O TRABALHO ORA APRESENTADO DISCUTI O USO DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. A IMPORTÂNCIA DESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE NA NECESSIDADE DE INVESTIGAR A GAMIFICAÇÃO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM E ELEMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CAMPO DE ESTUDO, A ESCOLA INTEGRAL FRANCISCO DE SÁ CAVALCANTE- ECIT, COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, MATRICULADOS NO TURNO MATUTINO. DE ACORDO COM O PROBLEMA ABORDADO E OS OBJETIVOS QUE NORTEARAM A INVESTIGAÇÃO, A PESQUISA É EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A REALIZAÇÃO DO LEVANTAMENTO DOS DADOS UTILIZOU-SE DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO APLICADO VIA GOOGLE FORMS, CUJA FINALIDADE FOI INVESTIGAR PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS POTENCIALIDADES GAMIFICAÇÃO NO ENSINO REMOTO. COM ISSO, A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, O ESTUDO CONCLUIU QUE OS RECURSOS DE GAMIFICAÇÃO APLICADOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL TORNANDO A AULA MAIS DINÂMICA E ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES.