APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PODEMOS DEFINIR COMO O MODELO DE APRENDIZADO NO QUAL ALGUÉM ATRIBUI SIGNIFICADOS A UM CONHECIMENTO A PARTIR DA INTERAÇÃO COM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. PARTIMOS DO PRINCÍPIO QUE UM ASSUNTO QUANDO MEMORIZADO O TEMPO DE DURAÇÃO DESTE ASSUNTO PODERÁ SER APENAS O SUFICIENTE PARA LEMBRA-LO DURANTE ALGUMAS SEMANAS. DIVERSOS ESTUDOS JÁ FORAM INTRODUZIDOS DENTRO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, PORÉM UM QUE AQUI DESTACAMOS NESTE TRABALHO CUJO OBJETIVO É APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UM CONTEÚDO DE BIOQUÍMICA NA AULA DE BIOLOGIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO TEMA: O ESTUDO DOS AMINOÁCIDOS COMO BASE DE FORMAÇÃO DAS PROTEÍNAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), ONDE O TEMA DA AULA NA CONDIÇÃO REMOTA PUDESSE FAVORECER A APRENDIZAGEM. A CONTEXTUALIZAÇÃO OCORREU MEDIANTE PROCESSOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS, LOGO DEPOIS, A FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICOS E/OU VÍDEOS. A SD TEVE COMO BASE A DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENVOLVENDO: USO DE UMA QUESTÃO NORTEADORA CONTEXTUALIZADA :PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, AULAS DIALÓGICAS, DURANTE O PERÍODO DA AULA SÍNCRONA, RODAS DE CONVERSAS E A APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO SOBRE OS AMINOÁCIDOS COMO ORGANIZADOR DO CONHECIMENTO E QUANTO A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO SE FORMALIZOU COM A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS SOBRE OS AMINOÁCIDOS. OS RESULTADOS OBSERVADOS DURANTE O PROCESSO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVIDENCIARAM O POTENCIAL DA PRESENTE SD PARA EXPLORAR O TEMA SOBRE OS AMINOÁCIDOS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.