O SÉCULO XXI SE CARACTERIZA-SE POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES, SEJAM ELAS POR MEIO DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, ACELERAÇÃO DA PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES OU ATÉ MESMO AS NOVAS CONFIGURAÇÕES SOCIAIS. DESTA FORMA, A EDUCAÇÃO GANHA PAPEL AINDA MAIS COMPLEXO NA VIDA DAS PESSOAS, SENDO NECESSÁRIO O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE CONTRIBUAM ATIVAMENTE PARA AS VIDA DOS ALUNOS. ATRAVÉS DO PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU-SE INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTE A RESPEITO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REFERENTE AOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS E COMO TAIS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PODERIAM AUXILIAR NA AQUISIÇÃO DE SIGNIFICADOS E ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS E INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR EM TODO O PERCURSO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DESTE TRABALHO VISAM CONTRIBUIR PARA INCLUSÃO DE TODOS DE MODO PARTICIPATIVO, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL, ASSIM COMO TAMBÉM POSSIBILITAR AOS DISCENTES A HABILIDADE DE SEREM INDIVÍDUOS CRÍTICOS E CAPAZES DE USAR A BIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE TOMADA DE DECISÃO. SENDO PERCEPTÍVEL UM RETORNO POSITIVO POR PARTE DOS DISCENTES CONSIDERANDO SUA APRENDIZAGEM. PORTANTO, ESSAS AÇÕES CONTRIBUÍRAM DIRETAMENTE PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL ATIVA E SIGNIFICATIVA.