ALFABETIZANDO COM CANTIGAS DE RODA – REALIDADES E EXPERIÊNCIAS DO/NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81179 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2266 "inscrito_id" => 3576 "titulo" => "ALFABETIZANDO COM CANTIGAS DE RODA – REALIDADES E EXPERIÊNCIAS DO/NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DO GÊNERO CANTIGAS DE RODA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA DRA. NISE DA SILVEIRA (2020/2021), MOMENTO PANDÊMICO DO COVID -19, VIVENCIADO DO/NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), COM O SUBPROJETO “UFAL E EDUCAÇÃO BÁSICA EM INTERLOCUÇÃO: LINGUAGENS, CIÊNCIAS E CULTURAS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA”. ENTENDENDO QUE O PIBID TEM COMO EIXO PRINCIPAL A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURAS, PROMOVENDO AINDA A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA, NESSE SENTIDO, HÁ SEMPRE UMA TROCA DE CONHECIMENTO E DE APRENDIZADO. O PROGRAMA TAMBÉM ANTECIPA A EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM SALA DE AULA PARA OS FUTUROS PEDAGOGOS/AS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. COMO REFERÊNCIA TOMAMOS COMO BASE: PANIAGO E SARMENTO (2017), SOUSA (2017), SILVA, HERBERT E SOARES (2013,2020,), SHNEUWLY E DOLZ (2004), ENTRE OUTROS. MESMO ESTANDO EM TRABALHO REMOTO, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR ARTICULAÇÕES ENTRE A TEORIA E PRÁTICA, VISTO QUE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS OBTIDOS NA FACULDADE, SÃO VIVENCIADOS NA ESCOLA, POR INTERMÉDIO DO PROGRAMA PODEMOS ENTENDER NA PRÁTICA COMO A CRIANÇA APRENDE, COMO SE DÁ ESSE PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E QUAIS SÃO OS CAMINHOS E RECURSOS PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E DA LÍNGUA FALADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS, CANTIGAS DE RODA, INTERVENÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3576_30092021211902.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA GONÇALVES FREIRE" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.freire@cedu.ufal." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81179 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2266 "inscrito_id" => 3576 "titulo" => "ALFABETIZANDO COM CANTIGAS DE RODA – REALIDADES E EXPERIÊNCIAS DO/NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DO GÊNERO CANTIGAS DE RODA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA DRA. NISE DA SILVEIRA (2020/2021), MOMENTO PANDÊMICO DO COVID -19, VIVENCIADO DO/NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), COM O SUBPROJETO “UFAL E EDUCAÇÃO BÁSICA EM INTERLOCUÇÃO: LINGUAGENS, CIÊNCIAS E CULTURAS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA”. ENTENDENDO QUE O PIBID TEM COMO EIXO PRINCIPAL A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURAS, PROMOVENDO AINDA A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA, NESSE SENTIDO, HÁ SEMPRE UMA TROCA DE CONHECIMENTO E DE APRENDIZADO. O PROGRAMA TAMBÉM ANTECIPA A EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM SALA DE AULA PARA OS FUTUROS PEDAGOGOS/AS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. COMO REFERÊNCIA TOMAMOS COMO BASE: PANIAGO E SARMENTO (2017), SOUSA (2017), SILVA, HERBERT E SOARES (2013,2020,), SHNEUWLY E DOLZ (2004), ENTRE OUTROS. MESMO ESTANDO EM TRABALHO REMOTO, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR ARTICULAÇÕES ENTRE A TEORIA E PRÁTICA, VISTO QUE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS OBTIDOS NA FACULDADE, SÃO VIVENCIADOS NA ESCOLA, POR INTERMÉDIO DO PROGRAMA PODEMOS ENTENDER NA PRÁTICA COMO A CRIANÇA APRENDE, COMO SE DÁ ESSE PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E QUAIS SÃO OS CAMINHOS E RECURSOS PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E DA LÍNGUA FALADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS, CANTIGAS DE RODA, INTERVENÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3576_30092021211902.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA GONÇALVES FREIRE" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.freire@cedu.ufal." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }