A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS É UM DOS MECANISMOS DE VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO E PEDAGÓGICAS. O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SE CONSTITUI POR MEIO DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA E INTERNA. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA, DENOMINADA AUTOAVALIAÇÃO POSSIBILITA O DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO, CONHECER A SUA REALIDADE, E AO MESMO TEMPO CONTRIBUIR PARA A TOMADA DE DECISÃO. OBJETIVA-SE ANALISAR COMO A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DE UM ESTUDO DE CASO AVALIATIVO. REALIZOU-SE ENTREVISTAS COM 14 COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, USANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA O TRATAMENTO DOS DADOS. VERIFICOU-SE A PRESENÇA DE ELEMENTOS REFERENTES À AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM 55% DOS TEXTOS, ABORDANDO A PRÁTICA DE AUTOAVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA E, OCASIONALMENTE, APONTA A AUSÊNCIA DE UMA CULTURA AVALIATIVA. NO COTIDIANO DOS CURSOS, AS INFORMAÇÕES CHEGAM PRINCIPALMENTE NA FASE DA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES, COMO LIMITANTES APONTAM O TIPO DE LINGUAGEM, FORMA DE DIVULGAÇÃO, E A FALTA DE CLAREZA DOS ENCAMINHAMENTOS DECORRENTES DO PROCESSO AVALIATIVO E COMPREENDÊ-LA SOMENTE COMO A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES E ESTUDANTES ACERCA DO FUNCIONAMENTO DO CURSO, DISCIPLINAS E INFRAESTRUTURA DA IES.