UMA ANÁLISE DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM OLHAR PARA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82541 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2083 "inscrito_id" => 5598 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM OLHAR PARA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI" "resumo" => "A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS É UM DOS MECANISMOS DE VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO E PEDAGÓGICAS. O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SE CONSTITUI POR MEIO DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA E INTERNA. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA, DENOMINADA AUTOAVALIAÇÃO POSSIBILITA O DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO, CONHECER A SUA REALIDADE, E AO MESMO TEMPO CONTRIBUIR PARA A TOMADA DE DECISÃO. OBJETIVA-SE ANALISAR COMO A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DE UM ESTUDO DE CASO AVALIATIVO. REALIZOU-SE ENTREVISTAS COM 14 COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, USANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA O TRATAMENTO DOS DADOS. VERIFICOU-SE A PRESENÇA DE ELEMENTOS REFERENTES À AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM 55% DOS TEXTOS, ABORDANDO A PRÁTICA DE AUTOAVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA E, OCASIONALMENTE, APONTA A AUSÊNCIA DE UMA CULTURA AVALIATIVA. NO COTIDIANO DOS CURSOS, AS INFORMAÇÕES CHEGAM PRINCIPALMENTE NA FASE DA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES, COMO LIMITANTES APONTAM O TIPO DE LINGUAGEM, FORMA DE DIVULGAÇÃO, E A FALTA DE CLAREZA DOS ENCAMINHAMENTOS DECORRENTES DO PROCESSO AVALIATIVO E COMPREENDÊ-LA SOMENTE COMO A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES E ESTUDANTES ACERCA DO FUNCIONAMENTO DO CURSO, DISCIPLINAS E INFRAESTRUTURA DA IES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, CURSOS DE GRADUAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA121_ID5598_30092021112158.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "E. JÚNIOR" "autor_email" => "landimjrdeluna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82541 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2083 "inscrito_id" => 5598 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM OLHAR PARA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI" "resumo" => "A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS É UM DOS MECANISMOS DE VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO E PEDAGÓGICAS. O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SE CONSTITUI POR MEIO DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA E INTERNA. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA, DENOMINADA AUTOAVALIAÇÃO POSSIBILITA O DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO, CONHECER A SUA REALIDADE, E AO MESMO TEMPO CONTRIBUIR PARA A TOMADA DE DECISÃO. OBJETIVA-SE ANALISAR COMO A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DE UM ESTUDO DE CASO AVALIATIVO. REALIZOU-SE ENTREVISTAS COM 14 COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, USANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA O TRATAMENTO DOS DADOS. VERIFICOU-SE A PRESENÇA DE ELEMENTOS REFERENTES À AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM 55% DOS TEXTOS, ABORDANDO A PRÁTICA DE AUTOAVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA E, OCASIONALMENTE, APONTA A AUSÊNCIA DE UMA CULTURA AVALIATIVA. NO COTIDIANO DOS CURSOS, AS INFORMAÇÕES CHEGAM PRINCIPALMENTE NA FASE DA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES, COMO LIMITANTES APONTAM O TIPO DE LINGUAGEM, FORMA DE DIVULGAÇÃO, E A FALTA DE CLAREZA DOS ENCAMINHAMENTOS DECORRENTES DO PROCESSO AVALIATIVO E COMPREENDÊ-LA SOMENTE COMO A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES E ESTUDANTES ACERCA DO FUNCIONAMENTO DO CURSO, DISCIPLINAS E INFRAESTRUTURA DA IES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, CURSOS DE GRADUAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA121_ID5598_30092021112158.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "E. JÚNIOR" "autor_email" => "landimjrdeluna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }