ESTE ARTIGO APRESENTA ESTUDOS INICIAIS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, PR. COM BASE NOS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO, ESCOLA E PEDAGOGIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR UMA SÍNTESE RELACIONAL COM A TEMÁTICADA POLÍTICA CURRICULAR BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO ATUAL CONTEXTO POLÍTICO, ECONÔMICO E IDEOLÓGICO DO BRASIL. A ABORDAGEM SE DARÁ POR MEIO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO QUE VEM FUNDAMENTANDO A PESQUISA. O TEXTO APRESENTA ALGUNS AUTORES QUE EMBASAM E FUNDAMENTAM À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC) E COMO ESTA, ENQUANTO PEDAGOGIA CONTRA-HEGEMÔNICA, TORNA-SE UMA REFERÊNCIA DE PENSAMENTO PEDAGÓGICO CRÍTICO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO, BEM COMO, O CONTEXTO DO PROCESSO DE APROVAÇÃO E FORTALECIMENTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE NORTEIA A PESQUISA, E O PAPEL DA PHC COMO TEORIA PEDAGÓGICA QUE FUNDAMENTA A REFLEXÃO, INTERPRETAÇÃO E CRÍTICA À BNCC.