O PRESENTE ARTIGO TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DO GÊNERO CANTIGAS DE RODA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA DRA. NISE DA SILVEIRA (2020/2021), MOMENTO PANDÊMICO DO COVID -19, VIVENCIADO DO/NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), COM O SUBPROJETO “UFAL E EDUCAÇÃO BÁSICA EM INTERLOCUÇÃO: LINGUAGENS, CIÊNCIAS E CULTURAS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA”. ENTENDENDO QUE O PIBID TEM COMO EIXO PRINCIPAL A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURAS, PROMOVENDO AINDA A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA, NESSE SENTIDO, HÁ SEMPRE UMA TROCA DE CONHECIMENTO E DE APRENDIZADO. O PROGRAMA TAMBÉM ANTECIPA A EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM SALA DE AULA PARA OS FUTUROS PEDAGOGOS/AS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. COMO REFERÊNCIA TOMAMOS COMO BASE: PANIAGO E SARMENTO (2017), SOUSA (2017), SILVA, HERBERT E SOARES (2013,2020,), SHNEUWLY E DOLZ (2004), ENTRE OUTROS. MESMO ESTANDO EM TRABALHO REMOTO, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR ARTICULAÇÕES ENTRE A TEORIA E PRÁTICA, VISTO QUE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS OBTIDOS NA FACULDADE, SÃO VIVENCIADOS NA ESCOLA, POR INTERMÉDIO DO PROGRAMA PODEMOS ENTENDER NA PRÁTICA COMO A CRIANÇA APRENDE, COMO SE DÁ ESSE PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E QUAIS SÃO OS CAMINHOS E RECURSOS PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E DA LÍNGUA FALADA.