIO PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. CARACTERIZA-SE COMO UMA REVIS?O SISTEM?TICA DE LITERATURA, ONDE FORAM ADOTADOS OS PASSOS PARA SUA SISTEMATIZA??O DE ACORDO COM SAMPAIO E MANCINI (2007). OS TERMOS UTILIZADOS PARA A PESQUISA FORAM: S?RIE TELEVISIVA, S?RIE DE TV, S?RIE DE STREAMING, NARRATIVA SERIADA, ENSINO DE CI?NCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA. A PESQUISA ABRANGEU A BUSCA NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES, CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES E GOOGLE ACAD?MICO. PARA A SELE??O DOS TRABALHOS APLICARAM-SE CRIT?RIOS DE INCLUS?O, A SABER: A) TRABALHOS NOS FORMATOS DE ARTIGO, DISSERTA??O OU TESE COM TEXTO INTEGRAL DISPON?VEL EM FORMATO ELETR?NICO E GRATUITO; B) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA; C) TRABALHOS PUBLICADOS NO PER?ODO ENTRE 2015 A SETEMBRO DE 2021. ADEMAIS, APLICARAM-SE OS CRIT?RIOS DE EXCLUS?O A SEGUIR: A) TRABALHOS DE REVIS?O DA LITERATURA; B) TRABALHOS QUE SE APRESENTARAM DUPLICADOS; C) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES DE DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. COMO RESULTADOS, APENAS QUATRO TRABALHOS COMPUSERAM O CORPUS, E ENCONTRAM-SE PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020, SENDO TODAS DISSERTA??ES DE MESTRADO. FARY (2017) EM SEU TRABALHO VOLTA O OLHAR PARA COMO OCORREM AS RELA??ES E PRODU??ES EM TORNO DA QU?MICA, QUE EMERGEM EM UM EPIS?DIO DA S?RIE, ANALISA VEEMENTEMENTE A PRODU??O MIDI?TICA SEM, NO ENTANTO, APLICAR O RECURSO EM SALA DE AULA. FRANCO (2020), FAZ A AN?LISE DA S?RIE ENQUANTO ELEMENTO DE ENSINO, POR?M. SEM FAZER A APLICA??O DO RECURSO NO AMBIENTE ESCOLAR. TODAVIA, TRAZ DIVERSAS SUGEST?ES DA EXPLORA??O DE UM AMPLO ESPECTRO DE MOMENTOS QUE PODEM SER RELACIONADOS ?S COMPET?NCIAS E HABILIDADES ESPEC?FICAS CAPAZES DE APONTAR ESTRAT?GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PASS?VEIS DE SEREM EXERCITADAS EM SALA DE AULA. ENQUANTO QUE FREITAS (2016), UTILIZA-SE DE UMA S?RIE M?DICA, COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZA??O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE O TRANSPLANTE CARD?ACO PARA GERAR REFLEX?ES EM UMA TURMA DE LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS. POR FIM, SILVA (2019) COM O PROP?SITO DE INVESTIGAR AS CONTRIBUI??ES DA FIC??O CIENT?FICA PARA A EDUCA??O CTS (CI?NCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) EM UMA TURMA DE LICENCIATURA E ANALISAR AS RELA??ES CTS PRESENTES EM S?RIES TELEVISIVAS DE FIC??O CIENT?FICA, AL?M DE DISCUTIR AS POTENCIALIDADES DO USO DESSE G?NERO LITER?RIO COMO RECURSO DID?TICO NO ENSINO DE CI?NCIAS, DEIXA A ESCOLHA DOS ESTUDANTES QUAIS S?RIES DE TV IRIAM COMPOR SUAS SEQU?NCIAS DID?TICAS. OS DOIS ?LTIMOS TRABALHOS TANTO ANALISARAM QUANTO APLICARAM TAL RECURSO NO AMBIENTE DE ENSINO, TESTANDO SUA VIABILIDADE PEDAG?GICA, SUSCITARAM REFLEX?ES EM TORNO DA EDUCA??O CTS NO CONTEXTO DA FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES, O QUE  PERMITIU DISCUTIR O CONTE?DO DA FIC??O CIENT?FICA COM UM OLHAR CR?TICO, POSSIBILITANDO MODIFICAR POSICIONAMENTOS MENOS CR?TICOS OU INGENUOS SOBRE A RACIONALIDADE CIENT?FICA, O DESENVOLVIMENTO TECNOL?GICO E A PARTICIPA??O SOCIAL. PORTANTO, COMPREENDEM-SE AS POTENCIALIDADES DAS S?RIES TELEVISIVAS PARA A CONSTRU??O DE INTERVEN??ES PEDAG?GICAS NO ?MBITO DO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. RESSALTA-SE QUE A MEDIA??O DOCENTE ? ESSENCIAL NO SENTIDO DE INTERVIR POSITIVAMENTE NA INTERPRETA??O DESSES RECURSOS. DIANTE DA ESCASSEZ DE TRABALHOS ENCONTRADOS, SUGERE-SE QUE SEJAM AMPLIADAS AS INVESTIGA??ES E DISCUSS?ES, NO INTUITO DE FOMENTAR O POTENCIAL DESSA ABORDAGEM NOS DIFERENTES ESPA?OS FORMATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "SÉRIE TELEVISIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE BIOLOGIA, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62aa05013ca8a_15062022131249.pdf"
    "created_at" => "2022-04-11 11:23:20"
    "updated_at" => "2022-06-15 13:12:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE TEREZINHA  GROSSKLAUS"
    "autor_nome_curto" => "SIMO"
    "autor_email" => "simmogrossklaus@gmail.com"
    "autor_ies" => "UTFPR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-enalic"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1644
      +table: "edicao"
      +timestamps: false
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #connection: "mysql"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 205
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-enalic"
        "nome" => "E-book VIII ENALIC"
        "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
        "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-07"
        "final_evento" => "2021-12-11"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
        "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 205
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-enalic"
        "nome" => "E-book VIII ENALIC"
        "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
        "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-07"
        "final_evento" => "2021-12-11"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
        "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #classCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1642
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1641
              +table: "edicao_ebook"
              +timestamps: false
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #connection: "mysql"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 100
                "edicao_id" => 205
                "codigo" => "978-65-86901-58-0"
                "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg"
                "titulo" => "E-book VIII ENALIC"
                "prefacio" => """
                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
                  """
                "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf"
                "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
                "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 100
                "edicao_id" => 205
                "codigo" => "978-65-86901-58-0"
                "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg"
                "titulo" => "E-book VIII ENALIC"
                "prefacio" => """
                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
                  """
                "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf"
                "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
                "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #classCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              #hidden: []
              #visible: []
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
        }
      ]
      #touches: []
      #hidden: []
      #visible: []
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

CADA VEZ MAIS AUMENTA A BUSCA POR ESTRAT?GIAS DID?TICO-PEDAG?GICAS QUE ULTRAPASSEM OU MINIMIZEM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE TOCANTE, AL?M DE ESTRAT?GIA ALTERNATIVA PARA A MEDIA??O DID?TICO-PEDAG?GICA, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) DEVEM SER VISTAS E RESSIGNIFICADAS COMO RECURSOS DID?TICOS. OS PROFESSORES AO UTILIZAREM QUAISQUER RECURSOS AUDIOVISUAIS, NECESSITAM DE CONHECIMENTOS B?SICOS OU ESSENCIAIS PARA A MANIPULA??O E MELHOR APLICA??O DESTES. DESSE MODO, DEVE-SE TER UM OLHAR ATENTO PARA A ALFABETIZA??O CIENT?FICA E TECNOL?GICA (ACT) (AULER; DELIZOICOV, 2001), TANTO DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, QUE DEMANDAM POR OLHARES MAIS CR?TICOS E ATENTOS, PRINCIPALMENTE EM DECORR?NCIA DAS NOVAS RELA??ES QUE OCORREM INTEIRAMENTE MEDIADAS POR ESSAS TECNOLOGIAS (MARTINS; SANTOS, 2021). NOS ?LTIMOS ANOS HOUVE UM CRESCIMENTO CONSIDER?VEL NO INTERESSE ACAD?MICO EM TORNO DAS S?RIES TELEVISIVAS, GRA?AS A PARTICIPA??O ESPECTATORIAL DO P?BLICO E CR?TICA TEXTUAL (SILVA, 2014). APONTA-SE QUE A LIGA??O ESTABELECIDA ENTRE O CINEMA E A CI?NCIA N?O ? RECENTE (BARCA, 2005), ASSIM COMO A REPRESENTA??O P?BLICA DA CI?NCIA PROVENIENTE DOS AMBIENTES VIRTUAIS QUE ORIENTA NA FORMA??O DO IMAGIN?RIO DO TELESPECTADOR, DELIMITANDO A CONCEITUA??O DO QUE ? CI?NCIA (SILVA; SANTOS; CUNHA, 2017). NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR DE QUE FORMA AS S?RIES TELEVISIVAS T?M SIDO UTILIZADAS COMO SUBS?DIO PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. CARACTERIZA-SE COMO UMA REVIS?O SISTEM?TICA DE LITERATURA, ONDE FORAM ADOTADOS OS PASSOS PARA SUA SISTEMATIZA??O DE ACORDO COM SAMPAIO E MANCINI (2007). OS TERMOS UTILIZADOS PARA A PESQUISA FORAM: S?RIE TELEVISIVA, S?RIE DE TV, S?RIE DE STREAMING, NARRATIVA SERIADA, ENSINO DE CI?NCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA. A PESQUISA ABRANGEU A BUSCA NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES, CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES E GOOGLE ACAD?MICO. PARA A SELE??O DOS TRABALHOS APLICARAM-SE CRIT?RIOS DE INCLUS?O, A SABER: A) TRABALHOS NOS FORMATOS DE ARTIGO, DISSERTA??O OU TESE COM TEXTO INTEGRAL DISPON?VEL EM FORMATO ELETR?NICO E GRATUITO; B) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA; C) TRABALHOS PUBLICADOS NO PER?ODO ENTRE 2015 A SETEMBRO DE 2021. ADEMAIS, APLICARAM-SE OS CRIT?RIOS DE EXCLUS?O A SEGUIR: A) TRABALHOS DE REVIS?O DA LITERATURA; B) TRABALHOS QUE SE APRESENTARAM DUPLICADOS; C) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES DE DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. COMO RESULTADOS, APENAS QUATRO TRABALHOS COMPUSERAM O CORPUS, E ENCONTRAM-SE PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020, SENDO TODAS DISSERTA??ES DE MESTRADO. FARY (2017) EM SEU TRABALHO VOLTA O OLHAR PARA COMO OCORREM AS RELA??ES E PRODU??ES EM TORNO DA QU?MICA, QUE EMERGEM EM UM EPIS?DIO DA S?RIE, ANALISA VEEMENTEMENTE A PRODU??O MIDI?TICA SEM, NO ENTANTO, APLICAR O RECURSO EM SALA DE AULA. FRANCO (2020), FAZ A AN?LISE DA S?RIE ENQUANTO ELEMENTO DE ENSINO, POR?M. SEM FAZER A APLICA??O DO RECURSO NO AMBIENTE ESCOLAR. TODAVIA, TRAZ DIVERSAS SUGEST?ES DA EXPLORA??O DE UM AMPLO ESPECTRO DE MOMENTOS QUE PODEM SER RELACIONADOS ?S COMPET?NCIAS E HABILIDADES ESPEC?FICAS CAPAZES DE APONTAR ESTRAT?GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PASS?VEIS DE SEREM EXERCITADAS EM SALA DE AULA. ENQUANTO QUE FREITAS (2016), UTILIZA-SE DE UMA S?RIE M?DICA, COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZA??O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE O TRANSPLANTE CARD?ACO PARA GERAR REFLEX?ES EM UMA TURMA DE LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS. POR FIM, SILVA (2019) COM O PROP?SITO DE INVESTIGAR AS CONTRIBUI??ES DA FIC??O CIENT?FICA PARA A EDUCA??O CTS (CI?NCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) EM UMA TURMA DE LICENCIATURA E ANALISAR AS RELA??ES CTS PRESENTES EM S?RIES TELEVISIVAS DE FIC??O CIENT?FICA, AL?M DE DISCUTIR AS POTENCIALIDADES DO USO DESSE G?NERO LITER?RIO COMO RECURSO DID?TICO NO ENSINO DE CI?NCIAS, DEIXA A ESCOLHA DOS ESTUDANTES QUAIS S?RIES DE TV IRIAM COMPOR SUAS SEQU?NCIAS DID?TICAS. OS DOIS ?LTIMOS TRABALHOS TANTO ANALISARAM QUANTO APLICARAM TAL RECURSO NO AMBIENTE DE ENSINO, TESTANDO SUA VIABILIDADE PEDAG?GICA, SUSCITARAM REFLEX?ES EM TORNO DA EDUCA??O CTS NO CONTEXTO DA FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES, O QUE PERMITIU DISCUTIR O CONTE?DO DA FIC??O CIENT?FICA COM UM OLHAR CR?TICO, POSSIBILITANDO MODIFICAR POSICIONAMENTOS MENOS CR?TICOS OU INGENUOS SOBRE A RACIONALIDADE CIENT?FICA, O DESENVOLVIMENTO TECNOL?GICO E A PARTICIPA??O SOCIAL. PORTANTO, COMPREENDEM-SE AS POTENCIALIDADES DAS S?RIES TELEVISIVAS PARA A CONSTRU??O DE INTERVEN??ES PEDAG?GICAS NO ?MBITO DO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. RESSALTA-SE QUE A MEDIA??O DOCENTE ? ESSENCIAL NO SENTIDO DE INTERVIR POSITIVAMENTE NA INTERPRETA??O DESSES RECURSOS. DIANTE DA ESCASSEZ DE TRABALHOS ENCONTRADOS, SUGERE-SE QUE SEJAM AMPLIADAS AS INVESTIGA??ES E DISCUSS?ES, NO INTUITO DE FOMENTAR O POTENCIAL DESSA ABORDAGEM NOS DIFERENTES ESPA?OS FORMATIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.