NO SITE DA REVISTA ENSINO SUPERIOR, OS NÚMEROS EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) ATÉ 2017, ESTAVAM AUMENTANDO, SEJA NA QUANTIDADE DE CURSOS QUE TÊM SIDO OFERECIDOS, SEJA NO NÚMERO DE ESTUDANTES QUE TÊM UTILIZADO DESSA MODALIDADE PARA REALIZAR SEUS ESTUDOS. OUTRA PESQUISA, AGORA DE JUNHO DE 2021, FEITA PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED) E O CENSOEAD.BR, MOSTROU QUE, DURANTE A PANDEMIA, HOUVE UM AUMENTO DE 50% NO VOLUME DE MATRÍCULAS NO ENSINO A DISTÂNCIA. SOME-SE A ISSO, A DISTÂNCIA CADA VEZ MENOR ENTRE AQUELE QUE ENSINA E AQUELE QUE APRENDE A PARTIR DO ADVENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO. MESMO AS ESTATÍSTICAS SOBRE A EAD APONTANDO PARA UM CRESCIMENTO NESSE SETOR, PRINCIPALMENTE EM CURSOS DE LICENCIATURA; CONFORME APONTA A EDIÇÃO 235 DA REVISTA ENSINO SUPERIOR DE DEZEMBRO DE 2018, A QUAL DIZ QUE ENTRE 2010 E 2017 HOUVE UMA QUEDA DE 9% NAS MATRÍCULAS DE CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURAS E UM AUMENTO DE 74% NO NÚMERO DAS MATRÍCULAS EM CURSOS À DISTÂNCIA; AS UNIVERSIDADES QUE PREPARAM FUTUROS PROFESSORES AINDA NÃO ESTÃO SE ADEQUANDO À ESSA NOVA MODALIDADE INSERINDO DISCIPLINAS E ATIVIDADES QUE POSSAM FORMAR ESSES FUTUROS PROFISSIONAIS (MAIA, MATTAR, 2008, P. XIII). POR EXEMPLO, NO PARANÁ, DE TODOS OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA QUE SÃO OFERECIDOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS, APENAS UMA UNIVERSIDADE OFERECE UMA DISCIPLINA ESPECIFICAMENTE PARA TRATAR DO ASSUNTO, CONTUDO, EM CARÁTER DE DISCIPLINA OPTATIVA. NESSE CONTEXTO, ESSE TRABALHO PROCURA RESPONDER À PERGUNTA: DE QUE MODO UMA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, EM PLENA PANDEMIA, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES? PARA ISSO, OBJETIVA-SE APRESENTAR E DISCUTIR O QUE PENSAM ALGUNS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA QUE PARTICIPARAM DA DISCIPLINA INTITULADA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020. NESSE CONTEXTO, FORAM REALIZADOS 17 QUESTIONAMENTOS AO FINAL DO CURSO, DOS QUAIS 4 DESSES QUESTIONAMENTOS SÃO TRAZIDOS PARA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DESSA DISCIPLINA NUM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES; A SABER: A) EM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO DO CURSO NO MOODLE OU NO GOOGLE CLASSROOM, QUÃO DIFÍCIL FOI ESSA ATIVIDADE?, B) EM RELAÇÃO À PERGUNTA ANTERIOR, QUAIS FORAM OS MOTIVOS DA SUA RESPOSTA? E O QUE PODERIA SER FEITO PARA DIMINUIR TAIS DIFICULDADES (OU AUMENTAR AS FACILIDADES)?, C) FAÇA UM RESUMO SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE, PONTUANDO O QUE FEZ E O QUE DEIXOU DE FAZER., D) DESCREVA SUAS IMPRESSÕES SOBRE COMO FORAM NOSSAS AULAS. A ANÁLISE UTILIZADA, DE CARÁTER QUALITATIVO, CONFORME LUNE E BERG (2017, P. 12, TRADUÇÃO NOSSA), REFERE-SE “[…] AOS SIGNIFICADOS, CONCEITOS, DEFINIÇÕES, CARACTERÍSTICAS, METÁFORAS, SÍMBOLOS E DESCRIÇÕES DAS COISAS”. ALÉM DISSO, PARTE-SE DE UM PARADIGMA CONSTRUTIVISTA, NO QUAL SE ASSUME […] UMA ONTOLOGIA RELATIVISTA (HÁ MUITAS REALIDADES), UMA EPISTEMOLOGIA SUBJETIVISTA (ENTENDIMENTOS DOS CO-CRIADORES CONHECEDORES E RESPONDENTES) E UM CONJUNTO NATURALISTA (EM UM MUNDO NATURAL) DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (DENZIN, LINCOLN, 2005, P. 24, TRADUÇÃO NOSSA). UMA ONTOLOGIA RELATIVISTA, POIS PARTE-SE DO PRESSUPOSTO QUE EXISTEM OUTRAS REALIDADES, OUTRAS DISCIPLINAS, OUTROS ESTUDANTES, OUTROS CONTEXTOS. UMA EPISTEMOLOGIA SUBJETIVA, POIS O OLHAR É DIFERENTE PARA OS DIFERENTES ATORES, NO CASO EM TELA, A VISÃO AQUI É DO PESQUISADOR A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES; OUTRO PESQUISADOR TERIA UM OUTRO OLHAR, OU ATÉ MESMO O MESMO AUTOR, EM OUTRO MOMENTO HISTÓRICO-PESSOAL, TERIA UM OLHAR DIFERENTE. POR FIM, É UM CONJUNTO NATURALISTA, UMA VEZ QUE OS PROCEDIMENTOS AQUI ADOTADOS PROCURAM SEGUIR UM ORDENAMENTO NATURAL E BASEADO NA REALIDADE, NÃO EM MODELOS TEÓRICOS COM A EXCLUSÃO DE VARIÁVEIS. A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES VERIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES: POSSUÍAM DIFICULDADES EM ELABORAR UM CURSO OU ATIVIDADES A DISTÂNCIA; RESISTÊNCIAS EM MANTER AS CÂMERAS LIGADAS NO INÍCIO DO CURSO, MAS AO LONGO DO SEMESTRE, A PARTIR DAS DISCUSSÕES, FORAM SENDO DESFEITAS, À MEDIDA QUE ELES COMPREENDIAM ÀS DIFICULDADES DO PROFESSOR EM INTERAGIR; DIFICULDADES COM AS AULAS SÍNCRONAS, UMA VEZ QUE A INTERNET E O AMBIENTE NÃO FAVORECIAM; ACESSAVAM AS AULAS SÍNCRONAS, QUE ERAM GRAVADAS, PRINCIPALMENTE POR CONTA DE PROBLEMAS DE CONEXÃO; POSSÍVEL MERCADO DE TRABALHO; DIFERENÇAS ENTRE MÉTODOS DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; PRECONCEITOS EM RELAÇÃO A EAD, COMO POR EXEMPLO, QUE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NÃO É BOA, QUE OS ALUNOS COLAM NAS AVALIAÇÕES E QUE NÃO SE PODE APRENDER MATEMÁTICA NESSE FORMATO. NESSE CONTEXTO, OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM VERIFICAR RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E PERCEBER QUE OS PRECONCEITOS QUE ELES TINHAM EM RELAÇÃO A EAD NÃO ERAM, NECESSARIAMENTE SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO, MAS SOBRE SUAS PRÓPRIAS CRENÇAS. ESSAS CRENÇAS, AO QUE PARECE, FORAM ALTERADAS A PARTIR DAS DISCUSSÕES QUE FORAM REALIZADAS EM SALA DE AULA. ALÉM DOS PRECONCEITOS, A FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE A EAD FOI OUTRO ASPECTO QUE EMERGIU NAS RESPOSTAS, UMA VEZ QUE ELES COMENTARAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ACESSO E DA FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS QUE A EAD PROPICIA, BEM COMO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE FORAM ADOTADAS PARA OPORTUNIZAR A TODOS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, PRINCIPALMENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. ESSAS FALAS MOSTRAM QUE OS ESTUDANTES NÃO TINHAM IDEIA DE COMO FUNCIONAVA O SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA, MAS QUE, AO EXPERIENCIAR ESSE SISTEMA, PUDERAM PERCEBER O QUÃO DISTANTE ERA O QUE ELES PENSAVAM UM ESTUDANTE DE EAD DE UM DE FATO. ASSIM, COMPARANDO AS RESPOSTAS COM OS OBJETIVOS DA DISCIPLINA E, BUSCANDO RESPONDER À PERGUNTA DE PESQUISA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A DISCIPLINA PODE AJUDAR OS FUTUROS PROFESSORES A CONHECER AS ESPECIFICIDADES DA MODALIDADE DE EAD, DESENVOLVER UMA POSTURA CRÍTICA A RESPEITO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EAD E REFLETIR SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO À DISTÂNCIA. PORTANTO, UMA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NO ATUAL CONTEXTO TECNOLÓGICO EM QUE VIVEMOS, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE OS ESTUDANTES NÃO TÊM CONHECIMENTO DESSA MODALIDADE DE ENSINO, INCLUINDO AQUI A POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO NESSE NICHO DE TRABALHO, UMA VEZ QUE ESTÃO SENDO NECESSÁRIOS PROFISSIONAIS PARA ATUAR COMO PROFESSORES, TUTORES, PRODUTORES DE MATERIAL E GESTORES.