ESTE TRABALHO CONSISTE NUM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DO FEN?MENO DA AMBIGUIDADE NO LIVRO DID?TICO DE L?NGUA PORTUGUESA DO 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DELMATO E CARVALHO (2018), PROCURANDO PROMOVER UMA DISCUSS?O ACERCA DO TRATAMENTO DADO A ESSA FEN?MENO, CONSIDERANDO DUAS QUEST?ES: (I) O TRATAMENTO SISTEM?TICO NECESS?RIO PARA A ABORDAGEM DO FEN?MENO, QUE SE MANIFESTA EM DIFERENTES N?VEIS GRAMATICAIS; (II) A CONSIDERA??O DO CONTEXTO NO TRATAMENTO DO FEN?MENO, TENDO EM VISTA ORIENTA??ES CORRENTES PARA O ENSINO DE L?NGUA PORTUGUESA DE SE ABORDAR A L?NGUA A PARTIR DE SITUA??ES REAIS DE USO. A AN?LISE REALIZADA INDICOU QUE A ABORDAGEM DO LD SOBRE A AMBIGUIDADE SE D? DE MANEIRA ASSISTEM?TICA, N?O HAVENDO EXPLICITA??O DOS MECANISMOS GRAMATICAIS ENVOLVIDOS NOS CASOS DE AMBIGUIDADE ABORDADOS, EMBORA PARTAM DE G?NEROS TEXTUAIS GENU?NOS.