A SOCIEDADE MUNDIAL TEM ENFRENTADO DIVERSOS DESAFIOS ADVINDOS DO CONTEXTO PANDÊMICO CAUSADO PELA COVID-19 E A ADAPTAÇÃO SE TORNOU UM DESAFIO A SER SUPERADO. O DISTANCIAMENTO SOCIAL LEVOU TODOS A SE REINVENTAREM E A PRÁXIS DOCENTE ENFRENTOU ADVERSIDADES QUE IMPLICAM NO PSICOEMOCIONAL DO PROFISSIONAL. NESTA MOVIMENTO, ESTE ESTUDO SE VINCULA AO PROJETO DE PESQUISA “A PRÁXIS E A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES SOBRE O PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, O TRABALHO DOCENTE E SUA PROFISSIONALIZAÇÃO”, QUE OBJETIVA LEVANTAR E ALAVANCAR DISCUSSÕES NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, E DENTRO DA ESCOLA PÚBLICA EM NOSSO ESTADO, ACERCA DO QUE VEM SENDO REFLETIDO SOBRE A PRÁXIS DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PERCEPÇÃO DOS SENTIMENTOS QUE GERAM SOFRIMENTO E REPERCUTEM EM SUA SAÚDE MENTAL, (DES)CONSTRUINDO SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL E, CONSEQUENTEMENTE, SUA PROFISSIONALIZAÇÃO. ESTA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, FOI DESENVOLVIDA COM AS DOCENTES DA ESCOLA “ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL XAVIER JÚNIOR”, LOCALIZADA EM BANANEIRAS/PB E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (CCHSA/UFPB), PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP). AO BUSCAMOS ENTENDER COMO OS PROFISSIONAIS TEM LIDADO COM O HOME OFFICE E O DISTANCIAMENTO SOCIAL, COMO ESSA FORMA DE TRABALHO IMPACTOU NAS RELAÇÕES, NA PROFISSIONALIZAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, NA SUA SAÚDE MENTAL, IDENTIFICAMOS QUE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL CONTRIBUI PARA QUE OS PROFESSORES, MESMO AINDA EM FORMAÇÃO, LIDEM MELHOR COM SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES E, ASSIM, CONSIGAM TER UMA MELHOR RELAÇÃO COM A PROFISSÃO, CONCLUÍMOS QUE O SEU EXERCÍCIO DE MANEIRA INTELIGENTE PODE IMPACTAR POSITIVAMENTE NO BEM-ESTAR DESSES PROFISSIONAIS.