AS CRIANÇAS QUE POSSUEM RELATÓRIO APRESENTANDO INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO (AH/SD), NECESSITAM DE ATENÇÃO RESPEITANDO SUAS SINGULARIDADES ACADÊMICAS E SOCIOFAMILIARES. TAIS DEMANDAS PERPASSAM POR UMA BOA POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE, AVALIAÇÃO EFICAZ E MULTIPROFISSIONAL, BEM COMO INTERVENÇÃO CONJUNTA COM OLHAR SENSÍVEL ÀS ESPECIFICIDADES DESTAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR. BUSCAMOS, ASSIM, COMPREENDER COMO AS AH/SD SÃO VIVENCIADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FAMILIAR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DE 7 ANOS, ESTUDANTE DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA, COM ALTOS INDÍCIOS DE AH/SD, COM DESTAQUE PARA AS INTELIGÊNCIAS DO TIPO LÓGICO-MATEMÁTICO E INTRAPESSOAL. AO CRIARMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA TRIANGULAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO, DE NATUREZA DE INVESTIGAÇÃO E DE MÉTODOS EDUCATIVOS, TRAÇAMOS UM CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO RESPEITANDO AS ESPECIFICIDADES DESTA CRIANÇA, COM DESTAQUE PARA APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PELOS EDUCADORES, NOMEAÇÃO DE INTERESSES A PARTIR DA FAMÍLIA E DA PRÓPRIA CRIANÇA, ENRIQUECIMENTO INTRA E EXTRACURRICULAR DO TIPO I, II E III, BEM COMO MONITORIA ACADÊMICA NO ÂMBITO ESCOLAR. ESPERAMOS QUE AO IDENTIFICAR, AVALIAR E INTERVIR PRECOCEMENTE E COM SENSIBILIDADE DIMINUÍMOS O RISCO DESTAS CRIANÇAS SEREM PREJUDICADAS NAS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, EMOCIONAIS E/OU PSICOLÓGICAS COM OS AMBIENTES NO QUAL ESTÃO INSERIDOS, E, O PRINCIPAL, NÃO PERDER O DESENVOLVIMENTO DE SEUS POTENCIAIS CRIATIVOS EM PLENITUDE. POR FIM, PRECISAMOS INVESTIR CADA VEZ MAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CAPACITANDO SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, ADEQUANDO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, FACILITANDO O VÍNCULO COM PARES INTELECTUAIS E DESMISTIFICANDO A TEMÁTICA DE AH/SD.