Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: CONSTRUINDO PONTES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

Palavra-chaves: ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO, PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, FAMÍLIA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80799
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1814
    "inscrito_id" => 2022
    "titulo" => "UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: CONSTRUINDO PONTES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA"
    "resumo" => "AS CRIANÇAS QUE POSSUEM RELATÓRIO APRESENTANDO INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO (AH/SD), NECESSITAM DE ATENÇÃO RESPEITANDO SUAS SINGULARIDADES ACADÊMICAS E SOCIOFAMILIARES. TAIS DEMANDAS PERPASSAM POR UMA BOA POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE, AVALIAÇÃO EFICAZ E MULTIPROFISSIONAL, BEM COMO INTERVENÇÃO CONJUNTA COM OLHAR SENSÍVEL ÀS ESPECIFICIDADES DESTAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR. BUSCAMOS, ASSIM, COMPREENDER COMO AS AH/SD SÃO VIVENCIADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FAMILIAR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DE 7 ANOS, ESTUDANTE DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA, COM ALTOS INDÍCIOS DE AH/SD, COM DESTAQUE PARA AS INTELIGÊNCIAS DO TIPO LÓGICO-MATEMÁTICO E INTRAPESSOAL. AO CRIARMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA TRIANGULAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO, DE NATUREZA DE INVESTIGAÇÃO E DE MÉTODOS EDUCATIVOS, TRAÇAMOS UM CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO RESPEITANDO AS ESPECIFICIDADES DESTA CRIANÇA, COM DESTAQUE PARA APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PELOS EDUCADORES, NOMEAÇÃO DE INTERESSES A PARTIR DA FAMÍLIA E DA PRÓPRIA CRIANÇA, ENRIQUECIMENTO INTRA E EXTRACURRICULAR DO TIPO I, II E III, BEM COMO MONITORIA ACADÊMICA NO ÂMBITO ESCOLAR. ESPERAMOS QUE AO IDENTIFICAR, AVALIAR E INTERVIR PRECOCEMENTE E COM SENSIBILIDADE DIMINUÍMOS O RISCO DESTAS CRIANÇAS SEREM PREJUDICADAS NAS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, EMOCIONAIS E/OU PSICOLÓGICAS COM OS AMBIENTES NO QUAL ESTÃO INSERIDOS, E, O PRINCIPAL, NÃO PERDER O DESENVOLVIMENTO DE SEUS POTENCIAIS CRIATIVOS EM PLENITUDE. POR FIM, PRECISAMOS INVESTIR CADA VEZ MAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CAPACITANDO SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, ADEQUANDO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, FACILITANDO O VÍNCULO COM PARES INTELECTUAIS E DESMISTIFICANDO A TEMÁTICA DE AH/SD."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO, PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, FAMÍLIA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2022_23092021152839.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIA VITÓRIA MEDEIROS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIA VITÓRIA"
    "autor_email" => "fabiavitoria@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA - ESCOLA CAIC JOSÉ JOFILLY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80799
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1814
    "inscrito_id" => 2022
    "titulo" => "UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: CONSTRUINDO PONTES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA"
    "resumo" => "AS CRIANÇAS QUE POSSUEM RELATÓRIO APRESENTANDO INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO (AH/SD), NECESSITAM DE ATENÇÃO RESPEITANDO SUAS SINGULARIDADES ACADÊMICAS E SOCIOFAMILIARES. TAIS DEMANDAS PERPASSAM POR UMA BOA POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE, AVALIAÇÃO EFICAZ E MULTIPROFISSIONAL, BEM COMO INTERVENÇÃO CONJUNTA COM OLHAR SENSÍVEL ÀS ESPECIFICIDADES DESTAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR. BUSCAMOS, ASSIM, COMPREENDER COMO AS AH/SD SÃO VIVENCIADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FAMILIAR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DE 7 ANOS, ESTUDANTE DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA, COM ALTOS INDÍCIOS DE AH/SD, COM DESTAQUE PARA AS INTELIGÊNCIAS DO TIPO LÓGICO-MATEMÁTICO E INTRAPESSOAL. AO CRIARMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA TRIANGULAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO, DE NATUREZA DE INVESTIGAÇÃO E DE MÉTODOS EDUCATIVOS, TRAÇAMOS UM CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO RESPEITANDO AS ESPECIFICIDADES DESTA CRIANÇA, COM DESTAQUE PARA APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PELOS EDUCADORES, NOMEAÇÃO DE INTERESSES A PARTIR DA FAMÍLIA E DA PRÓPRIA CRIANÇA, ENRIQUECIMENTO INTRA E EXTRACURRICULAR DO TIPO I, II E III, BEM COMO MONITORIA ACADÊMICA NO ÂMBITO ESCOLAR. ESPERAMOS QUE AO IDENTIFICAR, AVALIAR E INTERVIR PRECOCEMENTE E COM SENSIBILIDADE DIMINUÍMOS O RISCO DESTAS CRIANÇAS SEREM PREJUDICADAS NAS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, EMOCIONAIS E/OU PSICOLÓGICAS COM OS AMBIENTES NO QUAL ESTÃO INSERIDOS, E, O PRINCIPAL, NÃO PERDER O DESENVOLVIMENTO DE SEUS POTENCIAIS CRIATIVOS EM PLENITUDE. POR FIM, PRECISAMOS INVESTIR CADA VEZ MAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CAPACITANDO SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, ADEQUANDO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, FACILITANDO O VÍNCULO COM PARES INTELECTUAIS E DESMISTIFICANDO A TEMÁTICA DE AH/SD."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO, PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, FAMÍLIA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2022_23092021152839.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIA VITÓRIA MEDEIROS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIA VITÓRIA"
    "autor_email" => "fabiavitoria@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA - ESCOLA CAIC JOSÉ JOFILLY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS CRIANÇAS QUE POSSUEM RELATÓRIO APRESENTANDO INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO (AH/SD), NECESSITAM DE ATENÇÃO RESPEITANDO SUAS SINGULARIDADES ACADÊMICAS E SOCIOFAMILIARES. TAIS DEMANDAS PERPASSAM POR UMA BOA POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE, AVALIAÇÃO EFICAZ E MULTIPROFISSIONAL, BEM COMO INTERVENÇÃO CONJUNTA COM OLHAR SENSÍVEL ÀS ESPECIFICIDADES DESTAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR. BUSCAMOS, ASSIM, COMPREENDER COMO AS AH/SD SÃO VIVENCIADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FAMILIAR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DE 7 ANOS, ESTUDANTE DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA, COM ALTOS INDÍCIOS DE AH/SD, COM DESTAQUE PARA AS INTELIGÊNCIAS DO TIPO LÓGICO-MATEMÁTICO E INTRAPESSOAL. AO CRIARMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA TRIANGULAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO, DE NATUREZA DE INVESTIGAÇÃO E DE MÉTODOS EDUCATIVOS, TRAÇAMOS UM CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO RESPEITANDO AS ESPECIFICIDADES DESTA CRIANÇA, COM DESTAQUE PARA APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PELOS EDUCADORES, NOMEAÇÃO DE INTERESSES A PARTIR DA FAMÍLIA E DA PRÓPRIA CRIANÇA, ENRIQUECIMENTO INTRA E EXTRACURRICULAR DO TIPO I, II E III, BEM COMO MONITORIA ACADÊMICA NO ÂMBITO ESCOLAR. ESPERAMOS QUE AO IDENTIFICAR, AVALIAR E INTERVIR PRECOCEMENTE E COM SENSIBILIDADE DIMINUÍMOS O RISCO DESTAS CRIANÇAS SEREM PREJUDICADAS NAS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, EMOCIONAIS E/OU PSICOLÓGICAS COM OS AMBIENTES NO QUAL ESTÃO INSERIDOS, E, O PRINCIPAL, NÃO PERDER O DESENVOLVIMENTO DE SEUS POTENCIAIS CRIATIVOS EM PLENITUDE. POR FIM, PRECISAMOS INVESTIR CADA VEZ MAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CAPACITANDO SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, ADEQUANDO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, FACILITANDO O VÍNCULO COM PARES INTELECTUAIS E DESMISTIFICANDO A TEMÁTICA DE AH/SD.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.