ESTE ARTIGO TEM COMO TEMÁTICA A ESCOLA E FAMÍLIA: GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA PÚBLICA, APRESENTA UMA ABORDAGEM TEÓRICA REFLEXIVA SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. REFLETE SOBRE A LEGISLAÇÃO PERTINENTE E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERTADA ATUALMENTE. TRAZ ENTENDIMENTO E CARACTERIZA AÇÕES QUE AUXILIARÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. PARA ISSO, UM CONHECIMENTO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) CONSTITUI FERRAMENTA IMPORTANTE. NO ENTANTO, NÃO SE PODE PERDER DE VISTA QUE, DEMOCRACIA SE FAZ COM CONHECIMENTO DA LEI E PARTICIPAÇÃO. ESTABELECER PARCERIAS, FORTALECER A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E EXTRAESCOLAR DE DELIBERAÇÃO COLETIVA E ENVOLVER AS PESSOAS, SÃO AÇÕES CAPAZES DE DISSEMINAR RELAÇÕES MAIS DEMOCRÁTICAS. CONSIDERANDO SEMPRE QUE A PRÁTICA DE GESTÃO NÃO SE DESENVOLVE DE MODO SOLITÁRIO: ELA SE FAZ EM EQUIPE, COM DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS PESSOAS. AS MAIS DIFERENTES AÇÕES QUE COMPÕEM A GESTÃO DE UMA ESCOLA OU SISTEMA DE ENSINO SÃO RESULTANTES DO TRABALHO DE MÚLTIPLOS SUJEITOS.