A PRESENTE PESQUISA VEM DESTACAR QUE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM MUITOS SÃO OS ASPECTOS QUE NECESSITAM DE UM NOVO OLHAR, DENTRE ELES ESTÁ O RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNO. A IMPORTÂNCIA DESSE RELACIONAMENTO PARA O PROCESSO EDUCACIONAL É NÍTIDA E DEVE ESTAR EM CONSTANTE DISCUSSÃO. COM ISSO O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNO, VISANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA SE DEU A PARTIR DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, APOIADA NO APORTE TEÓRICO FREIRE (1996), BECHARA (2017), CARDOSO (2015), SANTOS (2019), CURY (2013) E MARCHAND (1985), DENTRE OUTROS. A PARTIR DOS RESULTADOS DA PESQUISA CONSTATOU-SE A EFICÁCIA DA AFETIVIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA PROMOÇÃO DE UM ENSINO APRENDIZAGEM DE QUALIDADE.