A PANDEMIA DA COVID-19 COLOCA A HUMANIDADE INTEIRA EM UMA SITUA??O NUNCA ANTES VIVENCIADA. ASSIM, AO LONGO DO IN?CIO DESSA PANDEMIA, VERIFICAMOS QUE TODO O QUADRO EDUCACIONAL, DESDE ESCOLAS A UNIVERSIDADES SE EMPENHARAM EM REORGANIZAR AS SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS OFERTANDO CONTE?DOS DIVERSOS DE FORMA VIRTUAL. O OBJETIVO DESSE TRABALHO ? AVERIGUAR OS PRINCIPAIS CONTE?DOS DE DIFICULDADE DE ASSIMILA??O DURANTE O ENSINO REMOTO NO 2? ANO DO ENSINO M?DIO NA DISCIPLINA DE QU?MICA. PARA TANTO, UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA UMA PESQUISA QUALITATIVA ATRAV?S DA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO ONLINE COM UM TOTAL DE 33 ALUNOS PARTICIPANTES. OS RESULTADOS APRESENTARAM UMA DIFICULDADE CONSIDERAVELMENTE ALTA NO CONTE?DO DE C?LCULO ESTEQUIOM?TRICO COMPROMETENDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, SE FAZ NECESS?RIO OS PROFESSORES ADAPTAREM SUAS PR?TICAS AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, PARTICIPAREM DE FORMA??ES CONTINUADAS PARA QUE O ENSINO CHEGUE AO ALUNO DE FORMA CADA VEZ MAIS SIGNIFICATIVA.