ESTA PESQUISA SOBRE BRIÓFITAS TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA, COM ÊNFASE NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DESSES VEGETAIS, SEU PAPEL ECOLÓGICO E CONSERVAÇÃO. O TRABALHO ENVOLVEU DEZ ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA E APROXIMADAMENTE 150 ALUNOS DISTRIBUÍDOS DO 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (EJA) DA ESCOLA OSWALDO CRUZ EM HUMAITÁ-AM UTILIZANDO A PESQUISA-AÇÃO. O CONTEÚDO REFERENTE AO MUNDO DAS “PEQUENAS” PLANTAS, TAIS COMO, CONCEITO DE BRIÓFITAS, FORMAS DE VIDA, SUBSTRATOS EM QUE SE ENCONTRAM, IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLÓGICA E COMO SE REPRODUZEM, FORAM APRESENTADOS NA ESCOLA ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO JOGOS LÚDICOS E TEATRO, SENDO QUE A PARTE TEÓRICA FOI EXPOSTA COM O USO DE RECURSOS COMO AS MULTIMÍDIAS. PARA AVALIAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, ANTES E DEPOIS DE CADA AÇÃO PARA ENTÃO SABER A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO ÀS BRIÓFITAS. OBSERVOU-SE QUE TODOS OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSEGUIRAM IDENTIFICAR AS FASES GAMETOFÍTICA E ESPOROFÍTICA DAS BRIÓFITAS E RECONHECERAM A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DESTE GRUPO DE PLANTAS, BEM COMO ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO POR MEIO DOS JOGOS.