AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS: UM OLHAR DIRECIONADO AO BRINCAR
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82386 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1254 "inscrito_id" => 4886 "titulo" => "AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS: UM OLHAR DIRECIONADO AO BRINCAR" "resumo" => "TENDO EM VISTA QUE OS TERMOS LÚDICO E LUDICIDADE ESTÃO PRESENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CIRCULAM ENTRE OS EDUCADORES, NESTE TRABALHO BUSCA-SE ENTENDER NÃO SOMENTE OS CONCEITOS, MAS TAMBÉM O SEU PAPEL DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PARTINDO DA IDEIA DE QUE AS CRIANÇAS NECESSITAM DO BRINCAR, PRINCIPALMENTE DURANTE A INFÂNCIA. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO É PESQUISAR E APRESENTAR INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DURANTE A EDUCAÇÃO; OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, POR SUA VEZ, SÃO: ENTENDER O CONCEITO DE LUDICIDADE DE MODO A VINCULÁ-LO À PRÁTICA PEDAGÓGICA; COMPREENDER COMO AS FERRAMENTAS LÚDICAS SÃO OPORTUNAS AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS E APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA AMPARADA NA PESQUISA AQUI APRESENTADA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZA OS PRESSUPOSTOS DE HUIZINGA (1996), BROUGÈRE (2010), VIGOTSKY (1984), DIAS (2017), BARELA (1999), SANTOS (2007) E CANDA (2004), TRAZENDO OS CONCEITOS ACERCA DOS MENCIONADOS TERMOS; ARANHA (1989), PASCHOAL E MACHADO (2009), RIZZO (2003), DIDONET (2021), KUHLMANN JR. (1998) E HADDAD (1993) ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS MODIFICAÇÕES PELAS QUAIS A EDUCAÇÃO INFANTIL PASSOU NO DECORRER DO TEMPO; E VYGOTSKY (1984; 1988) E RODRIGUES E ROSIM (2007) CORROBORAM COM A IDEIA DA NECESSIDADE INEGÁVEL DA PRESENÇA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA É A DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. POR FIM, É APRESENTADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CONSTITUÍDA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA BNCC (BRASIL, 2016), BUSCANDO À REALIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "LÚDICO, LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA109_ID2889_29062021070410.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELDER CARDOSO FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "ELDER CARDOSO" "autor_email" => "eldercardoso@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82386 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1254 "inscrito_id" => 4886 "titulo" => "AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS: UM OLHAR DIRECIONADO AO BRINCAR" "resumo" => "TENDO EM VISTA QUE OS TERMOS LÚDICO E LUDICIDADE ESTÃO PRESENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CIRCULAM ENTRE OS EDUCADORES, NESTE TRABALHO BUSCA-SE ENTENDER NÃO SOMENTE OS CONCEITOS, MAS TAMBÉM O SEU PAPEL DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PARTINDO DA IDEIA DE QUE AS CRIANÇAS NECESSITAM DO BRINCAR, PRINCIPALMENTE DURANTE A INFÂNCIA. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO É PESQUISAR E APRESENTAR INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DURANTE A EDUCAÇÃO; OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, POR SUA VEZ, SÃO: ENTENDER O CONCEITO DE LUDICIDADE DE MODO A VINCULÁ-LO À PRÁTICA PEDAGÓGICA; COMPREENDER COMO AS FERRAMENTAS LÚDICAS SÃO OPORTUNAS AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS E APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA AMPARADA NA PESQUISA AQUI APRESENTADA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZA OS PRESSUPOSTOS DE HUIZINGA (1996), BROUGÈRE (2010), VIGOTSKY (1984), DIAS (2017), BARELA (1999), SANTOS (2007) E CANDA (2004), TRAZENDO OS CONCEITOS ACERCA DOS MENCIONADOS TERMOS; ARANHA (1989), PASCHOAL E MACHADO (2009), RIZZO (2003), DIDONET (2021), KUHLMANN JR. (1998) E HADDAD (1993) ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS MODIFICAÇÕES PELAS QUAIS A EDUCAÇÃO INFANTIL PASSOU NO DECORRER DO TEMPO; E VYGOTSKY (1984; 1988) E RODRIGUES E ROSIM (2007) CORROBORAM COM A IDEIA DA NECESSIDADE INEGÁVEL DA PRESENÇA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA É A DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. POR FIM, É APRESENTADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CONSTITUÍDA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA BNCC (BRASIL, 2016), BUSCANDO À REALIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "LÚDICO, LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA109_ID2889_29062021070410.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELDER CARDOSO FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "ELDER CARDOSO" "autor_email" => "eldercardoso@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }